http://charqueadashistoria.blogspot.com
Depoimento do Senhor Anápio Ferreira - Charqueadas Emancipação
Município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul.
A padroeira de Charqueadas é Santa Bárbara, cujas comemorações ocorrem a 4 de dezembro.
Hoje Charqueadas conta com 216,512 km2 de área territorial e é o município mais populoso da Região Carbonífera, com uma população estimada em 35.320 habitantes (IBGE, 2010) e População estimada 2015 é de 38.281 habitantes.
Das charqueadas ao pólo metalmecânico.
A origem de Charqueadas está ligada ao charque (carne bovina seca e salgada), ainda hoje muito consumido pelo Gaúcho. Charqueadas era o local onde se produzia o charque até o final do Século XIX e início do Século XX. O fabrico do charque foi durante muito tempo a principal atividade econômica dos colonizadores da região, predominantemente espanhóis e portugueses.
A atividade começava com os tropeiros conduzindo o gado até a foz do Arroio dos Ratos, principal afluente do Rio Jacuí . Ali o gado era abatido e a carne era transportada na forma de charque (pois não havia refrigeração) pelo processo de adição de sal. Seguia pelo Rio Jacuí até Porto Alegre e outros centros, inclusive o exterior.
Com o avançar do progresso e o surgimento de novas tecnologias de refrigeração (geladeiras e frigoríficos), as charqueadas perderam força como atividade econômica. A localidade então passou a buscar novas alternativas. E elas surgiram com a perfuração do primeiro poço para extração de carvão mineral, na década de 1950.
E foi justamente pela mineração de carvão que se iniciou o povoamento mais acelerado da localidade e suas principais empresas, representando cada uma um novo ciclo econômico:
- Copelmi (mineradora de carvão);
- Eletrosul (usina termoelétrica, que usa o carvão mineral);
- Aços Finos Piratini, que deu inicio ao ciclo da siderurgia e à implantação do pólo metalmecânico.
Charqueadas, porém, só conseguiu sua emanciapação 30 anos depois, em 1982, com o coroamento de um processo que se iniciou na década de 70, por moradores que entendiam que já não havia mais razão para a localidade continuar dependendo de São Jerônimo, município ao qual pertencia.
Atualmente Charqueadas é o município mais populoso e desenvolvido da Região Carbonífera, e também o único que pertence à Região Metropolitana de Porto Alegre.
Estatísticas do municipio de Charqueadas pelo IBGE LINK: http://cod.ibge.gov.br/236Q5
Igreja Cristo Rei - Charqueadas
Site Desenvolvido Por Ândrio Machado da Silva - Tel.: (051) 99860-4485 - Todos Direitos Reservados.