Traduzir Esta Página

@ - SÍMBOLO DA MEDIDA DE PESO "ARROBA".  EM ENDEREÇAMENTO ELETRÔNICO ESTE SINAL É USADO COMO SEPARADOR ENTRE A IDENTIFICAÇÃO DO USUÁRIO E A DESIGNAÇÃO DA REDE / PROVEDOR DE ACESSO  A QUE PERTENCE SUA CONTA. NA LINGUAGEM DO DIA A DIA UMA @ EQUIVALE A 15 KG.
ABNT - (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS) - ÓRGÃO BRASILEIRO RESPONSÁVEL PELA PADRONIZAÇÃO DE NORMAS.  DIZ-SE QUE UM TECLADO É ABNT,  EM INFORMÁTICA, QUANDO ELE POSSUI A TECLA COM A LETRA  CÊ-CEDILHA E GERA, DIRETAMENTE, OS ACENTOS USADOS NA LÍNGUA PORTUGUESA. 
ABORTAR - INTERROMPER UM PROCESSO/PROGRAMA QUE ESTÁ EM EXECUÇÃO.
ACCESS TIME - O TEMPO, EM MILISSEGUNDO, QUE UM DRIVER GASTA PARA COMEÇAR A DISTRIBUIR DADOS SOLICITADOS POR UM PROGRAMA.
ACELERADOR GRÁFICO - HARDWARE QUE POSSUI UM PROCESSADOR DEDICADO PARA A PARTE GRÁFICA, LIBERANDO O PROCESSADOR PRINCIPAL DO COMPUTADOR PARA OUTRAS TAREFAS
ACESSO - O ACESSO A INTERNET EXIGE UMA CONTA E UM PROVEDOR. ESSA CONTA É FORNECIDA PELO PROVEDOR E É COMPOSTA DO LOGIN OU NOME DO USUÁRIO E SENHA. SE A CONEXÃO ESTIVER SENDO FEITA POR MEIO DE MODEM, SERÁ NECESSÁRIO, TAMBÉM, UM NÚMERO DE TELEFONE PARA SE EFETUAR A CONEXÃO USUÁRIO/PROVEDOR/INTERNET.
ACESSO DEDICADO - FORMA DE ACESSO À INTERNET NO QUAL O COMPUTADOR FICA PERMANENTEMENTE CONECTADO À REDE. NORMALMENTE, O ACESSO DEDICADO É UTILIZADO POR EMPRESAS QUE VENDEM ACESSO E SERVIÇOS AOS USUÁRIOS FINAIS.
ACESSO DISCADO - (DIAL-UP) - A CONEXÃO DIAL-UP É FEITA VIA TELEFONE E MODEM. NESTE CASO, HÁ UM ESTABELECIMENTO DE UMA CHAMADA (TELEFÔNICA - DIAL) PARA UM COMPUTADOR, ATRAVÉS DE UM MODEM. É O TIPO DE ACESSO UTILIZADO PELOS USUÁRIOS COMUNS.
ACESSO REMOTO - CONEXÃO À DISTÂNCIA ENTRE UM DISPOSITIVO ISOLADO (TERMINAL OU MICRO) E UMA REDE.
ACK (ACKNOWLEDGE) - SINAL DE RECONHECIMENTO DE STATUS USADO EM TRANSMISSÕES DE DADOS. 
ACTIVEX - CONJUNTO DE TECNOLOGIAS QUE PERMITE A INTERAÇÃO ENTRE COMPONENTES DE SOFTWARE EM UM AMBIENTE INTERLIGADO EM REDE, INDEPENDENTE DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO UTILIZADA PARA CRIÁ-LOS.
ADA - UMA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PROCEDURAL PROJETADA SOB A DIREÇÃO DO DEPARTAMENTO DE DEFESA DOS ESTADOS UNIDOS (DOD) NO FINAL DA DÉCADA DE 1970 COM A FINAL DE SE TORNAR A PRINCIPAL LINGUAGEM DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES PARA O DOD. RECEBEU ESSE NOME COMO HOMENAGEM A AUGUSTA ADA BYRON, QUE ASSISTIU CHARLES BABBAGE NO DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS PARA SUA MÁQUINA ANALÍTICA, O PRIMEIRO COMPUTADOR MECÂNICO, NO SÉCULO XIX.
ADAPTADOR DE REDE - PLACA DE EXPANSÃO OU OUTRO DISPOSITIVO USADO PARA CONECTAR UM COMPUTADOR A UMA REDE. O NOME É GENÉRICO E SE APLICA A QUALQUER TIPO DE PLACA SE CONECTANDO A QUALQUER TIPO DE REDE.
ADC -(ANALOG TO DIGITAL CONVERTER) - CONVERSOR ANALÓGICO-DIGITAL. UMA PLACA DE SOM QUE PODE GRAVAR SONS.
ADDRESS - ENDEREÇO DE UMA HOME PAGE NA INTERNET.
ADPCM (ADAPTIVE DELTA PULSE CODE MODULATION) - TÉCNICA QUE DIMINUI O TAMANHO DOS ARQUIVOS DE SOM.
AGENTES - INSTRUMENTOS DE PESQUISAS QUE BUSCAM AUTOMATICAMENTE INFORMAÇÃO ON-LINE CONFORME DEFINIÇÕES QUE ELES RECEBEM.
ALGOL - FORMA REDUZIDA DE ALGORITHMIC LANGUAGE. A PRIMEIRA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PROCEDURAL E ESTRUTURADA DESENVOLVIDA NO FINAL DA DÉCADA DE 1950 E QUE FOI LARGAMENTE UTILIZADA NA EUROPA.
ALGORITMO - SEQÜÊNCIA FINITA DE INSTRUÇÕES QUE OBJETIVA SOLUCIONAR UM PROBLEMA LÓGICO OU MATEMÁTICO.
ALTA VISTA - SITE DE PESQUISA NA WWW MANTIDO PELA DIGITAL EQUIPMENT CORPORATION.
AMÉRICA ONLINE(AOL) - UM DOS PRINCIPAIS PROVEDORES DE ACESSO NOS USA BASEADO EM VIENNA, NA VIRGINIA.
AMPULHETA - FIGURA NA QUAL SE TRANSFORMA O CURSOR DO WINDOWS QUANDO UM PROCESSAMENTO OU BUSCA DE INFORMAÇÕES ESTÁ SENDO EXECUTADO.
ANALÓGICA - FORMA DE COMUNICAÇÃO QUE USA UMA ONDA ELETROMAGNÉTICA CONTÍNUA.
ÂNCORA - SINÔNIMO DE HIPERLINKS. A ÂNCORA SÃO OS LINKS NÃO LINEARES ENTRE DOCUMENTOS.
ANSI -(AMERICAN NATIONAL STANDARTS INSTITUTE) - ORGANIZAÇÃO FORMADA EM 1918 POR GRUPOS DE COMUNIDADE INDUSTRIAL E COMERCIAL DOS EUA DEDICADA AO DESENVOLVIMENTO DE NORMAS DE PRODUÇÃO E COMUNICAÇÃO. O ANSI É O REPRESENTANTE NORTE-AMERICANO DA ISO (INTERNATIONAL STANDARDS ORGANIZATION) E DESENVOLVEU RECOMENDAÇÕES PARA O USO DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO, INCLUSIVE FORTRAN, C E COBOL.
ANSI BOMBS - PROGRAMA QUE RECONFIGURA, DE FORMA ALEATÓRIA E CONFUSA, O TECLADO DO INTERNAUTA. MUITO USADO PELOS CRACKERS.
ANSP - SIGLA EM INGLÊS DA REDE ACADÊMICA PAULISTA (ACADEMIC NETWORK AT S.PAULO), QUE POSSUI LIGAÇÃO INTERNACIONAL DIRETA COM A BITNET, A ESNET (DO DEPARTAMENTO DE ENERGIA DOS EUA) E A HEPNET, DE FÍSICA DE ALTA ENERGIA. CONECTA-SE, TAMBÉM AO LABORATÓRIO DE PESQUISA NORTE-AMERICANO FERMILAB, ATRAVÉS DA FAPESP (FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA), E ÀS DEMAIS REGIÕES BRASILEIRAS VIA REDE NACIONAL DE PESQUISA/RNP.
ANTIVÍRUS - PROGRAMA QUE DETECTA E ELIMINA VÍRUS DE COMPUTADOR.
API - (APPLICATION PROGRAMMING INTERFACE) - UM CONJUNTO DE FUNÇÕES E SUB-ROTINAS USADAS PARA ATIVAR UM DETERMINADO DISPOSITIVO NO PROGRAMA. A MICROSOFT UTILIZA VÁRIAS APIS NAS VÁRIAS VERSÕES DO WINDOWS, COMO A WIN32 API, A OLE API E A TELEPHONY API, ENTRE OUTRAS. QUANDO UM PROGRAMA EXECUTA UMA FUNÇÃO EM QUE ESTÃO ENVOLVIDOS RECURSOS DO SISTEMA OPERACIONAL, MUITO PROVAVELMENTE ELE ESTÁ FAZENDO UMA CHAMADA PARA ALGUMA API DO WINDOWS.
APLICATIVO - SOFTWARE USADO PARA ATIVIDADES ESPECÍFICAS.
APM - (ADVANCED POWER MANAGEMENT) - RECURSO PARA ECONOMIA DE ENERGIA. VEJA DPMS.
APPLET - SÃO PEQUENOS APLICATIVOS QUE EXECUTAM TAREFAS ESPECÍFICAS E COSTUMAM SER EMBUTIDOS EM SISTEMAS OPERACIONAIS OU EM OUTRAS APLICAÇÕES (PROCESSADORES DE TEXTO, GERENCIADORES DE BANCOS DE DADOS, ETC). O TERMO FICOU FAMOSO COM A LINGUAGEM JAVA QUE PERMITE CRIAR VÁRIOS DESSES PROGRAMINHAS PARA TORNAR AS PÁGINAS WEB MAIS INTERATIVAS E DINÂMICAS.
APPLETS JAVA - CÓDIGO JAVA USADO PARA CRIAR EFEITOS MULTIMÍDIA NAS HOME PAGES (ANIMAÇÕES DE VÍDEO OU MÚSICA).
ARCHIE - UM UTILITÁRIO DA INTERNET QUE PERMITE LOCALIZAR ARQUIVOS EM BIBLIOTECAS PÚBLICAS ACESSÍVEIS POR FTP ANÔNIMO.
ARJ - TIPO DE ARQUIVO COMPRIMIDO PELO SOFTWARE COMPACTADOR ARJ.
ARPANET - (ADVANCED RESEARCH PROJECTS AGENCY NETWORK) - DESENVOLVIDA PELO DEPARTAMENTO DE DEFESA DOS ESTADOS UNIDOS DURANTE A DÉCADA DE 70, A ARPANET FOI CRIADA PARA RESISTIR A ATAQUES NUCLEARES: A ASSOCIAÇÃO FOI FEITA COM AS PRINCIPAIS UNIVERSIDADES E CENTROS DE PESQUISA DOS ESTADOS UNIDOS COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR A UTILIDADE DA COMUNICAÇÃO DE DADOS EM ALTA VELOCIDADE PARA FINS MILITARES. ESSE CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES INTERLIGADOS DEU ORIGEM À INTERNET. A ARPANET FOI COLOCADA FORA DE OPERAÇÃO EM 1990.
ARQUITETURA CLIENTE-SERVIDOR - ARQUITETURA DE COMPUTADOR NA QUAL O PROCESSAMENTO PODE SER DISTRIBUÍDO ENTRE CLIENTES DA REDE QUE REQUISITAM INFORMAÇÕES E SERVIDORES DA REDE QUE FORNECEM AS INFORMAÇÕES.
ARTE ASCII - DESENHOS PRODUZIDOS APENAS COM A UTILIZAÇÃO DE CARACTERES DA TABELA ASCII. A ARTE ASCII FOI A MANEIRA ENCONTRADA PELOS USUÁRIOS DA REDE PARA ILUSTRAR SUAS MENSAGENS, JÁ QUE DURANTE MAIS DE 20 ANOS A INTERNET TINHA CAPACIDADES GRÁFICAS LIMITADAS.ARTIGO - QUALQUER MENSAGEM ENVIADA PARA OS GRUPOS DE DISCUSSÃO.ÁRVORE DE DIRETÓRIOS - MÉTODO DE ARMAZENAR ARQUIVOS DE ASSUNTOS SIMILARES EM GAVETAS (FOLDERS). USA-SE UMA GAVETA PARA CADA TIPO DE INFORMAÇÃO.
ASAP - (AS SOON AS POSSIBLE) - TÃO BREVE QUANTO POSSÍVEL. TERMO USADO NO FINAL DE CORRESPONDÊNCIAS, PARA REQUERER RESPOSTA OU SOLUÇÃO IMEDIATA.
ASCII - (AMERICAN STANDARD CODE FOR INFORMATION INTERCHANGE) - TÉCNICA MUITO USADA NA QUAL NÚMEROS, LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS, SINAIS DE PONTUAÇÃO, SÍMBOLOS E CÓDIGOS DE CONTROLE CORRESPONDEM A NÚMEROS DE 0 A 127. COM O ASCII, OS DOCUMENTOS CRIADOS SÃO FACILMENTE TRANSFERIDOS ATRAVÉS DA INTERNET.
ASP - (ACTIVE SERVER PAGES) - PÁGINAS DE SERVIDOR ATIVAS. AMBIENTE PARA PROGRAMAÇÃO POR SCRIPTS, DESENVOLVIDA PELA MICROSOFT, QUE PERMITE A CRIAÇÃO DE SCRIPTS NO SERVIDOR (E NÃO NO CLIENTE).É USADO PARA CRIAR PÁGINAS DINÂMICAS, INTERATIVAS E DE ALTA PERFORMANCE. O PRÓPRIO SERVIDOR TRANSFORMA OS SCRIPTS EM HTML PADRÃO, FAZENDO COM QUE QUALQUER BROWSER FAÇA SUA LEITURA.
ASSINATURA - INFORMAÇÃO QUE AUTENTICA UMA MENSAGEM.
ASSÍNCRONO - O TIPO MAIS COMUM DE COMUNICAÇÃO SERIAL OU POR MODEM. CADA CARACTER VEM ENTRE BITS DE INÍCIO E DE FIM, E A TEMPORARIZAÇÃO ENTRE OS CARACTERES PODE SER DESIGUAL. SEU OPOSTO É A TRANSMISSÃO SÍNCRONA, USADA NA COMUNICAÇÃO COM ALGUNS MAINFRAMES E MICROCOMPUTADORES.
AT - (CONJUNTO DE COMANDOS) - COMANDOS USADOS POR MODEM HAYES E COMPATÍVEIS. TODOS OS COMANDOS SE INICIAM PELAS LETRAS AT. ENTRE OS COMANDOS MAIS COMUNS, ESTÃO: ATDT OU ATDP (DISCA UM NÚMERO EM MODO TONE OU PULSE). ATA (RESPONDER MANUALMENTE AO TELEFONE). ATZ (REDEFINIR O MODEM). ATSO=0 (DESATIVAR A RESPOSTA AUTOMÁTICA). ATH (DESLIGAR O TELEFONE).
ATAQUE DIAL-UP - PROGRAMA QUE SIMULA, ENQUANTO O INTERNAUTA NAVEGA, A DESCONEXÃO DA REDE. É UMA ARMADILHA PARA A COLETA DO LOGIN E SENHA DO USUÁRIO. É COMUM O SEU USO PELOS CRACKERS.
ATM - (ASYNCHRONOUS TRANSFER MODE) - MÉTODO PARA LIBERAR LARGURA DE BANDA. É UMA TECNOLOGIA PROJETADA PARA PERMITIR QUE A INFORMAÇÃO VIAJE MAIS RÁPIDO AO MAXIMIZAR A CAPACIDADE DISPONÍVEL NA REDE.
AUP - (ACCEPTABLE USE POLICY) - REGRAS DE BOA CONDUTA PARA A UTILIZAÇÃO CORRETA DA REDE E DE SEUS SERVIÇOS. EMPRESAS PODEM USAR O FILTRO DO AUP PARA EXCLUIR ALGUNS SERVIÇOS DE INTERNET DE SEUS EMPREGADOS. PAIS PODEM BLOQUEAR O ACESSO DE CRIANÇAS A ALGUNS SITES.
AUTORUN / AUTOSTART - EXECUÇÃO AUTOMÁTICA DO CD QUANDO ESTE É INSERIDO NO COMPUTADOR.
AVI - (AUDIO VIDEO INTERLEAVE) - FORMATO DE ARQUIVOS AUDIOVISUAIS CRIADO PELA MICROSOFT. A QUALIDADE DO VÍDEO TENDE A SER MUITO BOA EM BAIXAS RESOLUÇÕES, MAS O ARQUIVO É, NORMALMENTE, MUITO GRANDE.
B
B - ABREVIAÇÃO DE BYTE (E NÃO BIT) QUE REPRESENTA A QUANTIDADE DE ARMAZENAMENTO NAS UNIDADES DE DISCO OU MEMÓRIA DO SEU COMPUTADOR. CORRESPONDE A UM CONJUNTO DE OITO BITS QUE PODEM REPRESENTAR UM NÚMERO, LETRA OU SINAL.
BACK ORIFICE - PROGRAMA  QUE INVADE COMPUTADORES LIGADOS À INTERNET PERMITINDO QUE ESTES SEJAM CONTROLADOS REMOTAMENTE. ATRIBUI-SE O SEU DESENVOLVIMENTO AO GRUPO CRACKER "CULT OF THE DEAD COW" (CULTO À VACA MORTA).
BACKBONE -  PARTE PRINCIPAL DE UMA REDE FORMADA POR COMPUTADORES DE ALTO PODER DE DESEMPENHO E MEMÓRIA, CAPAZ DE TRANSMITIR DADOS EM ALTA VELOCIDADE E DE ATINGIR GRANDES DISTÂNCIAS. NORMALMENTE INTERLIGA REDES REGIONAIS E NACIONAIS ÀS QUAIS OUTRAS REDES MENORES ESTÃO CONECTADAS, DAÍ A ADOÇÃO DO TERMO EM INGLÊS QUE QUER DIZER “ESPINHA DORSAL”.
BACKGROUND - UMA OPERAÇÃO REALIZADA SEM INTERAÇÃO COM O USUÁRIO, ENQUANTO ESTE TRABALHA OUTRA TAREFA. REFERE-SE, TAMBÉM, À COR OU IMAGEM SOBRE A QUAL OS CARACTERES E GRÁFICOS SÃO APRESENTADOS.
BACKUP - UMA CÓPIA EXATA DE UM PROGRAMA, DISCO OU ARQUIVO DE DADOS, FEITA PARA FINS DE ARQUIVAMENTO OU PARA SALVAGUARDAR INFORMAÇÕES.
BANCO DE DADOS - UM CONJUNTO DE INFORMAÇÕES RELACIONADAS ENTRE SI, REFERENTES A UM MESMO ASSUNTO E ORGANIZADAS DE MANEIRA ÚTIL, COM O PROPÓSITO DE SERVIR DE BASE PARA QUE O USUÁRIO RECUPERE INFORMAÇÕES, TIRE CONCLUSÕES E TOME DECISÕES.
BANCO DE SOFTWARE - ÁREA DE LIVRE ACESSO ONDE SÃO DISPONIBILIZADOS SOFTWARES QUE PODEM SER COPIADOS GRATUITAMENTE.
BANDWIDTH - É A CAPACIDADE DE TRANSMISSÃO EM UM DETERMINADO MEIO DE COMUNICAÇÃO (FIO, FIBRA ÓTICA ETC.), NORMALMENTE MEDIDA EM BITS POR SEGUNDO (BPS). O MESMO QUE LARGURA DE BANDA. QUANTO MAIOR A LARGURA DA BANDA MAIOR A CAPACIDADE DE ENVIO DE DADOS DE UM CANAL.
BANG - TERMO POPULAR PARA O PONTO DE EXCLAMAÇÃO (!).
BANNER - ANÚNCIO COLOCADO EM PÁGINAS DA INTERNET, GERALMENTE COM UM LINK PARA A PÁGINA DO ANUNCIANTE.
BASIC-(BEGINNER’ ALL-PURPOSE SYMBOLIC INSTRUCTION CODE) - LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO DE ALTO NÍVEL CRIADA NA DÉCADA DE 60 POR JOHN KEMENY E THOMAS KURTZ. É CONSIDERADA A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO DE MAIS FÁCIL APRENDIZAGEM.
BAUD RATE - É A VELOCIDADE NA QUAL OS MODEMS CONSEGUEM TRANSMITIR DADOS. A TAXA DE TRANSMISSÃO DE DADOS É O NÚMERO DE EVENTOS, OU MUDANÇAS DE SINAL, QUE OCORREM EM UM SEGUNDO ( E NÃO O NÚMERO DE BITS TRANSMITIDOS POR SEGUNDO).
BAUDS OU BPS - VELOCIDADE DE COMUNICAÇÃO DAS PORTAS SERIAIS OU PORTAS PARALELAS. 
BBS - (BULLETIN BOARD SYSTEM) -  SISTEMA DE COMUNICAÇÃO A DISTÂNCIA ACESSADO POR USUÁRIO VIA MODEM, QUE SERVE TANTO COMO FONTE DE INFORMAÇÕES ESPECIALIZADAS E FORNECIMENTO DE SOFTWARES QUANTO DE CAIXA POSTAL, NA QUAL O USUÁRIO RETIRA CORRESPONDÊNCIAS RECEBIDAS E DEIXA MENSAGENS PARA OUTROS PARTICIPANTES DO SERVIÇO.
BETA - UM SOFTWARE, OU HARDWARE, NOVO OU QUE ESTEJA SENDO ATUALIZADO, QUE ESTÁ PRONTO PARA SER ENVIADO AOS USUÁRIOS PARA TESTE.
BIBLIOTECA - CONJUNTO DE ROTINAS DE PROGRAMAÇÃO DESENVOLVIDAS PELO FABRICANTE DE UM PRODUTO . AS ROTINAS PODEM SER INCORPORADAS AOS PROGRAMAS CRIADOS, SEJA PARA IMPLEMENTAR DETERMINADA FUNÇÃO OU PARA CRIAR A INTERFACE ENTRE O NOVO PROGRAMA E O SISTEMA OPERACIONAL.
BINÁRIO - SISTEMA DE NUMERAÇÃO COMPOSTO POR DOIS DÍGITOS (0 E 1) USADO PARA REPRESENTAÇÃO INTERNA DE INFORMAÇÃO NOS COMPUTADORES. UM SOFTWARE CAPAZ DE ENTENDER O MÉTODO DE CODIFICAÇÃO DE FORMATO BINÁRIO É NECESSÁRIO PARA INTERPRETAR A INFORMAÇÃO EM UM ARQUIVO BINÁRIO. O FORMATO BINÁRIO NORMALMENTE É UTILIZADO PARA ARMAZENAR MAIS INFORMAÇÃO EM MENOS ESPAÇO.
BINHEX - UM FORMATO DE CONVERSÃO DE ARQUIVOS QUE CONVERTE ARQUIVOS QUE ESTÃO EM BINÁRIO PARA TEXTO ASCII. ESTE FORMATO É MUITO UTILIZADO PELOS MICROS MACINTOSH.
BIOS - (BASIC INPUT/OUTPUT SISTEM) - CONJUNTO DE ROTINAS ESSENCIAIS QUE TESTAM O HARDWARE DURANTE A PARTIDA, INICIALIZAM O SISTEMA OPERACIONAL E SUPORTAM A TRANSFERÊNCIA DE INFORMAÇÕES ENTRE OS DISPOSITIVOS DE HARDWARE. O BIOS FICA ARMAZENADO NA MEMÓRIA DE LEITURA (ROM) DA MÁQUINA, DE MODO QUE POSSA SER EXECUTADO QUANDO A MÁQUINA É LIGADA. EMBORA EXERÇA UM PAPEL CRÍTICO PARA A PERFORMANCE DO COMPUTADOR, O BIOS É INVISÍVEL AOS USUÁRIOS.
BIT -(BINARY DIGIT) - O ZERO OU O UM DO SISTEMA BINÁRIO DE NUMERAÇÃO. NO PROCESSAMENTO E ARMAZENAMENTO DE DADOS, UM BIT É A MENOR UNIDADE DE INFORMAÇÃO TRATADA PELO COMPUTADOR, SENDO REPRESENTADA FISICAMENTE POR UM ELEMENTO ESPECÍFICO: UM PULSO ISOLADO ENVIADO ATRAVÉS DE UM CIRCUITO, OU UM PEQUENO PONTO NUM DISCO MAGNÉTICO, CAPAZ DE CONTER UM ZERO OU UM. ISOLADAMENTE UM BIT NÃO FORNECE NENHUMA INFORMAÇÃO QUE UM SER HUMANO POSSA CONSIDERAR SIGNIFICATIVA. EM GRUPO DE OITO, OS BITS SE TORNAM BYTES, QUE SÃO A FORMA MAIS CONHECIDA DE REPRESENTAÇÃO DE TODOS OS TIPOS DE INFORMAÇÃO NO COMPUTADOR, INCLUSIVE AS LETRAS E NÚMEROS.
BITMAP - TIPO DE REPRESENTAÇÃO DE IMAGEM NO QUAL CADA PONTO DA IMAGEM É ASSOCIADO A UM VALOR. TRADICIONALMENTE, ESSE VALOR ERA UM BIT, QUE PODIA ASSUMIR O VALOR ZERO OU UM, INDICANDO SE O PONTO CORRESPONDENTE SERIA REPRESENTADO EM PRETO OU BRANCO. ATUALMENTE, CADA PONTO DA IMAGEM PODE SER ASSOCIADO A ATÉ 24 BITS, PERMITINDO QUE UMA GRANDE QUANTIDADE DE CORES SEJA ASSOCIADA A CADA PONTO.
BITNET - (BECAUSE IT'S TIME NETWORK) - CRIADA EM 1981, FORMADA POR UMA REDE EDUCACIONAL INTERNACIONAL QUE LIGA UNIVERSIDADES E INSTITUTOS DE PESQUISA NOS EUA, EUROPA E JAPÃO. APESAR DE UTILIZAR PROTOCOLO DIFERENTE DA INTERNET, É POSSÍVEL A TROCA DE MENSAGENS ENTRE INTERNET E BITNET. O PROTOCOLO UTILIZADO PELA BITNET É RSCS (REMOTE SPOOLING COMMUNICATION SYSTEM).
BLACKOUT - CONDIÇÃO EM QUE O NÍVEL DE ELETRICIDADE CAI A ZERO; UMA PERDA COMPLETA DE FORÇA.
BLANK - O CARACTERE OBTIDO AO SE PRESSIONAR A BARRA DE ESPAÇO. NÃO REPRESENTAR OU NÃO MOSTRAR NADA NA TELA OU EM PARTE DELA.
BLOG - VEJA WEBLOG.
BMP - BITMAP, OU MAPA DE BITS. FORMATO MAIS COMUM PARA ARQUIVOS GRÁFICOS. PADRÃO PARA BITMAP DOS AMBIENTES DOS, WINDOWS, E OS/2. EXTENSÃO PARA ARQUIVOS DE FORMATO GRÁFICOS (FOTOS, IMAGENS, DESENHOS).
BNC - CONECTOR DA PLACA DE REDE PARA LIGAÇÃO DE CABOS COAXIAIS (10 BASE 2).
BOMB - UM PROGRAMA QUE É INSTALADO COM A INTENÇÃO DE DANIFICAR OU DESTRUIR UM SISTEMA (APAGAR TODO O DISCO OU TORNÁ-LO INELEGÍVEL PARA O SISTEMA OPERACIONAL). VEJA CAVALO DE TRÓIA, VÍRUS, WORM.
BOMBA JAVA SCRIPT - PEQUENO APLICATIVO EM LINGUAGEM JAVA QUE TRAVA E/OU DETONA A MEMÓRIA DO MICRO. É ACIONADO AO ABRIR UM SITE INFECTADO.
BOMBA LÓGICA - PROGRAMA PROJETADO PARA "EXPLODIR" OU FUNCIONAR EM DATA E HORA DETERMINADAS.
BOOKMARK - UMA FERRAMENTA PRESENTE EM TODOS OS BROWSERS ATUAIS QUE SERVE COMO UM BLOCO VIRTUAL DE ANOTAÇÕES. NELE, O USUÁRIO GUARDA OS ENDEREÇOS QUE MAIS LHE INTERESSAM PARA PODER ACESSÁ-LOS QUANDO QUISER.
BOOT - O PROCESSO DE INICIALIZAR OU REINICIALIZAR UM COMPUTADOR. AO SER LIGADO PELA PRIMEIRA VEZ (PARTIDA A FRIO), OU AO SER RELIGADO (PARTIDA QUENTE), O COMPUTADOR EXECUTA O SOFTWARE QUE É CARREGADO E INICIA O SISTEMA OPERACIONAL E SE PREPARA PARA O USO NORMAL.
BOOT DISK - UM DISQUETE QUE CONTÉM OS ARQUIVOS-CHAVE DO SISTEMA OPERACIONAL DE UM PC, E QUE PODER SER UTILIZADO PARA DAR PARTIDA OU INICIALIZAR O COMPUTADOR.
BOOT RECORD - (REGISTRO DE INICIALIZAÇÃO) - PARTE DO DISCO RÍGIDO QUE CONTÉM A INICIALIZAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL.
BOUNCE - MENSAGEM DE CORREIO ELETRÔNICO AVISANDO QUE A MENSAGEM QUE VOCÊ ENVIOU NÃO FOI ENTREGUE. EM GERAL, CONTÉM UM CÓDIGO DE ERRO E O CONTEÚDO DA MENSAGEM QUE NÃO FOI ENTREGUE.
BPS(BITS PER SECOND) - A VELOCIDADE EM QUE DISPOSITIVOS, COMO OS MODEMS, FAZEM A TRANSFERÊNCIA DE DADOS. A VELOCIDADE EM BPS NÃO EQÜIVALE À TAXA DE TRANSMISSÃO DE DADOS EM BAUDS.
BROADBAND - (BANDA LARGA) - PERMITE A TRANSMISSÃO INTEGRADA E SIMULTÂNEA DE VÁRIOS TIPOS DE SINAIS AO MESMO TEMPO, TAIS COMO, VOZ, DADOS, IMAGENS ETC.
BROADCAST - UMA TRANSMISSÃO ENVIADA A MAIS DE UM RECEPTOR.
BROWSER - PROGRAMA PARA INTERPRETAR O CÓDITO HTML E APRESENTAR NA TELA DO MICRO AS PÁGINAS WEB. O PRIMERIO NAVEGADOR DE PÁGINAS GRÁFICAS DA INTERNET FOI O MOSAIC, DESENVOLVIDO PELO NCSA. EM 1994 FOI LANÇADO O NAVIGATOR, DA NETSCAPE, QUE EM POUCO TEMPO DOMINARIA A INTERNET E REINARIA SOZINHO ATÉ O SURGIMENTO DO INTERNET EXPLORER, DA MICROSOFT, EM 1996.
BUFFER - LOCAL DE ARMAZENAMENTO TEMPORÁRIO DE INFORMAÇÕES. O BUFFER DE ROLAGEM É A ÁREA DA MEMÓRIA QUE GUARDA AS INFORMAÇÕES QUE NÃO CABEM NA TELA. QUANDO VOCÊ ROLA UMA TELA MUITO COMPRIDA, A PARTE QUE VOCÊ NÃO VÊ ESTÁ GUARDADA NO BUFFER DE ROLAGEM. O BUFFER DE TECLADO GUARDA TODAS AS TECLAS QUE VOCÊ PRESSIONOU, NA ORDEM CORRETA, MESMO QUE A TELA NÃO APRESENTE O RESULTADO INSTANTANEAMENTE.
BUG - UM ERRO DE PROGRAMAÇÃO OU FABRICAÇÃO QUE CAUSA UM DEFEITO NA FUNCIONALIDADE DE UM PROGRAMA OU HARDWARE. ÀS VEZES, O DEFEITO NÃO É GRAVE E O USUÁRIO PODE CONVIVER COM ELE. OUTRAS VEZES PODE IMPEDIR POR COMPLETO A UTILIZAÇÃO DO PRODUTO.
BUS - (BARRAMENTO) - UMA SÉRIE DE LINHAS DE HARDWARE (CONDUTORES) USADOS PARA A TRANSFERÊNCIA DE DADOS ENTRE OS COMPONENTES DE UM COMPUTADOR. NA PRÁTICA, UM BARRAMENTO É UMA AVENIDA QUE CONECTA AS DIVERSAS PARTES DO SISTEMA - INCLUSIVE O MICROPROCESSADOR, A CONTROLADORA DE DISCO, A MEMÓRIA E AS PORTAS DE ENTRADA/SAÍDA.
BYTE - (BINARY TERM) - UMA UNIDADE DE DADOS DE OITO BITS. UM BYTE REPRESENTA UM ÚNICO CARACTERE, COMO UMA LETRA, UM DÍGITO OU UMA PONTUAÇÃO. COMO UM BYTE REPRESENTA APENAS UMA PEQUENA QUANTIDADE DE INFORMAÇÃO, A CAPACIDADE DE MEMÓRIA E DE ARMAZENAMENTO É GERALMENTE EXPRESSA EM KILOBYTES (1.024 BYTES), MEGABYTES (1.048.576 BYTES), GIGABYTES (1.073.741.824 BYTES).
C
CRACKER -  VEJA HACKERS.
CRIPTOGRAFAR - CONVERTER INFORMAÇÃO SIGILOSA EM CÓDIGO SECRETO. TEM O PROPÓSITO DE OFERECER SEGURANÇA. AS INFORMAÇÕES CRIPTOGRAFADAS SOMENTE PODEM SER LIDAS OU UTILIZADAS APÓS A DECODIFICAÇÃO POR AQUELE QUE TENHA CONHECIMENTO DO CÓDIGO SECRETO.
CTS - (CLEAR TO SEND) - SINAL USADO EM TRANSMISSÕES DE DADOS (ENTRE COMPUTADOR E MODEM) PARA DIZER "OK, ESTOU PRONTO PARA TRANSMITIR".
CURSOR - SINAL NA TELA (GERALMENTE ESTÁTICO OU PISCANTE) QUE NOS INDICA ONDE NA TELA DEVE SER INSERIDA A PRÓXIMA INFORMAÇÃO (PODE SER ALTERADO COM O USO DO TECLADO OU MOUSE).
CUSEEME - UM PROGRAMA DE CONFERÊNCIA POR VÍDEO DESENVOLVIDO NA CORNELL UNIVERSITY. FOI O PRIMEIRO PROGRAMA A PERMITIR QUE USUÁRIOS DO WINDOWS E DE OUTRAS PLATAFORMAS PARTICIPASSEM DE CONFERÊNCIAS EM TEMPO REAL ATRAVÉS DE VÍDEO NA INTERNET. NECESSITA DE PELO MENOS 128 KBPS POR SEGUNDO PARA FUNCIONAR DE FORMA ADEQUADA.
CUSTOMIZAR - PERSONALIZAR, AJUSTAR, OTIMIZAR.
CUT - RECORTAR. TIRAR DO LOCAL ORIGINAL E REPRODUZIR EM OUTRO LOCAL.
D
DAC - (DIGITAL TO ANALOG CONVERTER) - CONVERSOR DIGITAL-ANALÓGICO. UMA PLACA DE SOM QUE PODE REPRODUZIR SONS ARMAZENADOS EM UM ARQUIVO.
DADOS - QUALQUER TIPO DE INFORMAÇÃO (EM UM PROCESSADOR DE TEXTO, PROGRAMA DE IMAGEM, ETC.) PROCESSADA PELO COMPUTADOR.
DAEMON - UM PROGRAMA GERALMENTE ASSOCIADO A SISTEMAS UNIX QUE EXECUTA FUNÇÕES UTILITÁRIAS SEM SER REQUISITADO, E ATÉ MESMO SEM QUE O USUÁRIO PERCEBA. OS DAEMONS FICAM EM BACKGROUND E SÃO ATIVADOS APENAS QUANDO NECESSÁRIO (PARA AUTOMATIZAR PROCESSOS REPETITIVOS OU PARA AJUDAR A CORRIGIR UM ERRO DO QUAL OUTRO PROGRAMA NÃO CONSIGA SE RECUPERAR).
DATA WAREHOUSING - TÉCNICA QUE ENVOLVE A COLETA DE DADOS DE COMPUTADORES DE GRANDE PORTE E SEU ARMAZENAMENTO EM OUTRO BANCO DE DADOS DE MODO QUE POSSAM SER ANALISADOS PARA A DESCOBERTA DE TENDÊNCIAS OU A SUGESTÃO DE NOVAS ESTRATÉGIAS.
DATABASE - NO ÂMBITO DA INTERNET DIZ-SE DO COMPUTADOR QUE CONTÉM UM NÚMERO MUITO GRANDE DE INFORMAÇÕES DISPONIBILIZADAS PELA REDE.
DCI -(DISPLAY CONTROL INTERFACE) - INTERFACE DE CONTROLE DO VÍDEO.
DDE -(DYNAMIC DATA EXCHANGE) - FORMA DE TROCA DE DADOS ENTRE APLICAÇÕES WINDOWS.
DDI -(DEVICE DRIVER INTERFACE) - INTERFACE COM DRIVER DE DISPOSITIVO.
DDN - (DEFENSE DATA NETWORK) - CONECTA BASES MILITARES NORTE-AMERICANAS E SEUS FORNECEDORES, E É USADA PARA COMUNICAÇÕES NÃO-CONFIDENCIAIS.
DDOS - (DISTRIBUTED DENIAL OF SERVICE) PROGRAMA UTILIZADO PARA INVASÃO DE SITES. CONSISTE EM GERAR UM VOLUME GIGANTESCO DE SOLICITAÇÕES A UM MESMO ENDEREÇO, O QUE MUITAS VEZES ACABA DERRUBANDO O SISTEMA OU CAUSANDO LENTIDÃO. É MONITORADO À DISTÂNCIA E OS ATAQUES SÃO PROVENIENTES DE DIVERSOS LUGARES/PAÍSES.
DEFAULT - VALOR PADRÃO FORNECIDO AUTOMATICAMENTE PELO SISTEMA OPERACIONAL, PODENDO SER MODIFICADO PELO USUÁRIO.
DESFRAGMENTAR - PROCESSO DE JUNTAR AS PARTES DE UM MESMO ARQUIVO NA MESMA LOCALIZAÇÃO DO DISCO. AS VÁRIAS EDIÇÕES E MODIFICAÇÕES DE UM ARQUIVO PODEM DIVIDI-LO E ARMAZENÁ-LO EM LOCAIS DIVERSOS.
DESKTOP - UMA ÁREA DE TRABALHO NA TELA QUE UTILIZA ÍCONES E MENUS PARA SIMULAR UMA MESA COMUM DE ESCRITÓRIO.
DESKTOP COMPUTER - COMPUTADOR PESSOAL.
DESKTOP PUBLISHING - (DTP) - EDITORAÇÃO ELETRÔNICA. ÁREA QUE TRABALHA COM GRÁFICOS/IMAGENS.
DHTML - (HTML DINÂMICO) - É A JUNÇÃO DE TECNOLOGIAS COMO HTML, JAVASCRIPT E "FOLHAS DE ESTILO" (OU "STYLE SHEETS") PARA PRODUZIR SITES "ANIMADOS". O DHTML PERMITE QUE UMA IMAGEM MUDE DE POSIÇÃO A PARTIR DE UM CLIQUE DO MOUSE EM ALGUMA REGIÃO DA PÁGINA.
DIAL - DISCAR UTILIZANDO O MODEM.
DIAL-UP - CONEXÃO QUE UTILIZA A REDE TELEFÔNICA PÚBLICA EM VEZ DE UM CIRCUITO DEDICADO OU ALGUM OUTRO TIPO DE REDE PRIVADA.
DIB - (DEVICE-INDEPENDENT BITMAP) - UM FORMATO USADO EM WINDOWS PARA ARMAZENAR IMAGENS GRÁFICAS.
DIGITALIZADOR - DISPOSITIVO QUE, QUANDO MOVIDO SOBRE UMA MESA DIGITALIZADORA, APONTA OU MOVIMENTA NA TELA NO MESMO SENTIDO E NÚMERO DE PONTOS QUE FORAM MOVIMENTADOS NA MESA DIGITALIZADORA.
DIMM - (DUAL IN-LINE MEMORY MODULES) - MÓDULOS DE MEMÓRIA EM LINHA DUPLA.
DIP SWITCH - PEQUENOS INTERRUPTORES USADOS NAS PLACAS DE HARDWARE. MUDANÇA NA POSIÇÃO DOS INTERRUPTORES GERA MUDANÇA NA OPERAÇÃO DAS PLACAS. SISTEMA DE CONFIGURAÇÃO DAS PLACAS.
DIRETÓRIO - DIVISÕES USADAS PARA ORGANIZAR A INFORMAÇÃO NOS DISCOS DO COMPUTADOR. GAVETAS.
DISABLE -SUPRIMIR ALGO OU IMPEDI-LO DE FUNCIONAR. A DESATIVAÇÃO É O MÉTODO COMUM PARA CONTROLE DAS OPÇÕES DO SISTEMA, SERVINDO PARA INIBIR ALGUMAS ATIVIDADES.
DISCO - UMA PEÇA REDONDA E PLANA DE PLÁSTICO FLEXÍVEL (DISQUETE) OU DE MATERIAL MAGNÉTICO, QUE POSSA SER INFLUENCIADO ELETRICAMENTE, DE MODO A RETER INFORMAÇÕES GRAVADAS EM FORMA DIGITAL (BINÁRIA). NA MAIORIA DOS COMPUTADORES OS DISCOS SÃO O PRINCIPAL MEIO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS EM BASES PERMANENTES OU SEMIPERMANENTES. OS DISCOS SÃO REVESTIDOS COM UM INVÓLUCRO PLÁSTICO PARA PROTEGÊ-LOS CONTRA DANOS E CONTAMINAÇÃO. OS DISCOS RÍGIDOS USADOS COM MICROCOMPUTADORES FICAM DENTRO DE UM INVÓLUCRO RÍGIDO QUE SÓ PODE SER ABERTO EM AMBIENTE TOTALMENTE ISENTOS DE POEIRA. DENTRE OS TIPOS DE DISCOS USADOS NOS MICROCOMPUTADORES ESTÃO OS DISQUETES, OS MINIDISCOS, OS DISCOS RÍGIDOS.
DISCO DE BOOT - DISCO QUE CONTEM OS ARQUIVOS NECESSÁRIOS PARA A INICIALIZAÇÃO DO COMPUTADOR. É DE GRANDE AJUDA QUANDO O EQUIPAMENTO TÊM PROBLEMAS DE INICIALIZAÇÃO.
DISCO DO SISTEMA(SYSTEM DISK) - UM DISCO QUE CONTÉM O SISTEMA OPERACIONAL E PODE SER USADO PARA INICIALIZAR UM COMPUTADOR. TAMBÉM CHAMADO DE STARTUP DISK.
DISCO FLEXÍVEL (DISQUETE) - DISCO PORTÁTIL, ONDE DADOS SÃO ARMAZENADOS PARA CÓPIA OU TRANSFERÊNCIA PARA OUTRO COMPUTADOR.
DISCO ÓTICO - DISCO PARA ARMAZENAMENTO DE DADOS, QUE USA SISTEMA DE LEITURA PELA LUZ (LASER). 
DISCO RÍGIDO - TAMBÉM CHAMADO HD OU WINCHESTER. É O DISPOSITIVO FÍSICO ONDE SÃO INSTALADOS O SISTEMA OPERACIONAL, OS APLICATIVOS E ONDE SÃO GRAVADAS AS INFORMAÇÕES - TEXTO, IMAGENS, MÚSICAS, ETC.
DITHERING (PONTILHAMENTO) - UMA MANEIRA DE CRIAR TRANSIÇÃO DE CORES, GERANDO IMAGENS MAIS REALISTAS EM DIFERENTES MODOS DE VÍDEO E COM DIFERENTES PALETAS DE CORES.
DLL (DYNAMIC LINK LIBRARY) - BIBLIOTECA DE CONEXÃO DINÂMICA. UM CONJUNTO DE FUNÇÕES E ROTINAS (IMPRENSCINDÍVEIS) DE PROGRAMAÇÃO QUE PODEM SER ACESSADAS DINAMICAMENTE POR UM PROGRAMA. ESSAS FUNÇÕES E ROTINAS SÃO ACRESCENTADAS AO CÓDIGO DO PROGRAMA NA MEDIDA EM QUE SURGE A NECESSIDADE DE USÁ-LAS. 
DMA (DIRECT MEMORY ACCESS) - ACESSO DIRETO À MEMÓRIA POR DISPOSITIVO PERIFÉRICO INTELIGENTE, DE ENTRADA E SAÍDA, COM CAPACIDADE PARA LER OU GRAVAR DIRETAMENTE NA MEMÓRIA, SEM A INTERFERÊNCIA DO MICROPROCESSADOR. NAS OPERAÇÕES DE DMA, OS DADOS SÃO TRANSFERIDOS DIRETAMENTE ENTRE A MEMÓRIA E O DISPOSITIVO DE ENTRADA/SAÍDA, SEM SER NECESSÁRIA A INTERVENÇÃO DA CPU A CADA BYTE TRANSFERIDO.
DNS (DOMAIN NAME SYSTEM) - NA INTERNET, O SISTEMA ATRAVÉS DO QUAL HOSTS TÊM ENDEREÇOS DE NOME DE DOMÍNIO (COMO HTTP://BR.GEOCITIES.COM/EZERORMOND), E ENDEREÇOS IP (200.241.242). O ENDEREÇO DE NOME DE DOMÍNIO (QUE É MAIS FÁCIL DE SER MEMORIZADO) É UTILIZADO PELOS USUÁRIOS E É AUTOMATICAMENTE TRADUZIDO NO ENDEREÇO IP, QUE É UTILIZADO PELO SOFTWARE DE ROTEAMENTO DE PACOTES.
DOMÍNIO - A DESIGNAÇÃO DO ENDEREÇO ELETRÔNICO DE UMA DETERMINADA MÁQUINA, EMPRESA, INSTITUIÇÃO OU PAÍS. OS DOMÍNIOS PODEM SER .COM (COMERCIAL), .GOV (GOVERNAMENTAL), .EDU (EDUCACIONAL), ENTRE OUTROS.
DOMÍNIO PÚBLICO - OS SOFTWARES DE DOMÍNIO PÚBLICO NA INTERNET PODEM SER COPIADOS, USADOS E ALTERADOS PELOS USUÁRIOS. O AUTOR DO PROGRAMA, NESTE CASO, ABDICA DE TODOS OS DIREITOS SOBRE O PRODUTO.
DOS (DISK OPERATING SYSTEM) - PRIMEIRO SISTEMA OPERACIONAL UTILIZADO NOS PC'S. AINDA EM USO HOJE. TEM OPERAÇÃO MENOS AMIGÁVEL, POIS SUA INTERFACE NÃO É GRÁFICA, AO CONTRÁRIO DO SISTEMA OPERACIONAL GRÁFICO WINDOWS. VEJA MS-DOS.
DOS (DENIAL OF SERVICE) - VERSÃO SIMPLIFICADA DO DDOS.
DOWNLOAD - É A TRANSFERÊNCIA DE UM ARQUIVO DE UM COMPUTADOR REMOTO PARA OUTRO COMPUTADOR ATRAVÉS DE UM MODEM OU REDE. 
DPI (DOTS PER INCH) - UMA MEDIDA DA RESOLUÇÃO DA TELA E DA IMPRESSORA, QUE QUANTIFICA O NÚMERO DE PONTOS QUE UM DISPOSITIVO É CAPAZ DE PRODUZIR POR POLEGADA LINEAR.
DPMS (DISPLAY POWER MANAGEMENT SIGNALING) - RECURSO PARA ECONOMIA DE ENERGIA, USADO EM MONITORES.
DRAM (DYNAMIC RANDOM ACCESS MEMORY OU DYNAMIC RAM) - MEMÓRIA DINÂMICA DE ACESSO ALEATÓRIO. TIPO DE CHIP DE MEMÓRIA QUE REQUER QUE SEU CONTEÚDO SEJA ATUALIZADO FREQÜENTEMENTE. EXISTE TAMBÉM A MEMÓRIA SYNCDRAM, QUE SUBSTITUI A EDO RAM, PODENDO RODAR MAIORES VELOCIDADES DE CLOCK.
DRIVE - UNIDADE DE DISCO FLEXÍVEL E INDEPENDENTE.
DRIVER -DISPOSITIVO DE HARDWARE OU SOFTWARE QUE CONTROLA OU REGULA OUTRO DISPOSITIVO. OS DRIVERS DE DISPOSITIVO SÃO PROGRAMAS DE CONTROLE ESPECÍFICOS PARA CADA DISPOSITIVO, CUJA FINALIDADE É PERMITIR QUE O COMPUTADOR CONSIGA UTILIZÁ-LOS.
DVD (DIGITAL VERSATILE DISK) - DISCO COM ASPECTO IDÊNTICO AO DE UM CD, COM GRANDE CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO. PODE ARMAZENAR 135 MINUTOS DE FILME COM TRÊS TRILHAS DE SOM DIFERENTES E QUATRO VERSÕES DE LEGENDAS. A ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO DVD TAMBÉM PREVÊ FUTURAS VERSÕES COM MAIOR CAPACIDADE, CHEGANDO A ESPANTOSOS 17 GB, O SUFICIENTE PARA ARMAZENAR 8 HORAS DE FILME OU 9 HORAS SEGUIDAS DE MÚSICA.
DXF - PADRÃO PARA INTERCÂMBIO DE DESENHOS TÉCNICOS. CRIADO PELA AUTODESK PARA O AUTOCAD.
E
E-COMMERCE (COMÉRCIO ELETRÔNICO) - ESCOLHA, COMPRA E PAGAMENTO DE UM PRODUTO, REALIZADOS POR MEIO DA WEB.
EDO RAM (EXTENDED DATA OUT RANDOM ACCESS MEMORY) - TIPO APERFEIÇOADO DE MEMÓRIA RAM QUE SE ALEGA PROPORCIONAR AUMENTO DE DESEMPENHO DE ATÉ 30%, COM POUCO CUSTO ADICIONAL, AUMENTANDO A VELOCIDADE DE TRANSAÇÕES DE MEMÓRIA POR ELIMINAR ESTADOS DE ESPERA ENTRE AS EXECUÇÕES DE COMANDOS DE LEITURA SEQÜENCIAL.
EGA (ENHANCED GRAPHICS ARCHITECTURE) - PLACA GRÁFICA QUE EXIBE RESOLUÇÕES DE ATÉ 350 X 640 PIXELS. SUPERIOR AO CGA, MAS INFERIOR AO VGA E SUPERVGA. EGA NÃO É MAIS FABRICADO.
EISA - ENHANCED INDUSTRY STANDARD ARCHITECTURE - PADRÃO DE BARRAMENTO INTERNO DOS COMPUTADORES, SUPERIOR AO ISA. HOJE O MAIS USADO É O BARRAMENTO PCI.
E-MAIL (ELETRONIC MAIL) - CORREIO ELETRÔNICO. É O ENDEREÇO DE UM USUÁRIO NA INTERNET. O FORMATO [email protected], INDICA NOME DO USUÁRIO CADASTRADO, NOME DO PROVEDOR, O TIPO DE EMPRESA (COMERCIAL) E PAÍS DE ORIGEM, RESPECTIVAMENTE. SISTEMA PARA TROCA DE MENSAGENS ENTRE USUÁRIOS.O SÍMBOLO ARROBA É APENAS UM CARACTER GRÁFICO UTILIZADO NA SEPARAÇÃO DAS INFORMAÇÕES. O MESMO QUE ENDEREÇO ELETRÔNICO, ENDEREÇO NA INTERNET.
EMM (EXPANDED MEMORY MANAGER) - PROGRAMA QUE PERMITE QUE OS SOFTWARES ACESSEM A MEMÓRIA EXPANDIDA. 
EMOTICON - PEQUENOS CONJUNTOS DE CARACTERES ASCII QUE PRETENDEM TRANSMITIR UMA EMOÇÃO OU ESTADO DE ESPÍRITO, POR EXEMPLO :-) PARA EXPRESSAR FELICIDADE :-( PARA EXPRESSAR TRISTEZA.
EMSS (EXPANDED MEMORY ESPECIFICATION) - TÉCNICA UTILIZADA PARA ACESSAR A MEMÓRIA EXPANDIDA
EMULADOR DE TERMINAL - PROGRAMA QUE PERMITE A UM MICROCOMPUTADOR SE COMPORTAR COMO UM TERMINAL.
ENCODING - CODIFICAÇÃO E COMPRESSÃO DE UM ARQUIVO. 
ENDEREÇO DE HOST - NÚMERO ATRIBUÍDO PARA IDENTIFICAR UM HOST NA INTERNET (TAMBÉM CHAMADO DE ENDEREÇO IP OU ENDEREÇO DE PONTO). É GERALMENTE REPRESENTADO COMO QUATRO NÚMEROS ENTRE 1 E 254 E SEPARADOS POR PONTOS. POR EX. 192.58.107.230.
ENDEREÇO ELETRÔNICO - ENDEREÇO QUE IDENTIFICA O USUÁRIO DA INTERNET (E-MAIL).
ENDEREÇOS IP - OS ENDEREÇOS IP SÃO EXPRESSOS EM NÚMEROS QUE SEGUEM A FÓRMULA 000.000.000.0. O DNS FICA RESPONSÁVEL POR TRANSFORMAR OS ENDEREÇOS IP EM NOMES DE MÁQUINAS.
ENERGY STAR - PADRÃO DE ECONOMIA DE ENERGIA. CONFIGURAÇÃO DE TEMPO PARA QUE O MONITOR, HD E OUTROS DISPOSITIVOS SEJAM DESLIGADOS AUTOMATICAMENTE.
EPROM - (ERASE AND PROGRAMABLE READ ONLY MEMORY) - MEMÓRIA APENAS DE LEITURA. ESSE TIPO DE MEMÓRIA PODE SER APAGADA E NOVAMENTE PROGRAMADA. JÁ AS EEPROMS SÃO PROMS APAGÁVEIS SOMENTE ELETRICAMENTE E PODEM SER APAGADOS E REPROGRAMADOS VÁRIAS VEZES. 
EPS (ENCAPSULATED POST SCRIPT) - FORMATO DE ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO, GERALMENTE USADO EM EDITORAÇÃO ELETRÔNICA (ARQUIVOS GRÁFICOS). OFERECE RESOLUÇÃO DE IMPRESSÃO MAIS NÍTIDA E MELHOR DESEMPENHO
ESA/370 (ENTERPRISE SYSTEMS ARCHITECTURE/370) - SISTEMA OPERACIONAL UTILIZADO EM COMPUTADORES IBM DE GRANDE PORTE.
ESTABILIZADOR - DISPOSITIVO QUE ESTABILIZA A ENTRADA DE ENERGIA ELÉTRICA ANTES QUE A MESMA CHEGUE NO COMPUTADOR. INDISPENSÁVEL. NÃO USE COMPUTADORES SEM ESTABILIZADOR.
ESTAÇÃO/CLIENTE - COMPUTADOR QUE ACESSA RECURSOS COMPARTILHADOS DE REDE FORNECIDOS POR OUTRO COMPUTADOR, O SERVIDOR.
ETHERNET - PADRÃO USADO PARA CONEXÃO FÍSICA DE REDES LOCAIS. DESCREVE PROTOCOLO, CABEAMENTO, TOPOLOGIA E MECANISMOS DE TRANSMISSÃO. NORMALMENTE TRANSMITEM ATÉ 10 MEGABITS POR SEGUNDO (10 MBPS).
EUDORA - É UM PROGRAMA DE E-MAIL COMPATÍVEL COM AS PLATAFORMAS MACINTOSH E PC. TEM UMA VERSÃO GRÁTIS.
EXTRANET - É A INTERLIGAÇÃO DE DUAS OU MAIS INTRANETS.
F
FAQ (FREQUENTLY ASKED QUESTIONS) - PERGUNTAS FEITAS FREQUENTEMENTE. DOCUMENTO LISTANDO PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS COMUNS SOBRE DETERMINADO ASSUNTO.
FAT (FILE ALLOCATION TABLE) - TABELA DE ALOCAÇÃO DE ARQUIVOS. UMA TABELA, GRAVADA NO PRÓPRIO DISCO, QUE INDICA QUAIS SETORES ESTÃO DISPONÍVEIS E QUAIS CONTÉM DADOS DE ARQUIVOS. INICIALMENTE, QUANDO UM DISCO É FORMATADO, TODOS OS SETORES ESTÃO DISPONÍVEIS. QUANDO VOCÊ GRAVA ARQUIVOS, A FAT VAI SENDO ALTERADA PARA INDICAR OS SETORES E ARQUIVOS UTILIZADOS.
FATAL ERROR -UM ERRO QUE DERRUBA O SISTEMA OU A APLICAÇÃO QUE ESTÁ SENDO EXECUTADA. NÃO HÁ CHANCES DE RECUPERAÇÃO.
FDDI (FIBER DISTRIBUTED DATA INTERFACE) - UM PADRÃO PARA O USO DE CABOS DE FIBRAS ÓTICAS EM REDES LOCAIS (LAN) E METROPOLITANAS (MANS). A FDDI FORNECE ESPECIFICAÇÕES PARA A VELOCIDADE DE TRANSMISSÃO DE DADOS.
FDISK - PROGRAMA QUE FAZ A PARTIÇÃO DO HD.
FIBRA ÓTICA - CABOS DE COMUNICAÇÃO QUE USAM FIOS DE VIDRO FINOS PARA TRANSMITIR PULSOS DE LUZ. UM ÚNICO CABO PERMITE TRANSMISSÕES DE BILHÕES DE BITS POR SEGUNDO.
FIDONET - REDE MUNDIAL DE BBS, BASEADA NO USO DO PROTOCOLO FIDO, QUE INTERLIGA COMPUTADORES PESSOAIS ATRAVÉS DE LINHAS TELEFÔNICAS COMUNS. É UM TIPO DE ACESSO À INTERNET BASTANTE LIMITADO, USADA PARA GRUPOS DE DISCUSSÃO, TROCA DE E-MAIL E ARQUIVOS.
FILA DE IMPRESSÃO/SPOOL - PROGRAMA QUE CONTROLA A FILA DE IMPRESSÃO. QUEM ENVIOU TAREFAS PARA IMPRIMIR PRIMEIRO, PRIORIDADES, ETC.
FINGER - FERRAMENTA USADA NA INTERNET PARA LOCALIZAR USUÁRIOS EM SITES DA WEB. RETORNA INFORMAÇÕES COMO SE UM USUÁRIO ESTÁ CONECTADO À REDE, QUAL O SERVIDOR UTILIZADO POR DETERMINADO USUÁRIO, O NOME REAL DO USUÁRIO, A ÚLTIMA VEZ QUE ELE USOU A REDE ETC. A MAIORIA DOS ADMINISTRADORES DE SITES NÃO PERMITEM O USO DE FINGER, PORQUE PODE AJUDAR HACKERS OU CRACKERS A ATACAR O SERVIDOR.
FIREWALL - DISPOSITIVO CUJO PAPEL É FILTRAR O TRÂNSITO DE INFORMAÇÕES ENTRE REDES FECHADAS (INTRANET) E A INTERNET. ASSOCIADO AO PROXY IMPEDE QUE USUÁRIOS NÃO AUTORIZADOS ENTREM NESTA REDE INTERNA, VIA INTERNET, OU QUE DADOS DE UM SISTEMA CAIAM NA INTERNET, SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO. USA SISTEMAS DE MONITORAÇÃO QUE OLHAM TUDO O QUE ENTRA E SAI DO SERVIDOR E OUTROS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA. FUNCIONAM, TAMBÉM, COMO MEDIADORES ENTRE GRUPOS DE TRABALHO DE UMA EMPRSA.
FLAME - USADO PARA DESIGNAR INSULTOS OU ATAQUES PESSOAIS ATRAVÉS DE MENSAGENS ELETRÔNICAS. O USUÁRIO QUE ENVIA ESSAS MENSAGENS É CONHECIDO POR FLAMER.
FLASH - PROGRAMA DESENVOLVIDO PELA MACROMEDIA PARA CRIAR PÁGINAS MULTIMÍDIA.
FLASH BIOS - MEMÓRIA PERMANENTE E ATUALIZÁVEL (ATRAVÉS DE DISQUETE OU CD-ROM) DESENVOLVIDA PELA INTEL.
FLOPPY DRIVE (DRIVE) - UNIDADE DE DISCO FLEXÍVEL E INDEPENDENTE.
FOLDER (PASTA/DIRETÓRIO) - LOCAL PARA ARMAZENAR ARQUIVOS SIMILARES.
FORMATAR - DIVIDIR UM DISCO RÍGIDO OU FLEXÍVEL EM SETORES, PARA POSSIBILITAR O ARMAZENAMENTO DAS INFORMAÇÕES. AO FORMATAR UM DISCO , TODAS AS INFORMAÇÕES ANTERIORES SÃO PERDIDAS.
FORTRAN (FÓRMULA TRANSLATION) - A PRIMEIRA LINGUAGEM DE COMPUTADOR DE ALTO NÍVEL. MÃE DE VÁRIOS CONCEITOS-CHAVES DE UMA SÉRIE DE LINGUAGENS DE ALTO NÍVEL FOI DESENVOLVIDA ENTRE 1954 E 1958 POR JOHN BACKUS.
FÓRUM - O MESMO QUE GRUPO DE DISCUSSÃO (NEWSGROUP). EM UM FÓRUM, ESCREVE-SE SOBRE UM TEMA SUGERIDO PELO GRUPO.
FRAGMENTAÇÃO - A MEDIDA QUE OS DADOS SÃO GRAVADOS NO DISCO E ELIMINADOS, "BURACOS", ESPAÇOS COMEÇAM A APARECER, O QUE SE CHAMA DE DISCO FRAGMENTADO. EXECUTE UM PROCESSO DE DESFRAGMENTAÇÃO, QUE REGRAVA A INFORMAÇÃO NO DISCO DE MANEIRA QUE ELA FICA DISPOSTA DE FORMA CONTÍNUA.
FRAME (QUADRO/MOLDURA) - QUADRO DE UMA PÁGINA HTML. CADA HOME PAGE PODE TER VÁRIOS FRAMES, SENDO CADA UM DELES UM DOCUMENTO DISTINTO.
FREENET - UMA ORGANIZAÇÃO COM O OBJETIVO DE TORNAR O ACESSO À INTERNET POSSÍVEL PARA O PÚBLICO EM GERAL DE GRAÇA OU POR UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO.
FREEWARE - SOFTWARE PROTEGIDO POR DIREITOS AUTORAIS MAS ACESSÍVEL AO PÚBLICO GRATUITAMENTE.
FTP (FILE TRANSFER PROTOCOL) - PROTOCOLO DE TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS. FORMALIZADO EM 1973, É O PROCESSO PELO QUAL O USUÁRIO PODE TER ACESSO A INÚMEROS “DEPÓSITOS” DE ARQUIVOS (TEXTO, IMAGENS, SONS E PROGRAMAS) SITUADOS EM COMPUTADORES REMOTOS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS. AO CONTRÁRIO DO ACESSO VIA TELNET ESTES ARQUIVOS NÃO SÃO VISUALIZADOS IMEDIATAMENTE NO COMPUTADOR DO USUÁRIO E SIM CARREGADOS (DOWNLOAD) PARA UMA UNIDADE DE DISCO LOCAL.
FTP ANÔNIMO - SERVIÇO QUE POSSIBILITA O ACESSO A BIBLIOTECAS PÚBLICAS DE ARQUIVOS VIA FTP. É NOS SERVIDORES DE FTP ANÔNIMO QUE SE ENCONTRAM OS PROGRAMAS DISPONÍVEIS NA INTERNET. TEM O ANÔNIMO NO NOME PORQUE O USUÁRIO NÃO PRECISA SE IDENTIFICAR NA HORA DE SE CONECTAR A UM DESSES SERVIDORES. NO ENTANTO, A MAIORIA DOS SERVIDORES DE FTP PEDEM QUE OS USUÁRIOS ENVIEM O SEU ENDEREÇO DE CORREIO ELETRÔNICO REAL COMO SENHA. O NOME DO USUÁRIO GERALMENTE É "ANONYMOUS".
FULL-DUPLEX - QUANDO A INFORMAÇÃO CIRCULA EM AMBAS AS DIREÇÕES PELA LINHA DE DADOS. SE UTILIZARMOS UMA PLACA DE SOM FULL-DUPLEX PARA CONVERSAR PELA INTERNET, PODEREMOS FALAR E OUVIR AO MESMO TEMPO.
FYI (FOR YOUR INFORMATION) - UMA SÉRIE DE DOCUMENTOS SOBRE A INTERNET QUE CONTÊM INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA USUÁRIOS INICIANTES.
G
GABINETE - A CAIXA NA QUAL OS COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (CPU, HD, UNIDADE DE DISQUETE E DE CD-ROM E SLOTS DE EXPANSÃO PARA DISPOSITIVOS PERIFÉRICOS, COMO MONITORES) ESTÃO LOCALIZADOS.
GATEWAY - SISTEMA DE INTERLIGAÇÃO DE DUAS OU MAIS REDES COM DIFERENTES PROTOCOLOS DE COMUNICAÇÃO, DE MODO QUE SEJA POSSÍVEL TRANSFERIR INFORMAÇÕES ENTRE ELAS.
GBASIC - LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIGINÁRIA DO BASIC.
GDI (GRAPHICAL DEVICE INTERFACE) - INTERFACE GRÁFICA DO SISTEMA OPERACIONAL.
GEOCITIES - SERVIÇO PIONEIRO PARA HOSPEDAR GRATUITAMENTE PÁGINAS WEB.
GERENCIADOR DE ARQUIVOS - PROGRAMA QUE PERMITE VISUALIZAR OS ARQUIVOS QUE ESTÃO INSTALADOS NO WINCHESTER OU DISQUETES, BEM COMO APAGAR , COPIAR OU MOVER ESTES ARQUIVOS.
GERENCIADOR DE IMPRESSÃO - SISTEMA DE "FILA" DE IMPRESSÃO. VOCÊ OU OS USUÁRIOS DA REDE PODEM ENVIAR VÁRIOS ARQUIVOS SIMULTANEAMENTE PARA A IMPRESSORA, QUE O GERENCIADOR DE IMPRESSÃO OS ORGANIZA EM FILA DE IMPRESSÃO (POR ORDEM DE ENVIO OU PRIORIDADE).
GIF (GRAPHICS INTERCHANGE FORMAT) - UM  DOS FORMATOS DE ARQUIVOS DE IMAGENS MAIS UTILIZADO NA INTERNET. O FORMATO GIF CRIA ARQUIVOS DE IMAGENS RELATIVAMENTE PEQUENOS EM RELAÇÃO AOS OUTROS FORMATOS. AS IMAGENS SÃO MUITO COMPACTAS, IDEAIS PARA UTILIZAÇÃO NA REDE. O FORMATO SÓ PODE UTILIZAR O SISTEMA DE 256 CORES, POR ISSO NÃO É RECOMENDADO PARA FOTOGRAFIAS.
GIGABIT - ALTÍSSIMA COMUNICAÇÃO DE DADOS (UM BILHÃO DE BITS POR SEGUNDO ).
GIGABYTE - UNIDADE DE ARMAZENAMENTO DE DADOS . UM GIGABYTE EQUIVALE A 1.024 MEGABYTES. VEJA TERABYTE.
GLOSSÁRIO - DICIONÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS. VOCABULÁRIO OU LIVRO EM QUE SE EXPLICAM PALAVRAS DE SIGNIFICAÇÃO OBSCURA OU POUCO UTILIZADAS.
GOPHER - PERMITE A PROCURA DE INFORMAÇÃO EM BASES DE DADOS EXISTENTES EM TODO O MUNDO, UTILIZANDO OU NÃO ALGUMAS FERRAMENTAS PRÓPRIAS DE PESQUISA POR PALAVRAS-CHAVE. ATÉ O SURGIMENTO DA WEB, O GOPHER ERA A PRINCIPAL FERRAMENTA DE BUSCA DE INFORMAÇÃO NA REDE. O SISTEMA FOI INVENTADO NA UNIVERSIDADE DE MINNESOTA. ESTÁ SAINDO DE USO.
GPF (GENERAL PROTECTION FAILURE) - CONFLITO ENTRE PROGRAMAS OU HARDWARE, CAUSANDO CRASH (A MÁQUINA TRANCA, TENDO DE SER REINICIALIZADA).
GROUPWARE - SOFTWARE QUE POSSIBILITA DUAS OU MAIS PESSOAS TRABALHAREM JUNTAS EM EDITORES DE TEXTOS, PLANILHAS, BANCOS DE DADOS ETC.
GRUPOS DE DISCUSSÕES - FÓRUNS GLOBAIS ONDE PESSOAS COM INTERESSES EM COMUM TROCAM INFORMAÇÕES, DEBATEM IDÉIAS E FAZEM PERGUNTAS UMAS ÀS OUTRAS. TUDO ATRAVÉS DE MENSAGENS QUE SÃO DISTRIBUÍDAS AOS USUÁRIOS PELO ESQUEMA DE MAILING LIST OU NEWSGROUPS.
GUI (GRAPHICAL USER INTERFACE) - INTERFACE GRÁFICA COM O USUÁRIO. TÉCNICA DE LIDAR COM APLICATIVOS QUE TEM INTERFACE GRÁFICA.
H
HACKER - PESSOAS COM CONHECIMENTOS TÉCNICOS SOFISTICADOS QUE AS TORNAM CAPAZES DE INVADIR SISTEMAS DE COMPUTADORES, NEM SEMPRE COM INTENÇÃO DE PROVOCAR DANOS A USUÁRIOS OU FABRICANTES. DIFERENCIAM-SE DOS CRACKERS, TAMBÉM CHAMADOS “PIRATAS ELETRÔNICOS”, QUE QUEBRAM OS DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA DE REDES DE COMPUTADORES PARA ROUBAR INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS OU OBTER ALGUM OUTRO TIPO DE VANTAGEM.
HANDSHAKING - SINAIS ENVIADOS ENTRE DOIS MODEMS PARA ASSEGURAR QUE A CONEXÃO ENTRE AMBOS FOI FEITA, QUE A VELOCIDADE E OS PROTOCOLOS ESTÃO CORRETOS E, MAIS TARDE, QUE OS DADOS FORAM ENVIADOS E ACEITOS.
HARD DISK (HD) - DISCO RÍGIDO INTERNO. DISPOSITIVO USADO PARA ARMAZENAR INFORMAÇÕES.
HARDWARE - COMPONENTES FÍSICOS DE UM SISTEMA DE COMPUTADOR, ABRANGENDO QUAISQUER PERIFÉRICOS COMO IMPRESSORAS, MODEMS, MOUSES.
HEAD - MECANISMO DE LEITURA/GRAVAÇÃO DE UMA UNIDADE DE DISCO OU DE FITA MAGNÉTICA. O CABEÇOTE CONVERTE AS VARIAÇÕES DO CAMPO MAGNÉTICO DA SUPERFÍCIE DO DISCO OU FITA EM SINAIS ELÉTRICOS VARIÁVEIS E VICE-VERSA. AS UNIDADES DE DISCO CONTÉM, EM GERAL, UM CABEÇOTE PARA CADA SUPERFÍCIE DE LEITURA E GRAVAÇÃO DE DADOS.
HEADER - A PARTE DE UM PACOTE QUE PRECEDE OS DADOS E QUE CONTÉM A FONTE, O DESTINO E O ENDEREÇO, CHECAGEM DE ERROS E OUTROS CAMPOS. O TEXTO LOCALIZADO NA PARTE SUPERIOR DAS PÁGINAS.
HELP (AJUDA) - PÁGINAS DE AUXÍLIO QUE SÃO ACESSADAS POR MEIO DA TECLA F1. MANUAL DE INSTRUÇÕES.
HERTZ (HZ) - UNIDADE DE MEDIDA DE FREQUÊNCIA. UM CICLO POR SEGUNDO. 
HIDDEN (ESCONDIDO) - ARQUIVO PROTEGIDO. EXISTE FISICAMENTE MAS NÃO ESTÁ VISÍVEL. 
HIPERLINK - NOME QUE SE DÁ ÀS IMAGENS OU PALAVRAS QUE DÃO ACESSO A OUTROS CONTEÚDOS EM UM DOCUMENTO HIPERTEXTO. O HIPERLINK PODE LEVAR A OUTRA PARTE DO MESMO DOCUMENTO OU A OUTROS DOCUMENTOS. VEJA LINK.
HIPERMÍDIA - INTEGRAÇÃO DE VÁRIOS MEIOS DE ARMAZENAMENTO E TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO (COMPUTADOR, TV, APARELHO DE SOM, VIDEOCASSETE, ETC) ATRAVÉS DE VÍNCULOS DE HIPERTEXTO, COM O OBJETIVO DE OBTER MAIOR EFICÁCIA NA COMUNICAÇÃO OU ESTIMULAR A INTERAÇÃO EM DETERMINADO SISTEMA DE ENSINO-APRENDIZAGEM, DE INFORMAÇÃO OU DE ENTRETENIMENTO.
HIPERTEXTO - FORMATO DE ARQUIVO NO QUAL O TEXTO TEM LIGAÇÕES NÃO LINEAR, PODENDO SER LIDO DE FORMA NÃO SEQÜENCIAL.
HIT - É UM PEDIDO SIMPLES DE UM NAVEGADOR PARA O SERVIDOR. ASSIM, SE O NAVEGADOR PEDIR UMA PÁGINA COM TRÊS IMAGENS, OCORRERÃO QUATRO HITS: UM PELA PÁGINA HTML E OUTROS TRÊS PELAS IMAGENS. OS HITS SÃO USADOS, ERRONEAMENTE, PARA MEDIR A AUDIÊNCIA DE UM SITE.
HMA (HIGH MEMORY AREA) - OS PRIMEIROS 64 KBYTES DE MEMÓRIA EXTENDIDA (1.024 KBYTES À 1.088 KBYTES).
HOME  - PADRONIZAÇÃO DA PÁGINA INICIAL DAS HOME PAGES.
HOME PAGE - A PRIMEIRA E PRINCIPAL PÁGINA DE UM SITE NA INTERNET. UM SITE QUE CONTÉM SOMENTE UMA PÁGINA, TAMBÉM É CHAMADO DE HOME PAGE. 
HOP-CHECK - UTILITÁRIO QUE PERMITE DESCOBRIR QUANTOS ROTEADORES EXISTEM ENTREM O SEU HOST E OUTRO HOST .
HOST - COMPUTADOR PRINCIPAL DE UM SISTEMA DE COMPUTADORES OU TERMINAIS CONECTADOS POR ENLACES DE COMUNICAÇÃO.
HOTKEYS (TECLAS DE ATALHO) - SÃO USADAS PARA ABRIR ARQUIVOS OU PROGRAMAS. PODEM SER CONFIGURADAS PELO USUÁRIO.
HOTMAIL - SERVIÇO PIONEIRO QUE OFERECE A QUALQUER INTERNAUTA UMA CONTA DE E-MAIL GRATUITA. HTTP://WWW.HOTMAIL.COM.BR 
HPFS (HIGH PERFORMANCE FILE SYSTEM) - SISTEMA DE ARQUIVOS USADO PELO SISTEMA OPERACIONAL   OS/2
HTML (HYPERTEXT MARK-UP LANGUAGE) - LINGUAGEM UTILIZADA PARA CRIAR DOCUMENTOS NA INTERNET. É UM SUBCONJUNTO DE UMA OUTRA LINGUAGEM MAIS GENÉRICA, A STANDART GENERALIZED MARKUP LANGUAGE (SGML). O HTML PERMITE A CRIAÇÃO DE DOCUMENTOS QUE PODEM SER LIDOS EM QUALQUER TIPO DE COMPUTADOR. PARA ESCREVER DOCUMENTOS HTML NÃO É NECESSÁRIO MAIS DO QUE UM EDITOR DE TEXTO SIMPLES E CONHECIMENTOS DOS CÓDIGOS QUE COMPÕEM A LINGUAGEM. OS CÓDIGOS, CONHECIDOS COMO TAGS, SERVEM PARA INDICAR A FUNÇÃO DE CADA ELEMENTO DA PÁGINA NA REDE.
HTTP (HYPER TEXT TRANSFER PROTOCOL) - PROTOCOLO, MEIO OU LINGUAGEM DE TRANSMISSÃO DAS PÁGINAS. É ESSE O PROCESSO UTILIZADO PELA WEB.
HUB - DISPOSITIVO QUE UNE LINHAS DE COMUNICAÇÃO EM UM LOCAL CENTRAL, FORNECENDO UMA CONEXÃO COMUM A TODOS OS DISPOSITIVOS DE REDE.
HYTELNET - ÍNDICE DE RECURSOS DA INTERNET, BASEADO EM MENUS, PODE SER ACESSADO VIA TELNET. CONTÉM CATÁLOGOS DE BIBLIOTECAS, BANCOS DE DADOS E BIBLIOGRAFIAS, BBSS E SERVIÇOS DE INFORMAÇÕES DA REDE. PODE OPERAR ATRAVÉS DE UM PROGRAMA CLIENTE EM UM COMPUTADOR CONECTADO À INTERNET, OU ATRAVÉS DA WWW.
I
I/O (ENTRADA/SAÍDA) - ENTRADA SÃO OS DADOS QUE FLUEM PARA O SEU COMPUTADOR. SAÍDA SÃO AQUELES DADOS QUE JÁ FORAM PROCESSADOS. PORTANTO,  I/O PODE SE REFERIR ÀS PORTAS PARALELA E SERIAL, AO TECLADO, AO MONITOR DE VÍDEO E AOS DISCOS RÍGIDOS E FLEXÍVEIS.
IAP (INTERNET ACCESS PROVIDERS) - PROVEDORES DE ACESSO À INTERNET.
ÍCONE - SÍMBOLOS GRÁFICOS UTILIZADOS NO AMBIENTE WINDOWS PARA REPRESENTAR FUNÇÕES.
ICQ  - SISTEMA DESENVOLVIDO PELA MIRABILIS QUE PERRMITE ENCONTRAR  PESSOAS CONECTADAS EM TEMPO REAL E MANTER CONVERSAS OU SESSÕES DE CHAT. PARA ISSO, É NECESSÁRIO QUE A OUTRA PESSOA TAMBÉM TENHA O PROGRAMA INSTALADO NO COMPUTADOR E ESTEJA REGISTRADA NA REDE ICQ.
IDE - SISTEMA DE TROCA DE DADOS DO WINCHESTER. EXISTEM SISTEMAS MAIS RÁPIDOS, COMO O FAST-IDE (FAST-ATA) OU SCSI ( TECNOLOGIA BEM DIFERENTE, VOLTADA PARA MULTIPROCESSAMENTO - REDES, OU SCANNERS, CD ROMS).
IETF (INTERNET ENGENEERING TASK FORCE) - COMUNIDADE ABERTA DE DESENVOLVEDORES DE RECURSOS PARA A INTERNET.
INBOX (CAIXA DE ENTRADA) - ONDE SÃO ARMAZENADAS AS MENSAGENS RECEBIDAS.
INFOBAHN - O MESMO QUE SUPER-RODOVIA DE INFORMAÇÕES OU SUPER INFOHIGHWAY. É O CONJUNTO DE LIGAÇÕES ENTRE COMPUTADORES, FORMANDO UMA REDE DE REDES, COM MEIOS DE COMUNICAÇÃO EXTREMAMENTE RÁPIDOS. NOME USADO AS VEZES ABUSIVAMENTE PELA MÍDIA TRADICIONAL PARA DESIGNAR AS REDES ATUALMENTE EXISTENTES, EM PARTICULAR A INTERNET, POIS A GRANDE MAIORIA DELAS AINDA TEM INTERLIGAÇÕES BASTANTE LENTAS.
INFORMÁTICA - ESTUDO CIENTÍFICO DAS INFORMAÇÕES, COMPREENDENDO A COLETA, ARMAZENAMENTO, CLASSIFICAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E SUA DISSEMINAÇÃO.
INFORNET - NEOLOGISMO USADO PARA REFERÊNCIA SIMULTÂNEA À  INFORMÁTICA E INTERNET .
INPUT - INFORMAÇÕES SUBMETIDAS AO COMPUTADOR PARA PROCESSAMENTO, DIGITADAS NO TECLADO, LIDAS DE UM ARQUIVO EM DISCO ETC.
INPUT/OUTPUT (ENTRADA/SAÍDA) - DUAS DAS TRÊS ATIVIDADES (ENTRADA, PROCESSAMENTO E SAÍDA) QUE CARACTERIZAM UM COMPUTADOR. ENTRADA E SAÍDA SÃO AS TAREFAS COMPLEMENTARES DE LEITURA E TRANSFERÊNCIA DE DADOS AO MICROPROCESSADOR E, DEPOIS QUE FOREM PROCESSADOS, À SUA COMUNICAÇÃO AO USUÁRIO ATRAVÉS DE UM DISPOSITIVO COMO VÍDEO, UMA UNIDADE DE DISCO OU UMA IMPRESSORA. O TECLADO E O MOUSE SÃO DISPOSITIVOS DE ENTRADA QUE COLOCAM INFORMAÇÕES À DISPOSIÇÃO DO COMPUTADOR; O VÍDEO E A IMPRESSORA SÃO DISPOSITIVOS DE SAÍDA COM OS QUAIS O COMPUTADOR COLOCA OS SEUS RESULTADOS À DISPOSIÇÃO DO USUÁRIO. A UNIDADE DE DISCO É, AO MESMO TEMPO, UMA UNIDADE DE ENTRADA E SAÍDA, PORQUE PERMITE A LEITURA PARA FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES AO COMPUTADOR E A GRAVAÇÃO PARA REGISTRO DOS RESULTADOS DE PROCESSAMENTO.
INTERATIVO - PROCESSO DE COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DO QUAL O USUÁRIO RECEBE RESPOSTA IMEDIATA A UM COMANDO DADO AO COMPUTADOR.
INTERFACE -  1-PLACA, CONECTOR OU OUTRO DISPOSITIVO QUE CONECTA COMPONENTES DE HARDWARE AO COMPUTADOR, PARA QUE AS INFORMAÇÕES POSSAM SER TRANSFERIDAS DE UM LOCAL PARA OUTRO. 2-CONEXÃO ENTRE DOIS DISPOSITIVOS EM UM SISTEMA DE COMPUTAÇÃO. 3-FORMA (TEXTO OU GRÁFICO) DE COMUNICAÇÃO ENTRE O COMPUTADOR E O USUÁRIO.
INTERFACE DE CARACTERES - VEJA INTERFACE GRÁFICA.
INTERFACE GRÁFICA - APARÊNCIA TÍPICA DE UM SISTEMA OPERACIONAL QUE É ADOTADA PO OUTROS SOFTWARES PARA FACILITAR A COMUNICAÇÃO E A INTERAÇÃO ENTRE O HARDWARE E O USUÁRIO. ESSA APARÊNCIA RESULTA DE UM CONJUNTO DE INSTRUÇÕES QUE DETERMINAM COMO AS INFORMAÇÕES DEVEM SER APRESENTADAS E COMO OS USUÁRIOS PODEM DAR ENTRADA NOS COMANDOS DE OPERAÇÃO (POR EXEMPLO, ATRAVÉS DE ÍCONES, QUE SÃO PEQUENAS IMAGENS REPRESENTATIVAS DA AÇÃO QUE SE DESEJA QUE O COMPUTADOR EXECUTE). A INTERFACE GRÁFICA SE DIFERENCIA DA INTERFACE DE CARACTERES POR NÃO EXIGIR A DIGITAÇÃO DE COMANDOS E POR PERMITIR A EXIBIÇÃO DE TEXTOS FORMATADOS (COMO LETRAS ACENTUADAS E PARÁGRAFOS VARIADOS) E  IMAGENS.
INTERNAUTA - ALGUÉM QUE PASSA MUITO TEMPO ONLINE, EXPLORANDO A INTERNET.
INTERNET - CONJUNTO MUNDIAL DE REDES INTERLIGADAS QUE UTILIZA, BASICAMENTE, OS  PROTOCOLOS  TCP/IP PARA A COMUNICAÇÃO. NESSA GRANDE REDE HÁ UMA "CENTRAL" DE LINHAS DE COMUNICAÇÃO DE DADOS DE ALTA VELOCIDADE (BACKBONE) ENTRE OS NÓS PRINCIPAIS (COMPUTADORES DENOMINADOS HOST), COMPOSTO DE MILHARES DE SISTEMAS QUE ROTEAM DADOS E MENSAGENS. UM OU MAIS NÓS DA INTERNET PODEM PARAR DE FUNCIONAR SEM COMPROMETE-LA COMO UM TODO, ISSO PORQUE ELA NÃO É CONTROLADA POR NENHUM COMPUTADOR OU REDE INDIVIDUAL. A INTERNET SURGIU COMO UMA REDE DESCENTRALIZADA, DENOMINADA ARPANET, CRIADA NA DÉCADA DE 60, NAS DEPENDÊNCIAS DAS FORÇAS ARMADAS NORTE-AMERICANAS. ESSA REDE DE DADOS ERA CAPAZ DE PERMANECER ATIVA AINDA QUE O PAÍS SOFRESSE UM ATAQUE NUCLEAR. O OBJETIVO ERA QUE, MESMO COM A MAIORIA DOS CABOS INTERROMPIDOS, AS INFORMAÇÕES AINDA ASSIM PUDESSEM CHEGAR AOS SEUS DESTINATÁRIOS EM PERFEITO ESTADO. DENTRE OUTRAS COISAS, A INTERNET POSSIBILITOU O APARECIMENTO DA WORLD WIDE WEB,   FTP,   CORREIO ELETRÔNICO, ETC.
INTERNET EXPLORER - BROWSER DA MICROSOFT, LANÇADO EM 1995. O IE ENCONTRA-SE HOJE DISPONÍVEL EM VERSÕES PARA WINDOWS E MACINTOSH.
INTERNET PROVIDER (PROVEDOR DE ACESSO) - EMPRESA QUE NOS FORNECE ACESSO À INTERNET.
INTERNET SOCIETY - ORGANIZAÇÃO VOLTADA A DAR APOIO AO CRESCIMENTO E EVOLUÇÃO DA INTERNET.
INTERNIC (INTERNET NETWORK INFORMATION CENTER) - ORGANIZAÇÃO AMERICANA QUE ATRIBUI NÚMEROS IP ÚNICOS A QUEM OS PEDIR E É TAMBÉM O GESTOR DA RAIZ (TOPO DA HIERARQUIA) DO DNS MUNDIAL. TAMBÉM MANTÉM UMA SÉRIE DE INFORMAÇÕES A RESPEITO DA INTERNET. 
INTRANET - É UMA REDE PRIVATIVA DE COMPUTADORES QUE SE BASEIA NOS PADRÕES DE COMUNICAÇÃO DE DADOS DA WWW, UTIIZANDO UM ALTO GRAU DE INDEPENDÊNCIA DE PLATAFORMA E A APARÊNCIA E O COMPORTAMENTO COMUNS DOS DOCUMENTOS HTML, PERMITINDO O ACESSO AOS PRINCIPAIS SERVIÇOS DA INTERNET ATRAVÉS DO BROWSER. É UTILIZADA NA COMUNICAÇÃO INTERNA DE UMAEMPRESA E/OU COMUNICAÇÃO COM OUTRAS EMPRESAS.
IOBASE - ENDEREÇO QUE FICA RESIDENTE NA MEMÓRIA DO COMPUTADOR (ENDEREÇOS DE I/O). QUANDO SE INSTALA UMA PLACA USA-SE UM IOBASE E IRQ ESPECÍFICOS.
IP (INTERNET PROTOCOL) - PROTOCOLO RESPONSÁVEL PELO ROTEAMENTO DE PACOTES ENTRE DOIS SISTEMAS QUE UTILIZAM A FAMÍLIA DE PROTOCOLOS TCP/IP. A TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO OCORRE MEDIANTE PEQUENOS PACOTES DE BITS QUE CONTÊM OS DADOS QUE ESTÃO SENDO ENVIADOS E O ENDEREÇO A QUE SE DIRIGEM. ESSES PACOTES SÃO REAGRUPADOS AO CHEGAR AO SEU DESTINO.
IP ADDRESS - VEJA ENDEREÇOS IP.
IRC (INTERNET RELAY CHAT) - UM TIPO DE PROGRAMA PARA CONVERSAS EM TEMPO REAL, POR MEIO DA INTERNET, CRIADO EM 1988 POR JARKKO OIKARINEN, DA UNIVERSIDADE DE OULU, NA FINLÂNDIA.
IRQ (INTERRUPT REQUEST LINES) - ENDEREÇO FÍSICO PARA COMUNICAÇÃO ENTRE ALGUNS DISPOSITIVOS PERIFÉRICOS E O HARDWARE. ATRAVÉS DESSE ENDEREÇO O DISPOSITIVO INFORMA SE ESTÁ APTO OU NÃO PARA SER UTILIZADO.
ISDN (INTEGRATED SERVICES DIGITAL NETWORK) - REDE DIGITAL DE SERVIÇOS INTEGRADOS. SISTEMA TELEFÔNICO DIGITAL QUE, MEDIANTE O USO DE EQUIPAMENTOS ESPECIAIS, MAS UTILIZANDO A REDE TELEFÔNICA COMUM, PERMITE ENVIAR E RECEBER VOZ E DADOS SIMULTANEAMENTE, ATRAVÉS DE UMA LINHA TELEFÔNICA.
ISO (INTERNATIONAL STANDARDS FOR ORGANIZATION) - É A ORGANIZAÇÃO QUE CRIA PADRÕES INTERNACIONAIS PARA DIVERSAS ÁREAS, INCLUINDO COMPUTADORES. DENTRE OS ÓRGÃOS QUE A COMPÕE ESTÃO O ANSI (AMERICANO), O BSI (INGLÊS), O AFNOR (FRANCÊS) E A ABNT (BRASILEIRA).

JAVA - LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO DESENVOLVIDA PELA SUN MICROSYSTEMS PARA A CRIAÇÃO DE PEQUENOS PROGRAMAS (APPLETS) PARA SEREM DISTRIBUÍDOS NA INTERNET. DIFERENTE DO JAVASCRIPT, O JAVA PERMITE A CRIAÇÃO DE UMA APLICAÇÃO INDEPENDENTE E POSSUI TODOS OS RECURSOS DE UMA LINGUAGEM DESTINADA À CRIAÇÃO DE APLICAÇÕES COMERCIAIS, ASSIM COMO A LINGUAGEM C (QUE SERVIU COMO MODELO PARA O JAVA) OU O CLIPPER. SEU SUCESSO NA WEB SE DEVE A POSSIBILIDADE DE SE CRIAR PROGRAMAS INDEPENDENTES DE PLATAFORMAS. 
JAVASCRIPT - LINGUAGEM "INTERPRETADA" DE CRIAÇÃO DE SCRIPTS DESENVOLVIDA PELA NETSCAPE E PELA SUN MICROSYSTEMS. É UMA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO FEITA PARA COMPLEMENTAR AS CAPACIDADES DO HTML. O CÓDIGO DE JAVASCRIPT É ENVIADO AO CLIENTE COMO PARTE DO CÓDIGO HTML DE UMA PÁGINA, E PODE SER UTILIZADO PARA CRIAR EFEITOS ESPECIAIS, COMO BOTÕES ANIMADOS, SONS ETC.
JPEG/JPG (JOINT PHOTOGRAPHIC EXPERTS GROUP) - PADRÃO DE COMPRESSÃO DE IMAGENS, NORMALMENTE UTILIZADO PARA FOTOGRAFIAS E ACEITO POR TODOS OS NAVEGADORES. PERMITE ALTA TAXA DE COMPRESSÃO E BOA QUALIDADE.
JUMPER - PEQUENOS INTERRUPTORES DE PLÁSTICO USADOS NAS PLACAS  DE  HARDWARE PARA CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA.
JUNK - LIXO INFORMÁTICO.
K
KBPS - VELOCIDADE DE TRÁFEGO DE DADOS, EQUIVALENTE A MIL BITS POR SEGUNDO.
KERMIT - PROTOCOLO DE TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS USADO NAS COMUNICAÇÕES ASSÍNCRONAS. O KERMIT É UM PROTOCOLO MUITO CONHECIDO, UTILIZADO EM VÁRIOS SOFTWARES DE COMUNICAÇÃO POR LINHAS TELEFÔNICAS.
KERNEL - É O "CORAÇÃO" DE UM SISTEMA OPERACIONAL. A PARTE DO SISTEMA QUE GERENCIA A MEMÓRIA, OS ARQUIVOS E OS DISPOSITIVOS PERIFÉRICOS, MANTÉM A DATA E A HORA, ATIVA APLICAÇÕES E ALOCA OS RECURSOS DO SISTEMA.
KEYBOARD - TECLADO.
KEYWORD (PALAVRA-CHAVE) - PALAVRA USADA EM FERRAMENTAS DE BUSCA OU BASE DE DADOS, QUE TRAZ EM SI O SIGNIFICADO DE UM ASSUNTO.
KILOBYTE (KB) - EQUIVALE A 1024 BYTES. VEJA MEGABYTE.
KNOWBOT - FERRAMENTA QUE PERMITE PESQUISAR DIVERSOS BANCOS DE DADOS À PROCURA DE ENDEREÇOS ELETRÔNICOS E OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE USUÁRIOS DA INTERNET.
L
LAN (LOCAL AREA NETWORK) - REDE DE COMPUTADORES LOCAL LIMITADA A CURTAS DISTÂNCIAS.
LAN MANAGER - SISTEMA OPERACIONAL DE REDE, DESENVOLVIDO PELA MICROSOFT E PELA 3COM, EXECUTADO NOS MICROS PC. O SERVIDOR DE ARQUIVOS É UMA VERSÃO DO OS/2 E OS PCS CLIENTES PODEM SER BASEADOS EM OS/2, DOS, WINDOWS, UNIX OU MACINTOSH. AS FUNÇÕES DE ESPELHAMENTO DE DISCO, DUPLICAÇÃO DE DISCO E MONITORAMENTO DE UPS ESTÃO DISPONÍVEIS COMO PARTE DO SISTEMA OPERACIONAL DE REDE.
LANTASTIC - POPULAR SISTEMA OPERACIONAL DE REDE, NÃO HIERARQUIZADA, PRODUZIDO PELA ARTISOFT INC. E QUE PODE SER EXECUTADO COM O DOS OU O WINDOWS. A REDE PODE SER EXECUTADA COM TODAS AS ESTAÇÕES COMPARTILHANDO ARQUIVOS COM OUTRAS ESTAÇÕES OU, PARA MELHORAR O DESEMPENHO, COM UM PC ATUANDO COMO SERVIDOR DE ARQUIVOS DEDICADO. O SISTEMA FORNECE SUPORTE PARA ATÉ 300 USUÁRIOS, APRESENTA UM CD-ROM EMBUTIDO E PODE TRAFEGAR CORREIO ELETRÔNICO DE VOZ, ALÉM DE PODER SER CONECTADO AO AMBIENTE NETWARE.
LAPTOP - PEQUENO E LEVE COMPUTADOR PORTÁTIL. TEM GRANDE ESPAÇO DE ARMAZENAMENTO E EXCELENTE CAPACIDADE DE PROCESSAMENTO.
LARGURA DE BANDA (BANDWIDTH) - DETERMINA A QUANTIDADE DE INFORMAÇÕES QUE PODEM TRAFEGAR POR UM DETERMINADO CANAL. 
LAYOUT - O PLANO OU DESENHO GLOBAL DE UM DOCUMENTO. NA PROGRAMAÇÃO, A ORDEM E A SEQÜÊNCIA DA ENTRADA E DA SAÍDA. NO PROJETO DE COMPUTADORES, A DISPOSIÇÃO DE CIRCUITOS E OUTROS COMPONENTES DO SISTEMA.
LCD (LIQUID CRYSTAL DISPLAY) - TELA DE CRISTAL LÍQUIDO.
LER (LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO) - DOENÇA CAUSADA POR MOVIMENTOS REPETITIVOS. MANIFESTA-SE COMO TENDINITES, COTOVELO-DE-TENISTA, DORES NO PUNHO, INCAPACIDADE DE SEGURAR OBJETOS E DOR AGUDA NOS DEDOS, PUNHOS E COTOVELOS.
LIBRARY (BIBLIOTECA) - NA PROGRAMAÇÃO, UMA COLETÂNEA DE ROTINAS GRAVADAS EM UM ARQUIVO. CADA CONJUNTO DE INSTRUÇÕES DA BIBLIOTECA TÊM UM NOME, E CADA QUAL EXECUTA UMA TAREFA DIFERENTE E ESPECÍFICA. CONJUNTO DE SOFTWARES E ARQUIVOS DE DADOS.
LINGUAGEM COMPILADA - UMA LINGUAGEM QUE É TRADUZIDA EM CÓDIGO DE MÁQUINA ANTES DA EXECUÇÃO DOS PROGRAMAS, AO CONTRÁRIO DAS LINGUAGENS INTERPRETADAS, QUE SÃO TRADUZIDAS E EXECUTADAS UMA INSTRUÇÃO DE CADA VEZ.
LINGUAGEM DE MACRO - LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO SIMPLIFICADA QUE PERMITE ESCREVER MACROS.
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO - QUALQUER LINGUAGEM ARTIFICIAL QUE POSSA SER USADA PARA DEFINIR UMA SEQÜÊNCIA DE INSTRUÇÕES QUE, EM ÚLTIMA ANÁLISE, SERÃO PROCESSADAS E EXECUTADAS PELO COMPUTADOR.
LINGUAGEM PROCEDURAL - LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO NA QUAL O ELEMENTO BÁSICO É A PROCEDURE (UMA SEQÜÊNCIA DE INSTRUÇÕES - ROTINA, SUB-ROTINA OU FUNÇÃO - ASSOCIADAS A UM NOME PRÓPRIO). AS LINGUAGENS DE ALTO NÍVEL (C, PASCAL, BASIC, FORTRAN, COBOL, ADA) SÃO TODAS LINGUAGENS PROCEDURAIS.
LINGUAGEM SCRIPT - LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO CUJO CÓDIGO FONTE É INTERPRETADO PELO PROGRAMA EM TEMPO DE EXECUÇÃO. ASSIM O BROWSER INTERPRETA HTML, JAVASCRIPT E VBSCRIPT.
LINHA COMUTADA (DIAL-UP) - CONEXÃO ENTRE DOIS COMPUTADORES LIGADOS ATRAVÉS DE LINHAS TELEFÔNICAS COMUNS E MODEMS. A MAIORIA DAS PESSOAS QUE SE CONECTAM À INTERNET DE SUAS RESIDÊNCIAS UTILIZAM LINHAS COMUTADAS
LINHA DEDICADA - LINHA TELEFÔNICA QUE FICA PERMANENTEMENTE LIGADA ENTRE DOIS LUGARES. LINHAS DEDICADAS SÃO ENCONTRADAS FREQUENTEMENTE EM CONEXÕES DE TAMANHO MODERADO A UM PROVEDOR DE ACESSO.
LINHA DISCADA - LINHA TELEFÔNICA PADRÃO.
LINK - ABREVIAÇÃO DE HIPERLINK. É O PONTO DE LIGAÇÃO COM OUTRAS PÁGINAS. PODE SER PALAVRAS, FRASES INTEIRAS OU IMAGENS. É UMA BUSCA DE INFORMAÇÕES NÃO LINEAR. 
LINUX - SISTEMA OPERACIONAL CRIADO PELO FINLANDÊS LINUS TORVALDS. VEM SENDO IMPLEMENTADO POR UMA ATIVA COMUNIDADE DE PROGRAMADORES EM TODO O MUNDO. INTEGRA O FREE SOFTWARE MOVEMENT (MOVIMENTO PELO SOFTWARE LIVRE). É GRÁTIS E SEU CÓDIGO É ABERTO, OU SEJA, QUALQUER PESSOA PODE MODIFICÁ-LO.
LISTA DE DISTRIBUIÇÃO - PERMITE A CRIAÇÃO DE GRUPOS DE DISCUSSÃO USANDO APENAS CORREIO ELETRÔNICO. FUNCIONA POR MEIO DE UM SERVIDOR DE LISTAS, PROGRAMA RESPONSÁVEL POR MANTER O NOME DOS USUÁRIOS QUE ASSINAM O SERVIÇO. OS USUÁRIOS UTILIZAM O CORREIO ELETRÔNICO PARA MANDAR MENSAGENS PARA O SERVIDOR DE LISTAS, QUE SE ENCARREGA DE ENVIAR UMA CÓPIA PARA CADA UM DOS PARTICIPANTES.
LISTAS DE DISCUSSÃO - GRUPO QUE DISCUTE UM ASSUNTO, GERALMENTE NA INTERNET OU BBS, PELO CORREIO ELETRÔNICO. VOCÊ PODE PARTICIPAR OU SE INSCREVER NA LISTA, APÓS O QUAL PASSARÁ A RECEBER REGULARMENTE AS NOVIDADES EM SUA CAIXA POSTAL.
LISTSERV - SOFTWARE SERVIDOR QUE MANTÉM OS GRUPOS DE DISCUSSÃO, TAMBÉM CONHECIDOS COMO NEWSGROUPS. O MAIS FAMOSO CONJUNTO DE GRUPOS DE DISCUSSÃO É A USENET.
LOG - REGISTRO DAS TRANSAÇÕES OU ATIVIDADES REALIZADAS EM UM SISTEMA DE COMPUTADOR.
LOG FILE - ARQUIVOS ARMAZENADOS EM UM SERVIDOR QUE DETALHAM A ATIVIDADE DO MESMO. UTILIZANDO OS LOGS, PODE-SE SABER QUE PÁGINAS SÃO MAIS ACESSADAS EM UM SITE, AS DATAS E HORAS EM QUE SÃO ACESSADAS E ATÉ DE ONDE VÊM OS PEDIDOS.
LOGIN - O NOME DA CONTA USADA PARA ACESSAR UM SISTEMA DE COMPUTADOR E A SENHA, OU SEJA, FAZER A IDENTIFICAÇÃO PERANTE UM COMPUTADOR.
LOGOFF -ENCERRAR UMA SESSÃO EM UM COMPUTADOR ACESSADO ATRAVÉS DE UMA LINHA DE COMUNICAÇÃO. TAMBÉM CHAMADO DE LOG OUT (EFETUAR LOGOUT, DESCONECTAR-SE).
LOGON - PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DO USUÁRIO PARA O COMPUTADOR.
LOOKUP - DETERMINA A IMPOSSIBILIDADE DE ENCONTRAR UMA PÁGINA WEB.
LOOP -CONJUNTO DE INSTRUÇÕES DE UM PROGRAMA EXECUTADO REPETIDAMENTE. PODE SER UM NÚMERO FIXO DE VEZES OU ATÉ QUE ATÉ ALGUMA CONDIÇÃO SEJA VERDADEIRA OU FALSA.
LPT - ABREVIATURA DE LINE PRINTER . AS PORTAS PARALELAS DO COMPUTADOR SÃO DENOMINADAS COMO LPT1, LPT2, LPT3..
LYCOS - BANCO DE DADOS COM ENDEREÇOS DA INTERNET. O LYCOS CONTÉM UMA FERRAMENTA DE PROCURA QUE PODE SER CONFIGURADA DE ACORDO COM AS SUAS NECESSIDADES.
LYNX - BROWSER DA WEB EM MODO TEXTO.
M
M (MEGA) - VALOR QUE CORRESPONDE A 1024 VEZES 1024. UM G (GIGA) EQUIVALE A 1024 MEGA E UM T (TERA)  EQUIVALE A 1024 GIGA.
MACINTOSH -SÉRIE BASTANTE CONHECIDA DE COMPUTADORES PESSOAIS LANÇADA EM JANEIRO DE 1984 PELA APPLE COMPUTER CORPORATION. O MACINTOSH FOI UM DOS PRIMEIROS COMPUTADORES PESSOAIS A INCORPORAR UMA INTERFACE GRÁFICA COM O USUÁRIO E O PRIMEIRO A USAR UM DISQUETE DE 3,5 POLEGADAS. FOI TAMBÉM O PRIMEIRO A USAR O MICROPROCESSADOR DE 32 BITS 68000 DA MOTOROLA. APESAR DE SEUS RECURSOS AMIGÁVEIS O MACINTOSH PERDEU PARTE DO MERCADO NA DÉCADA DE 1990, CEDENDO TERRENO AOS COMPUTADORES COMPATÍVEIS COM PC, MAS AINDA É BASTANTE UTILIZADO NA EDITORAÇÃO ELETRÔNICA E EM APLICAÇÕES GRÁFICAS.
MACRO - PEQUENA ROTINA DE PROGRAMAÇÃO. MUITO UTILIZADA PARA REALIZAR TAREFAS REPETITIVAS E LONGAS.
MAIL (CORREIO ELETRÔNICO) - GERALMENTE CONTÉM O SÍMBOLO ARROBA "@".
MAIL-BOMBA - ENCHER A CAIXA POSTAL DE UM USUÁRIO DA INTERNET COM UM VOLUME EXCESSIVAMENTE GRANDE DE MENSAGENS, DE FORMA A IMPEDIR A SUA UTILIZAÇÃO.
MAILING LIST - LISTAS DE USUÁRIOS QUE PROPÕE O DEBATE DE DETERMINADOS ASSUNTOS, EM QUE AS MENSAGENS SÃO DISTRIBUÍDAS VIA CORREIO ELETRÔNICO.
MAINFRAME - COMPUTADOR DE GRANDE PORTE OU COMPUTADOR CENTRAL DE UMA INSTALAÇÃO. CHAMADO TAMBÉM DE SERVIDOR CORPORATIVO.
MAN (METROPOLITAN AREA NETWORK) - REDE QUE ABRANGE LONGAS DISTÂNCIAS.
MAPA CLICÁVEL - IMAGEM QUE CONTÉM VÁRIOS HIPERLINKS.
MAPEAR - COMANDO PARA TRANSFORMAR UNIDADES DE DISCOS DE COMPUTADORES REMOTOS EM UNIDADES LÓGICAS LOCAIS.
MAPI - UM DOS PROTOCOLOS USADO PELO CORREIO ELETRÔNICO
MBPS (MEGABITS POR SEGUNDO) - VELOCIDADE DE TRÁFEGO DE DADOS, EQUIVALENTE A 10 MILHÕES DE BITS POR SEGUNDO.
MBR (MASTER BOOT RECORD) - REGISTRO DE INICIALIZAÇÃO. LOCAL DO DISCO RÍGIDO QUE CONTÉM A INICIALIZAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL.
MCI (MEDIA CONTROL INTERFACE) - PROTOCOLOS DO WINDOWS QUE GERENCIAM A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES ITENS MULTIMÍDIA.
MEGABYTE ( MB ) - UNIDADE DE MEDIDA DE ARMAZENAMENTO DO COMPUTADOR. UM MEGABYTE EQUIVALE A 1.024 KILOBYTES. VEJA GIGABYTE.
MEMÓRIA - ESPAÇO DE TRABALHO DE UM COMPUTADOR, CONSTITUÍDO POR UM CONJUNTO DE CIRCUITOS ELETRÔNICOS INTEGRADOS (CHIPS) QUE GERENCIA O TAMANHO E O NÚMERO DE SOFTWARES QUE PODEM SER EXECUTADOS AO MESMO TEMPO E A QUANTIDADE DE DADOS QUE PODEM SER PROCESSADOS SIMULTANEAMENTE. VEJA RAM.
MEMÓRIA ALTA (RESERVADA OU SUPERIOR) - EM UM PC É A PORÇÃO DE MEMÓRIA RAM PRINCIPAL (DE 640 KB A 1024 KB) NÃO UTILIZADA PELO DOS PARA EXECUÇÃO DE PROGRAMAS. É OCUPADA (NOS MICROS COM PLACAS DE VÍDEO VGA) PELA MEMÓRIA DE VÍDEO (640 A 768 K) E PELO "BIOS VGA" (768 A 800 K), FICANDO VAZIA A ÁREA ENTRE 800 K E 960 K QUE É UTILIZADA COMO RAM QUANDO USADOS PROGRAMAS GERENCIADORES DE MEMÓRIA.
MEMÓRIA BAIXA (CONVENCIONAL) - MEMÓRIA ENTRE 0 E 640 KBYTES UTILIZADA PELOS DOS.
MEMÓRIA CACHE - TIPO DE MEMÓRIA DE ALTA VELOCIDADE QUE UM PROCESSADOR PODE ACESSAR MAIS RAPIDAMENTE DO QUE A MEMÓRIA PRINCIPAL. OS DADOS UTILIZADOS COM FREQÜÊNCIA SÃO ARMAZENADOS NA MEMÓRIA CACHE, QUE SE LOCALIZA PRÓXIMA À UCP ( UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO ) E FUNCIONA EM CONJUNTO COM A MEMÓRIA PRINCIPAL.
MEMÓRIA CACHE PRIMÁRIA - ÁREA COM CERCA DE 16 KB (32 KB NA TECNOLOGIA MMX) DE ARMAZENAMENTO TEMPORÁRIO DE DADOS EXISTENTE NO PRÓPRIO PROCESSADOR. A MAIOR PARTE DOS DADOS NECESSÁRIOS AO PROCESSAMENTO FICA À DISPOSIÇÃO NESSE CACHE, REDUZINDO O NÚMERO DE LEITURAS NO DISCO.
MEMÓRIA CACHE SECUNDÁRIA - ÁREA COM CERCA DE 256 KB A 512 KB UTILIZADA PARA ARMAZENAMENTO TEMPORÁRIO DE DADOS E QUE MELHORA A VELOCIDADE DO COMPUTADOR. ESTA LOCALIZADA ENTRE A CPU E A MEMÓRIA PRINCIPAL.
MEMÓRIA CONVENCIONAL - UM DOS QUATRO TIPOS DE MEMÓRIA DE UM COMPUTADOR. OCUPA OS PRIMEIROS 640 K DA MEMÓRIA.
MEMÓRIA DE VÍDEO - CHIPS DE MEMÓRIA USADOS POR UMA PLACA DE VÍDEO PARA PROCESSAR AS IMAGENS. QUANTO MAIS MEMÓRIA UMA PLACA TIVER, MAIOR SERÁ A RESOLUÇÃO QUE ELA PODE ATINGIR.
MEMÓRIA ESTENDIDA -  TODA A MEMÓRIA ALÉM DE 1 MB (NUM COMPUTADOR COM 8 MB DE MEMÓRIA PRINCIPAL, EXISTEM 7 MB DE MEMÓRIA ESTENDIDA). COMO O DOS FOI DESENVOLVIDO PARA ATUAR SOMENTE NO LIMITE DE 640 KB, TODA ESSA MEMÓRIA FICOU DISPONÍVEL PARA OS APLICATIVOS DO SISTEMA E NÃO OS DO USUÁRIO. SEU MELHOR APROVEITAMENTO FAZ-SE POR PROGRAMAS GERENCIADORES.
MEMÓRIA EXPANDIDA - MEMÓRIA DESENVOLVIDA PARA QUE PROGRAMAS POSSAM UTILIZAR A MEMÓRIA PRINCIPAL ACIMA DO LIMITE DE 640 KB IMPOSTO PELO DOS. É UM TIPO DE MEMÓRIA NORMALMENTE NÃO ACESSÍVEL A APLICATIVOS RODANDO SOB DOS. REQUER O USO DE UM PROGRAMA ADMINISTRADOR DE MEMÓRIA.
MEMÓRIA FLASH - TIPO DE MEMÓRIA QUE RETÉM AS INFORMAÇÕES QUANDO A ENERGIA ELÉTRICA É INTERROMPIDA (MEMÓRIA NÃO-VOLÁTIL). USADO EM ALGUNS COMPUTADORES PARA ARMAZENAR AS INFORMAÇÕES RELATIVAS AO BIOS, QUE PODEM ASSIM SER ATUALIZADOS (SEM QUE O CHIP BIOS SEJA SUBSTITUÍDO) À MEDIDA QUE SURGEM NOVOS APERFEIÇOAMENTOS. A MEMÓRIA FLASH PODERÁ SER USADA NO FUTURO PARA SUBSTITUIR UNIDADES DE DISCO RÍGIDO. PODE SER REGRAVADA MUITAS VEZES.
MEMÓRIA PRINCIPAL - TAMBÉM CHAMADA DE MEMÓRIA RAM OU MEMÓRIA DO SISTEMA, É A MEMÓRIA DE TRABALHO DO COMPUTADOR. OS DADOS E PROGRAMAS (INCLUINDO O SISTEMA OPERACIONAL) FICAM NA MEMÓRIA RAM ENQUANTO ESTÃO SENDO PROCESSADOS. QUANDO UM TRABALHO É CONCLUÍDO E ARQUIVADO E O PROGRAMA ENCERRADO, A MEMÓRIA RAM É LIBERADA PARA NOVOS DADOS E NOVOS PROGRAMAS. ELA É DIVIDIDA EM MEMÓRIA CONVENCIONAL, MEMÓRIA RESERVADA, E MEMÓRIA ESTENDIDA OU EXPANDIDA.
MEMÓRIA SUPERIOR - MEMÓRIA ENTRE 640 KBYTES E 1 MBYTE.
MEMÓRIA VIRTUAL - ESPAÇO DO DISCO RÍGIDO USADO PELO WINDOWS PARA EXECUTAR APLICAÇÕES NAS QUAIS A MEMÓRIA RAM DISPONÍVEL NÃO É SUFICIENTE. QUANTO MAIS RAM , MAIS RÁPIDO O DESEMPENHO, E MENOR O USO DE MEMÓRIA VIRTUAL.
MEMÓRIA VOLÁTIL / NÃO VOLÁTIL - VOLÁTIL É AQUELA CUJO CONTEÚDO É APAGADO QUANDO O EQUIPAMENTO É DESLIGADO. A MEMÓRIA RAM É VOLÁTIL. A MEMÓRIA EPROM É NÃO-VOLÁTIL (SEU CONTEÚDO PERMANECE APÓS A MÁQUINA SER DESLIGADA).
MENU - SISTEMA DE ESCOLHA EM UM PROGRAMA. PARA ACIONAR UMA FUNÇÃO, ESCOLHA NO MENU.
MICROPROCESSADOR - CPU ALOJADA EM UM ÚNICO CHIP. OS MICROPROCESSADORES MODERNOS TÊM MAIS DE 1 MILHÃO DE TRANSISTORES EM UM CIRCUITO INTEGRADO COM POUCO MAIS DE CINCO CENTÍMETRO QUADRADOS. OS MICROPROCESSADORES SÃO O CORAÇÃO DE TODOS OS COMPUTADORES PESSOAIS. QUANDO A MEMÓRIA E A CORRENTE ELÉTRICA SÃO ACRESCENTADAS AO MICROPROCESSADOR - EXCLUINDO-SE OS PERIFÉRICOS -, TODOS OS ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA A EXISTÊNCIA DE UM COMPUTADOR ESTÃO PRESENTES.
MICROSOFT - A EMPRESA NORTE-AMERICANA MAIOR PRODUTORA MUNDIAL DE SOFTWARES PARA COMPUTADOR.
MICROSTRING - UMA CADEIA OU FILA DE MICROINSTRUÇÕES EM SEQUÊNCIA LÓGICA DE PROCESSAMENTO.
MIDI (MUSICAL INSTRUMENT DIGITAL INTERFACE) - UMA MANEIRA DE ARMAZENAR MÚSICAS COMO UMA SÉRIE DE INSTRUÇÕES COMPUTADORIZADAS. O ARQUIVO RESULTANTE PODE SER REPRODUZIDO EM UMA AMPLA VARIEDADE DE COMPUTADORES E INSTRUMENTOS ELETRÔNICOS.
MÍDIA PLAYER - PROGRAMA WINDOWS QUE PERMITE EXECUTAR VÁRIOS TIPOS DE MÍDIA: SOM, CLIPS DE VÍDEO.
MILISSEGUNDO (MS) - INTERVALO DE TEMPO CORRESPONDENTE À MILÉSIMA PARTE DO SEGUNDO. É USADA PARA MEDIR O TEMPO DE ACESSO NOS DISCOS RÍGIDOS. VEJA ACCESS TIME.
MIME (MULTIPURPOSE INTERNET MAIL EXTENSIONS) - É UM APERFEIÇOAMENTO DOS PADRÕES DO SISTEMA DE CORREIO DA INTERNET, QUE POSSUI A HABILIDADE DE TRANSFERIR DADOS NÃO-TEXTUAIS COMO GRÁFICOS, ÁUDIO, FAX, E PERMITE QUE SE ENVIE MENSAGENS COM A ACENTUAÇÃO EM PORTUGUÊS.
MIPS - MILHÕES DE INSTRUÇÕES POR SEGUNDO. MEDIDA UTILIZADA PARA DETERMINAR A VELOCIDADE DE TRANSMISSÃO DOS GRANDES COMPUTADORES.
MIRROR (SITE ESPELHADO) - SERVIDOR QUE CONTÉM UM CONJUNTO DE ARQUIVOS QUE É UMA DUPLICATA DO CONJUNTO EXISTENTE EM OUTRO SERVIDOR. OS SITES-ESPELHO EXISTEM PARA DIVIDIR A CARGA DE DISTRIBUIÇÃO ENTRE SITES.
MISSÃO CRÍTICA - SÃO AS OPERAÇÕES QUE NÃO DEVEM SER INTERROMPIDAS, SOB PENA DE COMPROMETER O DESEMPENHO DO SISTEMA OPERACIONAL.
MMX (MULTIMEDIA EXTENSIONS) - RECURSO EVOLUÍDO DE PROCESSADORES QUE PERMITE QUE O CHIP PROCESSE SONS E IMAGENS, MELHORANDO A VELOCIDADE DE PROCESSAMENTO. ATRAVÉS DESSA TECNOLOGIA, PLACAS AUXILIARES DE VÍDEO E SOM - E TAMBÉM PERIFÉRICOS COMO O FAX/MODEM - PODEM SER SUBSTITUÍDAS POR SOFTWARES.
MODEM (MODULATOR/DEMODULATOR) - DISPOSITIVO ELETRÔNICO QUE CONVERTE OS SINAIS ENVIADOS PELO COMPUTADOR EM SINAIS DE ÁUDIO, QUE SERÃO ENVIADOS AO LONGO DAS LINHAS TELEFÔNICAS E RECEBIDOS POR OUTRO MODEM QUE IRÁ RECEBER O SINAL SONORO E CONVERTÊ-LO DE VOLTA EM SINAIS DE COMPUTADOR. O MODEM TAMBÉM DISCA A LINHA, RESPONDE A UMA CHAMADA E CONTROLA A VELOCIDADE DE TRANSMISSÃO. A VELOCIDADE DO MODEM É MEDIDA EM BITS POR SEGUNDO (BPS).
MONITOR DE VÍDEO - A TELA DO COMPUTADOR.
MONITOR DUAL SCREEN -TECNOLOGIA MELHOR QUE A DE MATRIZ PASSIVA, INFERIOR A DE MATRIZ ATIVA.
MONITOR MATRIZ ATIVA - MELHOR QUALIDADE.TEM MELHOR BRILHO, CONTRASTE E NITIDEZ.
MONITOR MATRIZ PASSIVA - MONITOR DE MENOR CUSTO E QUALIDADE.
MONOCROMÁTICO - MONITOR NÃO COLORIDO,UMA SÓ COR (PRETO E BRANCO).
MONOTAREFA OU MONOPROGRAMAÇÃO – RECURSO DE UM EQUIPAMENTO OU SOFTWARE QUE PERMITE A EXECUÇÃO DE APENAS UM PROGRAMA POR VEZ. O MS-DOS É UM SISTEMA MONOTAREFA E MONOUSUÁRIO.
MONOUSUÁRIO – EQUIPAMENTO OU SOFTWARE QUE PERMITE O ACESSO DE APENAS UM USUÁRIO POR VEZ. VEJA MONOTAREFA.
MOSAIC - PRIMEIRO NAVEGADOR DA INTERNET COM HABILIDADE PARA MOSTRAR IMAGENS. FOI CRIADO PELO NATIONAL CENTER FOR SUPERCOMPUTING APPLICATIONS (NCSA), NOS EUA, EM 1993. 
MOTHERBOARD - VEJA  PLACA-MÃE.
MOUSE (RATO) - DISPOSITIVO QUE AUXILIA NO MANUSEIO DO SISTEMA, PRINCIPALMENTE SISTEMAS GRÁFICOS. O MOVIMENTO QUE VOCÊ FAZ COM O MOUSE, É REFLETIDO NA TELA. INDISPENSÁVEL AUXILIAR DO TECLADO.
MOUSE PAD - SUPERFÍCIE SOBRE A QUAL UM MOUSE PODE SER MOVIMENTADO, EM GERAL UMA ALMOFADA RETANGULAR FEITA DE BORRACHA, COBERTA COM TECIDO, PROPORCIONANDO MAIOR TRAÇÃO QUE UMA MESA DE MADEIRA OU VIDRO.
MOUSE PS/2 - OCUPA IRQ DIFERENTE, LIBERANDO AS PORTAS SERIAIS.
MOUSE SERIAL - LIGADO NA SAÍDA SERIAL DO COMPUTADOR. OCUPA UMA COM SERIAL E UMA IRQ.
MOZILLA - APELIDO DO BROWSER  NAVIGATOR, CRIADO PELA NETSCAPE CORPORATION.
MP3 - ABREVIAÇÃO DE LAYER-3 MPEG. PADRÃO DE COMPRESSÃO DE MÚSICA PRATICAMENTE SEM PERDA DE QUALIDADE.
MPEG (MOTION PICTURES EXPERTS GROUP) - ALGORITMO DE COMPRESSÃO DE ARQUIVOS DE ÁUDIO E VÍDEO. O FORMATO DE MPEG MAIS FAMOSO É O MP3.
MPU-401 INTERFACE - UM PADRÃO MIDI CRIADO PELA ROLAND CORPORATION E ADOTADO PELA MAIORIA DOS MÚSICOS PROFISSIONAIS QUE USA INSTRUMENTOS MIDI.
MS-DOS (MICROSOFT DISK OPERATING SYSTEM) - O MS-DOS - COMO OS OUTROS SISTEMAS OPERACIONAIS - SUPERVISIONA OPERAÇÕES COMO O I/O DE DISCO, O SUPORTE AO VÍDEO O CONTROLE DO TECLADO E DIVERSAS FUNÇÕES INTERNAS RELACIONADAS À EXECUÇÃO E À MANUTENÇÃO DE ARQUIVOS. O MS-DOS É UM SISTEMA OPERACIONAL MONO-USUÁRIO E MONOTAREFA COM UMA INTERFACE DE LINHA DE COMANDOS, LANÇADO EM 1981 PARA IBM PCS E EQUIPAMENTOS COMPATÍVEIS.
MUD (MULTIPLE USER DUNGEON OU MULTIPLE USER DIMENSION) - UM JOGO PARA VÁRIOS USUÁRIOS DA INTERNET, NORMALMENTE DISPONÍVEL EM QUALQUER SERVIDOR DA WEB. AS PESSOAS PODEM PASSEAR POR VÁRIOS AMBIENTES VIRTUAIS E CONVERSAR COM OUTROS USUÁRIOS. AS PESSOAS DESEMPENHAM PAPÉIS IMAGINÁRIOS, PODENDO SIMULAR UMA VARIEDADE DE CENÁRIOS, INCLUINDO FANTASIAS, EXPERIÊNCIAS QUÍMICAS E SALAS DE BATE-PAPO.
MULTICAST BACKBONE (MBONE) - PROTOCOLO DE ALTA VELOCIDADE USADO PARA DIFUNDIR ÁUDIO E VÍDEO NA INTERNET. PERMITE QUE UM CONJUNTO DE SITES POSSA TRANSMITIR ÁUDIO E VÍDEO EM TEMPO REAL A TODOS OS OUTROS.
MULTIMÍDIA - CAPACIDADE DE UM COMPUTADOR OU PROGRAMA DE USAR RECURSOS DE TEXTO, IMAGENS, SONS E ANIMAÇÃO. 
MULTIPROGRAMAÇÃO - TÉCNICA QUE PERMITE O GERENCIAMENTO DA TOTALIDADE DOS RECURSOS DO MICROCOMPUTADOR, INCLUINDO MEMÓRIA, SISTEMAS DE ARQUIVOS, TEMPO DE RESPOSTA AOS COMANDOS E DEMAIS FUNÇÕES DA CPU. VEJA MULTITAREFA.
MULTITAREFA -  É UM RECURSO DO SISTEMA OPERACIONAL, MAIS PROPRIAMENTE DO "ESCALONADOR DE PROCESSOS/TAREFAS", QUE PERMITE A EXECUÇÃO SIMULTÂNEA DE VÁRIOS APLICATIVOS NUMA MESMA MÁQUINA. NA MULTITAREFA PREEMPTIVA, ADOTADA A PARTIR DO WINDOWS NT E 9X, É O SISTEMA OPERACIONAL QUE GERENCIA O USO DO PROCESSADOR, SENDO OS RECURSOS LIBERADOS NA MEDIDA NECESSÁRIA PARA CADA APLICATIVO.  NA MULTITAREFA NÃO-PREEMPTIVA OU COOPERATIVA É O PRÓPRIO APLICATIVO O RESPONSÁVEL POR ESTA FUNÇÃO E, NESSE CASO, PROGRAMAS MAL ELABORADOS PODEM EXIGIR A TOTALIDADE DOS RECURSOS CAUSANDO O FAMOSO CONGELAMENTO (INCLUSIVE DO SISTEMA OPERACIONAL), SE OUTRO PROGRAMA OU FUNÇÃO FOR ATIVADA.
MULTIUSUÁRIO – RECURSO QUE PERMITE O ACESSO SIMULTÂNEO DE DOIS OU MAIS USUÁRIOS A UM EQUIPAMENTO OU SOFTWARE.
N
NANOSSEGUNDO - UM BILIONÉSIMO DE SEGUNDO. O NANOSSEGUNDO É UMA MEDIDA DE TEMPO USADA PARA REPRESENTAR A VELOCIDADE DE COMPUTAÇÃO, PARTICULARMENTE A VELOCIDADE NA QUAL OS SINAIS ELÉTRICOS PERCORREM OS CIRCUITOS DENTRO DO COMPUTADOR.
NAVEGADOR - O MESMO QUE BROWSER. QUALQUER PROGRAMA UTILIZADO PARA NAVEGAR NA INTERNET.
NAVIGATOR - BROWSER CRIADO PELA NETSCAPE, EMPRESA FUNDADA POR MARC ANDREESSEN E ATUALMENTE INTEGRADA À AMERICA ONLINE. TEM SUA ORIGEM NO WEB MOSAIC DO NCSA E FOI UM DOS PRIMEIROS NAVEGADORES DA WEB DISPONÍVEL COMERCIALMENTE.
NE2000 - UM DOS MÉTODOS MAIS USADOS DE COMUNICAÇÃO EM REDES DE COMPUTADORES.PLACA DE REDE NE2000
NEOLOGISMO - PALAVRA OU EXPRESSÃO NOVA NUMA LÍNGUA.
NERD - PESSOA COM POUCA HABILIDADE DE RELACIONAMENTO, POUCO SOCIÁVEL, EM GERAL DESAJEITADA E COM ALTA CAPACIDADE DE CONCENTRAÇÃO E PERCEPÇÃO. AMANTE INVETERADO DE TECNOLOGIA. PREFERE APRENDER SOZINHO, FUÇANDO OU ATRAVÉS DE LEITURAS. AQUELE QUE TEM INTENSO DESEJO DE NOVIDADES TECNOLÓGICAS. MICREIRO.
NET (THE NET OU INTERNET) - VEJA INTERNET.
NETBEUI (NETBIOS EXTENDED USER INTERFACE) - UM DRIVER DE DISPOSITIVO DE REDE PARA A CAMADA DE TRANSPORTE FORNECIDO COM O LAN MANAGER DA MICROSOFT.
NETFIND - FERRAMENTA UTILIZADA PARA PROCURAR OS ENDEREÇOS ELETRÔNICOS DOS USUÁRIOS DA INTERNET.
NETIQUETTE OU NETIQUETA - CÓDIGO INFORMAL QUE DITA AS BOAS MANEIRAS NA INTERNET. É UM CONJUNTO DE REGRAS E CONSELHOS DE COMO SE COMPORTAR NA REDE.
NETNEWS (USENET NEWS, USENET OU NEWS) - SERVIÇO DE DISCUSSÃO ELETRÔNICA SOBRE OS MAIS VARIADOS ASSUNTOS, CADA QUAL ANCORADO POR UM GRUPO DE DISCUSSÃO.
NETWARE  - 1. SISTEMA OPERACIONAL MUITO POPULAR DE REDE MULTITAREFA DA NOVELL, QUE PODE SER EXECUTADO EM MÁQUINAS DA LINHA PC. FORNECE SUPORTE PARA DOS, WINDOWS, MACINTOSH, OS/2, UNIX, ETC 2. SOFTWARE PARA INTERLIGAR E GERENCIAR COMPUTADORES EM REDE.
NETWORK (REDE) - GRUPO DE COMPUTADORES E DISPOSITIVOS COMPLEMENTARES CONECTADOS POR MEIO DE RECURSOS DE COMUNICAÇÃO. A REDE PODE TER CONEXÕES PERMANENTES, COMO CABOS, OU TEMPORÁRIAS, COMO LINHAS TELEFÔNICAS OU OUTROS LINKS DE COMUNICAÇÃO. A REDE PODE SER UMA PEQUENA REDE LOCAL, FORMADA POR ALGUNS POUCOS COMPUTADORES, IMPRESSORAS E OUTROS DISPOSITIVOS, OU POR DIVERSOS COMPUTADORES GRANDES OU PEQUENOS DISTRIBUÍDOS POR UMA GRANDE ÁREA GEOGRÁFICA.
NEWBIE - UM NOVATO DA INTERNET É CHAMADO DE NEWBIE.
NEWS - GRUPO DE TROCA DE MENSAGENS NA INTERNET. NO CORREIO ELETRÔNICO, VOCÊ ENVIA MENSAGEM DIRETAMENTE PARA UMA OU MAIS PESSOAS. O NEWS É UM GRUPO DE NOTÍCIAS E MENSAGENS PÚBLICAS QUE PODE SER ACESSADO PELAS PESSOAS CADASTRADAS.
NEWSGROUPS (GRUPOS DE DISCUSSÃO) - RECURSO DA INTERNET QUE UTILIZA UM PROTOCOLO PRÓPRIO (NNTP) PARA PERMITIR O INTERCÂMBIO DE OPINIÕES ATRAVÉS DE GRUPOS DE DISCUSSÃO TEMÁTICOS. PARA PARTICIPAR DOS NEWSGROUPS É NECESSÁRIO TER ACESSO A UM SERVIDOR DE NEWS, E UM MESSENGER.
NEXT (NEXT SOFTWARE, INC) - EMPRESA FABRICANTE DE COMPUTADORES E DE SOFTWARE FUNDADA EM 1985 POR STEVEN JOBS. FOI ADQUIRIDA EM 1997 PELA APPLE COMPUTER.
NIC (NETWORK INFORMATION CENTER) - UMA LOCALIDADE DESIGNADA PARA FORNECER SERVIÇOS DE INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA OS USUÁRIOS DA REDE. VEJA INTERNIC.
NICE - LEGAL! BONITO!
NICKNAME - APELIDO.
NIS+ - VERSÃO ATUALIZADA DO NIS. SISTEMA DISTRIBUÍDO DE BASES DE DADOS QUE TROCA CÓPIAS DE ARQUIVOS DE CONFIGURAÇÃO UNINDO A CONVENIÊNCIA DA REPLICAÇÃO À FACILIDADE DE GERÊNCIA CENTRALIZADA. SERVIDORES NIS GERENCIAM AS CÓPIAS DE ARQUIVOS DE BASES DE DADOS, E CLIENTES NIS REQUEREM INFORMAÇÃO DOS SERVIDORES AO INVÉS DE USAR SUAS CÓPIAS LOCAIS DESTES ARQUIVOS.
NNTP (NETWORK NEWS TRANSFER PROTOCOL) - PADRÃO USADO PARA A TROCA DE MENSAGENS DOS USUÁRIOS DA USENET. 
NÓ - QUALQUER DISPOSITIVO CONECTADO A UMA REDE, INCLUSIVE SERVIDORES E ESTAÇÕES DE TRABALHO.
NOBREAK - VEJA UPS.
NOISE (RUÍDO) - QUALQUER INTERFERÊNCIA QUE AFETE O FUNCIONAMENTO DE UM DISPOSITIVO.
NOTEBOOK - COMPUTADORES PORTÁTEIS. LAPTOP, PDA.
NCSA (NATIONAL CENTER FOR SUPERCOMPUTING APPLICATIONS) - O CENTRO DE APLICAÇÕES PARA SUPERCOMAPUTADORES DA NSF. 
NTFS - SISTEMA DE ARQUIVOS USADO PELO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS NT.
NTSC (NATIONAL TELEVISION STANDARDS COMMITEE) - ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELO ESTABELECIMENTO DE NORMAS PARA TELEVISÕES E VÍDEOS NOS EUA, ONDE SE ORIGINOU O PADRÃO NTSC PARA A CODIFICAÇÃO DE CORES - UM SISTEMA DE CODIFICAÇÃO COMPATÍVEL COM OS SINAIS EM PRETO E BRANCO, E O PRIMEIRO SISTEMA USADO NA TELEVISÃO COMERCIAL EM CORES NOS ESTADOS UNIDOS.
NUKES - PROGRAMA QUE TRAVA O COMPUTADOR, DESCONECTA-O DA REDE E/OU REINICIA O SISTEMA. MUITO USADO NAS SALAS DE IRC.
O
OCR (OPTICAL CHARACTER RECOGNITION) - SISTEMA QUE TRANSFORMA IMAGENS GRÁFICAS EM SEU EQUIVALENTE TEXTO, PODENDO ESTA SER ALTERADA PELO EDITOR DE TEXTO.
ODBC (OPEN DATABASE CONNECTIVITY) - UMA INTERFACE QUE FORNECE UMA LINGUAGEM COMUM PARA QUE APLICAÇÕES DO WINDOWS TENHAM ACESSO A UM BANCO DE DADOS DE UMA REDE.
OEM (ORIGINAL EQUIPAMENT MANUFACTURER) - SISTEMA EM QUE UMA EMPRESA FABRICA UM EQUIPAMENTO E VENDE PARA QUE OUTRO PONHA SUA MARCA. O TECLADO DA MICROSOFT É UM OEM.
OFFLINE - EQUIPAMENTO ELETRÔNICO NÃO CONECTADO.
OLE (OBJECT LINKING AND EMBEDING) - VINCULAÇÃO E INCORPORAÇÃO DE OBJETOS. UM PADRÃO DO AMBIENTE WINDOWS QUE PERMITE QUE UM TRABALHO CRIADO EM UM PROGRAMA SEJA INSERIDO EM UM DOCUMENTO CRIADO EM OUTRO PROGRAMA. O OLE MANTÉM VÍNCULOS ENTRE O TRABALHO E O PROGRAMA NO QUAL FOI CRIADO, PERMITINDO A ATUALIZAÇÃO DA VERSÃO INSERIDA NO DOCUMENTO.
ONLINE - ESTAR CONECTADO A OUTRO SISTEMA PERMITINDO EXERCER ATIVIDADES AFINS ENTRE UM OU MAIS COMPUTADORES. OPOSTO DE OFF-LINE.
OS/2 - SISTEMA OPERACIONAL DE MODO PROTEGIDO, MEMÓRIA VIRTUAL E MULTITAREFA PARA COMPUTADORES PESSOAIS BASEADOS NOS PROCESSADORES INTEL E PENTIUM. O OS/2 PERMITE EXECUTAR A MAIORIA DAS APLICAÇÕES DO DOS, SENDO CAPAZ, TAMBÉM, DE LER OS DISCOS DO DOS. FOI DESENVOLVIDO COMO UM PROJETO CONJUNTO DA MICROSOFT E DA IBM, MAS É, AGORA, UM PRODUTO DA IBM.
OSI (OPEN SYSTEMS INTERCONNECT) - PADRÃO INTERNACIONAL DESENVOLVIDO PELA ISO PARA A INTERCONEXÃO DE COMPUTADORES. OS CHAMADOS SISTEMAS ABERTOS SÃO AQUELES QUE ATENDEM ÀS NORMAS OSI E PODEM, EM FUNÇÃO DISSO, SE COMUNICAR COM OUTROS COMPUTADORES.
OUTBOX - PASTAS ONDE AS MENSAGENS DE MAIL SÃO ARMAZENADAS .
OUTLOOK - PROGRAMA DE CORREIO ELETRÔNICO DA MICROSOFT.
OUTPUT -RESULTADOS DO PROCESSAMENTO, ENVIADOS PARA A TELA OU PARA A IMPRESSORA, ARMAZENADOS EM ARQUIVOS DE DISCO, OU ENVIADOS A OUTRO COMPUTADOR DE REDE.
OVERDRIVE - TIPO DE PROCESSADOR QUE SE ENCAIXA SOBRE O CHIP JÁ EXISTENTE E LHE DÁ UM GANHO DE VELOCIDADE DE PROCESSAMENTO. DESSA FORMA, EFETUA-SE UM UPGRADE NO SISTEMA.
P
PACKET - EM UMA TRANSMISSÃO POR REDE, OS DADOS SÃO DESMEMBRADOS EM PEQUENAS PORÇÕES CHAMADAS DE "PACOTES". O TAMANHO DOS "PACOTES" PODE VARIAR DE 40 ATÉ 32.000 BYTES, DEPENDENDO DA REDE. 
PACOTE - UNIDADE DE TRANSMISSÃO DE TAMANHO FIXO CONTENDO DÍGITOS BINÁRIOS. PODEM REPRESENTAR UMA MULTIPLICIDADE DE DADOS E TRAZ UM CABEÇALHO COM UM NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO.
PAD MOUSE (MOUSE PAD) - TAPETE DE BORRACHA QUE TEM O OBJETIVO DE FAZER O MOUSE DESLIZAR MAIS FACILMENTE DO QUE SE ARRASTADO EM OUTRAS SUPERFÍCIES.
PAGEVIEW - PÁGINA SOLICITADA ATRAVÉS DE UM CLIQUE OU UM COMANDO. PARA O MERCADO PUBLICITÁRIO UM PAGEVIEW É A UNIDADE DE MENSURAÇÃO DE UMA PÁGINA VISITADA.
PALMTOP - VER PDA.PAPEL DE PAREDE - IMAGEM DO FUNDO DA TELA.
PAR TRANÇADO - CABO DE REDE OU TELEFONE DE BAIXO CUSTO PRODUZIDO POR PARES DE FIOS DE COBRE TRANÇADOS UNS AOS OUTROS, FAZENDO COM QUE SE CANCELEM OS EFEITOS DE RUÍDOS ELÉTRICOS.
PARÂMETRO -VARIÁVEL QUE É PASSADA PARA UM PROGRAMA.
PARIDADE - UM ESQUEMA DE VERIFICAÇÃO (MAS NÃO NECESSARIAMENTE DE CORREÇÃO) DE ERROS DE NÍVEL BASTANTE BAIXO PARA COMUNICAÇÕES POR MODENS E OUTRAS COMUNICAÇÕES ASSÍNCRONAS USANDO OS OITO BITS DE DADOS.
PARTIÇÃO - DIVISÃO LÓGICA DO HD, DE FORMA QUE PAREÇAM EXISTIR VÁRIAS UNIDADES FÍSICAS DISTINTAS.
PASCAL - LINGUAGEM PROCEDURAL CONCISA CRIADA ENTRE 1967 E 1971 POR NIKLAUS WIRTH. É UMA LINGUAGEM ESTRUTURADA, COMPILADA, CONSTRUÍDA A PARTIR DO ALGOL, SIMPLIFICA A SINTAXE AO MESMO TEMPO EM QUE ACRESCENTA TIPOS DE DADOS E ESTRUTURAS COMO SUBFAIXAS, DADOS ENUMERADOS, ARQUIVOS REGISTROS E CONJUNTOS.
PASSWORD - SENHA DE SEGURANÇA UTILIZADA PARA DAR ACESSO A SERVIÇOS PRIVADOS.
PATH - CAMINHO QUE UM APLICATIVO PRECISA SEGUIR PARA ENCONTRAR UMA INFORMAÇÃO.
PC (PERSONAL COMPUTER) - COMPUTADOR PESSOAL
PCI (PERIPHERAL COMPONENT INTERCONNECT) - INTERCONEXÃO DE COMPONENTES PERIFÉRICOS. UM PADRÃO DE BARRAMENTO LOCAL INVENTADO PELA INTEL QUE PERMITE A ADIÇÃO DE ATÉ 10 DISPOSITIVOS DE BARRAMENTO LOCAL E SUPORTA OPERAÇÃO SIMULTÂNEA DA CPU E DO BARRAMENTO MESTRE. SUPORTA TAMBÉM O PROCESSADOR PENTIUM DE 64 BITS. VEJA USB.
PCMCIA - (PERIPHERAL COMPUTER MEMORY CARD INTERNATIONAL ASSOCIATION) - DISPOSITIVOS DE HARDWARE EM FORMA DE PEQUENOS CARTÕES. EM GERAL USADO PARA COMPUTADORES PORTÁTEIS (LAPTOPS E NOTEBOOKS).
PDA (PERSONAL DIGITAL ASSISTANTS) - COMPUTADORES QUE CABEM NA PALMA DA MÃO (PALMTOPS) E QUE TEM RECURSOS PARA ORGANIZAÇÃO PESSOAL E COMUNICAÇÃO MÓVEL.
PDF (PORTABLE DOCUMENT FORMAT) - FORMATO EM QUE AS ESPECIFICAÇÕES DO ARQUIVO (NEGRITO, ITÁLICO, TIPO E TAMANHO DE LETRA) SÃO ARMAZENADAS IDENTICAMENTE EM QUALQUER PLATAFORMA,  SISTEMA OPERACIONAL  E  APLICATIVO.
PENTIUM - MARCA REGISTRADA DO PROCESSADOR DA INTEL.
PEOPLEWARE - USUÁRIOS DO COMPUTADOR.
PERIFÉRICO - QUALQUER EQUIPAMENTO PLUGADO A UM MICROCOMPUTADOR COM OBJETIVO DE REALIZAR TAREFAS COMPLEMENTARES. 
PHREAKER - INVASORES DE SISTEMAS TELEFÔNICOS. UTILIZAM DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS CAPAZES DE INTERFERIR NAS LIGAÇÕES.
PICT - USADO PARA TRANSFERIR IMAGENS ENTRE DIFERENTES APLICATIVOS NO MACINTOSH. É MUITO EFICAZ NA COMPACTAÇÃO DE IMAGENS QUE CONTENHAM ÁREAS DE COR SÓLIDA.
PIF (PROGRAM INFORMATION FILE)- ARQUIVO NO WINDOWS QUE ESPECIFICA QUAIS RECURSOS DE MEMÓRIA E A FORMA COMO UM PROGRAMA NÃO WINDOWS SERÁ EXECUTADO.
PING (PACKET INTERNET GROUP) - O PING É UM PROGRAMA TCP/IP USADO PARA TESTAR O ALCANCE DE UMA REDE, ENVIANDO A NÓS REMOTOS UMA REQUISIÇÃO E ESPERANDO POR UMA RESPOSTA.
PIR (PONTO DE INTERNECONEXÃO DE REDES) - LOCAIS DE INTERCONEXÃO DE REDES DE MESMO NÍVEL (PEER NETWORKS). ASSEGURA UM ROTEAMENTO EFICIENTE E ORGANIZADO. NO BRASIL, OS TRÊS PRINCIPAIS PIR'S ESTÃO INSTALADOS EM BRASÍLIA, RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO.
PIXEL (PICTURE ELEMENT) - É O MENOR PONTO DE LUZ CUJA COR E LUMINOSIDADE PODEM SER CONTROLADAS NA TELA. AS IMAGENS SÃO FORMADAS COM A COMBINAÇÃO DE GRANDE NÚMERO DE PIXELS. O TERMO É USADO PARA SE REFERIR A RESOLUÇÃO DE UMA PLACA DE VÍDEO OU MONITOR. (EX: 800 X 600 PIXELS).
PLACA - UMA PEÇA PLANA QUE CONTÉM COMPONENTES ELETRÔNICOS. COMBINADOS, A PEÇA E OS COMPONENTES DESEMPENHAM FUNÇÃO ESPECÍFICA.
PLACA DE SOM - PERMITE A REPRODUÇÃO DE SONS EM UM COMPUTADOR.
PLACA DE VÍDEO - DETERMINA A PARTE GRÁFICA DO MICROCOMPUTADOR. CONTROLA A RESOLUÇÃO DAS IMAGENS E NÚMERO DE CORES.
PLACA-MÃE - PLACA PRINCIPAL DE CIRCUITOS DE UM COMPUTADOR, ONDE FICAM SEUS COMPONENTES ESSENCIAIS. A PLACA-MÃE CONTÉM O MICROPROCESSADOR, A MEMÓRIA PRINCIPAL, OS CIRCUITOS DE APOIO, A CONTROLADORA E OS CONECTORES DO BARRAMENTO. OUTRAS PLACAS, INCLUSIVE AS PLACAS DE EXPANSÃO DE MEMÓRIA E AS PLACAS DE I/O, PODEM SER INSTALADAS NA PLACA-MÃE ATRAVÉS DOS CONECTORES DO BARRAMENTO.
PLATAFORMA - O TIPO DE COMPUTADOR, PROCESSADOR OU SISTEMA OPERACIONAL EM USO.
PLOTAR - MAPEAR OU DIAGRAMAR. CONECTAR PONTO A PONTO VALORES COORDENADOS.
PLOTTER - UMA UNIDADE GRÁFICA NA QUAL AS VARIÁVEIS DEPENDENTES SÃO TRAÇADAS POR UMA PENA CONTROLADORA AUTOMATICAMENTE, COMO UMA FUNÇÃO DE UMA OU MAIS VARIÁVEIS.
PLUG & PLAY - DISPOSITIVOS DE HARDWARE E SOFTWARE QUE FACILITAM A INSTALAÇÃO DE PERIFÉRICOS, POIS FAZ COM QUE ESTES SEJAM AUTOMATICAMENTE RECONHECIDOS PELO COMPUTADOR. 
PLUG-INS - APLICATIVOS QUE PODEM SER FACILMENTE INSTALADOS E USADOS COMO PARTE DO BROWSER, EM GERAL PARA EXECUÇÃO DE SOM, IMAGEM DE VÍDEO E ANIMAÇÕES. É MUITO COMUM A INCORPORAÇÃO DESSE RECURSO NAS PÁGINAS WEB E, CASO NÃO SEJAM INSTALADOS, A VISUALIZAÇÃO FICARÁ PREJUDICADA.
POP (POST OFFICE PROTOCOL) - PROTOCOLO DE ARMAZENAMENTO DE MENSAGENS ATÉ QUE O USUÁRIO SE CONECTE NA REDE.
POP3 (POST OFFICE PROTOCOL) - PROTOCOLO USADO POR PROGRAMAS DE CORREIO ELETRÔNICO PARA O RECEBIMENTO DE CORRESPONDÊNCIA. 
PORTA - PONTO EM UM COMPUTADOR QUE SERVE PARA RECEBER UMA CONEXÃO. EM UMA REDE, NORMALMENTE, A CADA PORTA ESTÁ ASSOCIADO UM DETERMINADO SERVIÇO.
PORTA PARALELA - PORTAS USADAS PARA LIGAR IMPRESSORAS, ALGUMAS CÂMERAS DE VÍDEO, ETC. SÃO DENOMINADAS LPT1 E LPT2.OS BYTES SÃO ENVIADOS DE 8 EM 8 (EM GERAL) PELA PORTA PARALELA, TORNANDO A COMUNICAÇÃO PARALELA BEM MAIS RÁPIDA QUE A SERIAL.
PORTA SERIAL- UMA POSIÇÃO DE ENTRADA/SAÍDA QUE TRANSMITE E RECEBE DADOS DE E PARA UMA UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO OU UM DISPOSITIVO DE COMUNICAÇÃO UTILIZANDO UM BIT DE CADA VEZ. SÃO USADAS NA COMUNICAÇÃO DE DADOS SERIAIS E COMO INTERFACES COM ALGUNS DISPOSITIVOS PERIFÉRICOS COMO MOUSES E IMPRESSORAS E DENOMINADAS DE COM1, COM2, COM3 E COM4.
PORTAL - SITES NA INTERNET QUE SERVEM COMO PONTO DE PARTIDA PARA OUTROS SITES OU PÁGINAS DA WEB. OS PORTAIS NORMALMENTE OFERECEM SERVIÇOS ON LINE COMO E-MAIL, BATE-PAPO, FÓRUM E CONTEÚDO PRÓPRIO. HTTP://BR.GEOCITIES.COM/ORMONDEZER/PLINKS.HTM
POST (POWER ON SELF TEST) - TESTES DE HARDWARE QUE SÃO EXECUTADOS AUTOMATICAMENTE QUANDO O COMPUTADOR É LIGADO. VERIFICA SE HÁ ALGUM PROBLEMA BÁSICO DE TECLADO, MEMÓRIA,  PLACAS CONTROLADORAS , ETC.
POSTING - UM ARTIGO INDIVIDUAL MANDADO PARA UM GRUPO DE DISCUSSÃO OU O ATO DE MANDAR UM ARTIGO PARA O MESMO.
POSTMASTER - E-MAIL DO RESPONSÁVEL PELO CORREIO ELETRÔNICO DE UM SITE.
POSTSCRIPT - LINGUAGEM DE PREPARAÇÃO DE PÁGINAS PARA IMPRESSÃO. TENTATIVA FEITA PELA ADOBE PARA CRIAR UM PADRÃO
PPP (POINT TO POINT PROTOCOL) - PROTOCOLO QUE PERMITE AO COMPUTADOR USAR OS PROTOCOLOS TCP/IP COM O PADRÃO TELEFÔNICO. SUBSTITUI O SLIP. O PPP OFERECE UMA MAIOR CORREÇÃO DE ERROS, ASSEGURANDO A INTEGRIDADE DOS ARQUIVOS OBTIDOS. SEU DESEMPENHO, PORÉM, É UM POUCO MAIS LENTO DO QUE DO SLIP.
PROCESSADOR - A UNIDADE DE PROCESSAMENTO E CONTROLE DO COMPUTADOR. O DISPOSITIVO (PLACA) DE CIRCUITOS ELETRÔNICOS QUE INTERPRETA E EXECUTA AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DA MÁQUINA. O PRINCIPAL FABRICANTE DE PROCESSADORES AINDA É A EMPRESA NORTE-AMERICANA INTEL, QUE ENTRE 1996 E 1997 LANÇOU AS LINHAS PENTIUM  E  MMX.
PROFILE -ANÁLISE PARA DETERMINAR O TEMPO GASTO EM DIVERSAS PARTES DO PROGRAMA PARA A SUA EXECUÇÃO.
PROFILING - TÉCNICA PELA QUAL OS ADMINISTRADORES DE SITES COLETAM INFORMAÇÕES PESSOAIS DOS INTERNAUTAS ENQUANTO ESTES NAVEGAM, INDEPENDENTEMENTE DE SUA VONTADE.
PROGRAMA - O MESMO QUE SOFTWARE.
PROM (PROGRAMMABLE READ-ONLY MEMORY) - TIPO DE MEMÓRIA DE LEITURA (ROM) QUE PERMITE A GRAVAÇÃO DE DADOS. DEPOIS QUE UM CHIP DE PROM É PROGRAMADO, SEU CONTEÚDO NÃO PODE SER MAIS MODIFICADO. EPROMS (PROMS APAGÁVEIS) E EEPROMS (PROMS APAGÁVEIS ELETRICAMENTE) PODEM SER APAGADAS E REPROGRAMADAS UM NÚMERO FINITO DE VEZES.
PROMPT - SINAL DE ESPERA PARA ENTRADA DE DADOS (CURSOR SINALIZA O LOCAL EXATO).
PROTETOR DE TELA (SCREEN SAVER) - PROGRAMA QUE ENTRA EM AÇÃO APÓS ALGUNS MINUTOS QUE O COMPUTADOR FICA LIGADO SEM USO.  VARIANDO A IMAGEM ELE EVITA QUE A IMAGEM ESTÁTICA MARQUE O MONITOR DEVIDO À QUEIMA DO FÓSFORO EXISTENTE NO TUBO DE IMAGEM.
PROTOCOLO - CONJUNTO DE REGRAS QUE ESPECIFICAM O FORMATO, A SINCRONIZAÇÃO, O SEQUENCIAMENTO E A VERIFICAÇÃO DE ERROS NA COMUNICAÇÃO ENTRE COMPUTADORES. O PROTOCOLO BÁSICO UTILIZADO NA INTERNET É O TCP/IP.
PROVEDOR DE ACESSO - EMPRESA COM DISPOSITIVOS LIGADOS À REDE PARA OBTER CONECTIVIDADE IP E REPASSÁ-LA A OUTROS INDIVÍDUOS. O PROVEDOR DE ACESSO TORNA POSSÍVEL AO USUÁRIO FINAL A CONEXÃO À INTERNET ATRAVÉS DE UMA LIGAÇÃO TELEFÔNICA LOCAL.
PROVEDOR DE INFORMAÇÃO - INSTITUIÇÃO QUE COLETA, ORGANIZA E MANTÉM INFORMAÇÕES ON-LINE.
PROXY - PROGRAMA QUE RESIDE NO FIREWALL E QUE TÊM ACESSO A DOIS LADOS DA INTERFACE: INTRANET E INTERNET. OS SERVIDORES QUE UTILIZAM O DISPOSITIVO FIREWALL/PROXY POSSUEM TODAS AS AÇÕES DOS USUÁRIOS REGISTRADAS EM LOG, ISTO É, UMA TRILHA INTERNA DE AUDITORIA REFERENTE ÀS TRANSAÇÕES REALIZADAS INTERNA E EXTERNAMENTE.
PYTHON - LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS PORTÁVEL E INTERPRETADA, DESENVOLVIDA E DISTRIBUÍDA GRATUITAMENTE POR SEU CRIADOR. PODE SER EXECUTADA EM VÁRIAS PLATAFORMAS, INCLUSIVE UNIX, WINDOWS, OS/2 E MACINTOSH E É USADA PARA DESENVOLVER APLICAÇÕES DE TCP/IP.
Q
QUERY - PROCESSO DE EXTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE UM BANCO DE DADOS E SUA APRESENTAÇÃO EM UMA FORMA ADEQUADA A USO.
QUIT - SAIR, FINALIZAR O USO DE UM PROGRAMA.
R
RAM (RANDOM ACCESS MEMORY) - MEMÓRIA DE ACESSO ALEATÓRIO. ACEITA COMANDOS DE LEITURA E ESCRITA. É ONDE SÃO CARREGADOS E ARMAZENADOS OS PROGRAMAS, COMANDOS QUE ENTRAM PELO TECLADO, MOUSE, ETC. É, TAMBÉM, ONDE SÃO ARMAZENADOS OS RESULTADOS DE OPERAÇÕES DOS PROGRAMAS APLICATIVOS. AS INFORMAÇÕES EXISTENTES NA RAM NÃO SÃO ESTÁVEIS E, CASO NÃO SEJAM SALVAS NO DISCO, SERÃO PERDIDAS AO SE DESLIGAR O COMPUTADOR. VEJA MEMÓRIA PRINCIPAL.
RAM-CMOS (COMPLEMENTARY METAL-OXIDE SEMICONDUTOR) - MEMÓRIA QUE ARMAZENA OS DADOS DO SETUP APÓS A CONFIRMAÇÃO DO COMANDO "SAVE TO CMOS AND EXIT". É ALIMENTADA POR UMA BATERIA DE LÍTIO OU NÍQUEL CÁDMIUM.
REALIDADE VIRTUAL - SIMULAÇÃO DA VIDA REAL ATRAVÉS DO COMPUTADOR OU OUTRO DISPOSITIVO ELETRÔNICO.
REDE - DOIS OU MAIS COMPUTADORES CONECTADOS ENTRE SI, PERMITINDO AOS SEUS USUÁRIOS O COMPARTILHAMENTO DE PROGRAMAS E ARQUIVOS. COM R MAIÚSCULO É USADO COMO SINÔNIMO DE INTERNET  /  WORLD WIDE WEB.
REDE CORPORATIVA - CONJUNTO DE REDES (LAN E WAN) E SISTEMAS (RESPONSÁVEIS PELO PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES) DENTRO DE UMA CORPORAÇÃO.
REGEDIT -APLICAÇÃO QUE PERMITE AO USUÁRIO EDITAR AS ENTRADAS DO REGISTRO.
REINICIALIZAR - ZERAR A MEMÓRIA E INICIALIZAR O SISTEMA OPERACIONAL. 
RELOAD (RECARREGAR) - ATUALIZAR A PÁGINA.
REMOTO - QUE ESTÁ DISTANTE. É COMO SE DENOMINA O COMPUTADOR QUE FORNECE UM SERVIÇO.
REPLACE - SUBSTITUIR
REPLY - RESPONDER.
RESET - RECOMEÇAR.UTILIZA-SE PARA EXECUTAR O SETUP, PARA BOOT, PARA DESTRAVAR A MÁQUINA (PELO TECLADO: CTRL ALT DEL OU PELO BOTÃO DE RESET NO GABINETE DO COMPUTADOR).
RESIDENTE - QUANDO UM PROGRAMA É RESIDENTE, ELE FICA NA MEMÓRIA ATÉ QUE A MÁQUINA SEJA DESLIGADA. QUANDO ELA É LIGADA NOVAMENTE, LÁ ESTÁ ELE TRABALHANDO AO MESMO TEMPO EM QUE OUTROS PROGRAMAS SÃO EXECUTADOS. ALGUNS ANTIVÍRUS SÃO RESIDENTES.
RESOLUÇÃO - QUALIDADE DA PLACA DE VÍDEO E DO MONITOR DE VÍDEO, QUANTO AO NÚMERO DE PONTOS (PIXELS) QUE PODE APRESENTAR.
RFC (REQUEST FOR COMMENTS) - PROCEDIMENTO PARA ESTABELECER OU PARA PROPOR NOVOS PADRÕES PARA A INTERNET. O RFC GUIA O DESENVOLVIMENTO DA WEB. AS DISCUSSÕES SÃO NORMALMENTE DE NÍVEL TÉCNICO.
RGB (RED, GREEN, BLUE) - MÉTODO DE GERAÇÃO DE CORES, ATRAVÉS DA COMBINAÇÃO DESSAS TRÊS CORES, VERMELHO, VERDE E AZUL.
RICH TEXT FORMAT - ADAPTAÇÃO FEITA PELA MICROSOFT, USADA PARA A TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS DE TEXTO FORMATADOS ENTRE APLICAÇÕES - INCLUSIVE APLICAÇÕES EXECUTADAS EM PLATAFORMAS DIFERENTES, COMO IBM, PCS E COMPATÍVEIS, E APPLE MACINTOSH.
ROBOTICS - RAMO DA ENGENHARIA VOLTADA PARA A CRIAÇÃO E O TREINAMENTO DE ROBÔS. A ROBÓTICA ABRANGE UMA GRANDE QUANTIDADE DE CAMPOS DE CONHECIMENTO, COMO A ENGENHARIA MECÂNICA E ELETRÔNICA, A CIBERNÉTICA, A BIÔNICA E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, SEMPRE COM A FINALIDADE DE EMPRESTAR AO PRODUTO FINAL O MÁXIMO DE SENSIBILIDADE, INDEPENDÊNCIA E FLEXIBILIDADE.
ROM (READ ONLY MEMORY) - MEMÓRIA SOMENTE DE LEITURA - MEMÓRIA NÃO VOLÁTIL POIS PERMANECE QUANDO COMPUTADOR É DESLIGADO. NÃO PODE SER ALTERADA PELO USUÁRIO. A BIOS É GRAVADA EM ROM. OS DADOS CONFIGURÁVEIS DA BIOS EM EPROM.
ROM-BIOS - CHIP USADO PELOS FABRICANTES PARA COLOCAR NO COMPUTADOR PROGRAMAS OU INFORMAÇÕES DE FORMA PERMANENTE. O TERMO ROM (READ ONLY ACCESS MEMORY) SE REFERE A UM TIPO DE MEMÓRIA CUJOS DADOS VEM GRAVADOS DA FÁBRICA E NÃO PODEM SER ALTERADOS.
ROUTE (ROTA) - CAMINHO NA REDE FEITO DESDE A ORIGEM ATÉ SEU DESTINO.
ROTEADOR (ROUTER) - DISPOSITIVO (PODE SER UM COMPUTADOR) QUE INTERLIGA DUAS OU MAIS REDES, INCLUSIVE AS QUE UTILIZAM DIFERENTES TIPOS DE CABOS E DIFERENTES VELOCIDADES DE TRANSMISSÃO. NO ENTANTO, O PROTOCOLO DEVE SER O MESMO. É RESPONSÁVEL PELO ENCAMINHAMENTO DE PACOTES DE COMUNICAÇÃO EM UMA REDE OU ENTRE REDES. ELE EXAMINA O ENDEREÇO DESTINATÁRIO DE UMA MENSAGEM E SELECIONA O CAMINHO MAIS EFICIENTE.
RS-232 - SISTEMA DE COMUNICAÇÃO SERIAL. VER PORTAS SERIAIS.
S
SAVE - SALVAR UM ARQUIVO DA MEMÓRIA RAM PARA O HD.
SCANNER - APARELHO QUE CAPTURA IMAGENS/TEXTOS DEPOSITADAS EM SUA SUPERFÍCIE TRANSFORMANDO-AS EM ARQUIVOS GRÁFICOS OU TEXTOS.
SCHEDULE - PROGRAMAR UM COMPUTADOR PARA EXECUTAR UMA AÇÃO ESPECÍFICA EM HORA E DATA DETERMINADAS.
SCRIPT - A DESCRIÇÃO DE UMA TAREFA COMPLEXA OU DE UMA SÉRIE DE TAREFAS USANDO UMA DETERMINADA LINGUAGEM, CHAMADA DE LINGUAGEM DE SCRIPTS. O SCRIPT PERMITE QUE O PROCEDIMENTO NELE DESCRITO SEJA EXECUTADO AUTOMATICAMENTE.
SCSI (SMALL COMPUTER SYSTEMS INTERFACE) - INTERFACE PARALELA PADRONIZADA DE ALTA VELOCIDADE. É USADA PARA CONECTAR MICROCOMPUTADORES A DISPOSITIVOS SCSI, COMO ALGUNS DISCOS RÍGIDOS E IMPRESSORAS, E A OUTROS COMPUTADORES E REDES LOCAIS.
SEARCH - PESQUISA.
SEARCH ENGINE - MÁQUINA DE PESQUISA. COMPUTADORES QUE TÊM COMO TAREFA PRINCIPAL PESQUISAR E CATALOGAR, POR CATEGORIA OU PALAVRA CHAVE, OS SITES CADASTRADOS E POSTERIORMENTE DISPONIBILIZAR EM FORMA DE BANCO DE DADOS.
SECURE COURIER - PERMITE OPERAR TRANSAÇÕES COM CARTÃO DE CRÉDITO ATRAVÉS DA INTERNET.
SECURE MIME - PERMITE CIFRAR E ASSINAR DIGITALMENTE AS MENSAGENS, BEM COMO O SECURE COURIER.
SEND - ENVIAR.
SENHA (PASSWORD) - CÓDIGO UTILIZADO PARA RESTRINGIR O ACESSO SOMENTE AS PESSOAS AUTORIZADAS (SEGURANÇA DE ACESSO).
SERVIDOR(SERVER) - EM UM A REDE LOCAL (LAN), UM COMPUTADOR ONDE SÃO PROCESSADOS SOFTWARES ADMINISTRATIVOS QUE CONTROLAM O ACESSO À REDE E SEUS RECURSOS (COMO UNIDADE DE DISCOS E IMPRESSORAS). O COMPUTADOR QUE FUNCIONA COMO SERVIDOR COLOCA SEUS RECURSOS À DISPOSIÇÃO DOS COMPUTADORES QUE FUNCIONAM COMO ESTAÇÕES DE TRABALHO DA REDE. NA INTERNET OU EM OUTRAS REDES, UM COMPUTADOR OU PROGRAMA QUE RESPONDE A COMANDOS PROVENIENTES DE UM CLIENTE.
SETOR - DIVISÃO (GAVETAS) DE ARMAZENAMENTO NOS DISCOS (RÍGIDOS E FLEXÍVEIS).
SETUP - PROGRAMA QUE CONFIGURA O SISTEMA. QUANDO O COMPUTADOR É LIGADO OU RESETADO O BIOS VERIFICA NO SETUP QUAL A COMPOSIÇÃO DO COMPUTADOR. APÓS A CONCLUSÃO DO SETUP O MESMO É GRAVADO NA RAM CMOS.
SHARE - TORNAR ARQUIVOS, DIRETÓRIOS OU PASTAS ACESSÍVEIS A OUTROS USUÁRIOS ATRAVÉS DE UMA REDE.
SHAREWARE - PROGRAMA DISPONÍVEL PUBLICAMENTE PARA AVALIAÇÃO E USO EXPERIMENTAL, SEM CUSTO DE LICENCIAMENTO. EM GERAL, ESTIPULA-SE PRAZO LIMITE DE USO, FINDO O QUAL DEVE-SE RECOLHER O PAGAMENTO REFERENTE À TAXA DE LICENCIAMENTO.
SHELL - UM COMPONENTE DE SOFTWARE, GERALMENTE UM PROGRAMA EM SEPARADO, QUE FAZ A COMUNICAÇÃO DIRETA ENTRE O USUÁRIO E O SISTEMA OPERACIONAL. O FINDER DO MACINTOSH É UM SHELL, ASSIM COMO O PROGRAMA DA INTERFACE DE COMANDO (COMMAND.COM) DO MS-DOS.
SHOCKWAVE - É UM COMPONENTE DA EMPRESA DE SOFTWARE MACROMEDIA PARA PROFISSIONAIS QUE DESENVOLVEM ELEMENTOS DE MÍDIA DIGITAL PARA A WEB.
SHTTP (SECURE HIPERTEX TRANSFER PROTOCOL) - PROTOCOLO DE CRIPTOGRAFIA..
SHUTDOWN - FINALIZAR TODAS AS APLICAÇÕES, GRAVANDO OS DADOS QUE ESTÃO NA MEMÓRIA A FIM DE PODER DESLIGAR COM SEGURANÇA O COMPUTADOR. NUNCA DESLIGUE O COMPUTADOR COM PROGRAMAS E DADOS ATIVOS NA MEMÓRIA, SERÃO PERDIDOS.
SIMM (SINGLE INLINE MEMORY MODULE) - TIPO DE MÓDULO DE MEMÓRIA MAIS COMUM NOS PCS. É UMA PEQUENA PLACA DE CIRCUITO IMPRESSO CONTENDO VÁRIOS CHIPS DE MEMÓRIA. A MEMÓRIA RAM É CONSTITUÍDA DE CHIPS SIMM.
SINTAXE - FORMA E ORDEM NA QUAL OS COMANDOS E ELEMENTOS DEVEM SER DIGITADOS. 
SISTEMA OPERACIONAL -  "PROGRAMA MÃE" QUE COMANDA TODAS AS OPERAÇÕES DO COMPUTADOR, INCLUSIVE O FUNCIONAMENTO DOS OUTROS PROGRAMAS ESPECÍFICOS (APLICATIVOS) E AS ENTRADAS E SAÍDAS (I/O) DE DADOS ENVIADOS E RECEBIDOS POR TODOS OS DISPOSITIVOS FÍSICOS INSTALADOS NA MÁQUINA (UNIDADES DE DISCOS, TECLADO, MONITOR, MOUSE, MODEM, IMPRESSORA, ETC). O SISTEMA OPERACIONAL (DOS, WINDOWS, LINUX, OS/2, UNIX) COMEÇA A SER EXECUTADO ANTES DE QUALQUER OUTRO SOFTWARE E PERMANECE NA MEMÓRIA ATIVA O TEMPO TODO, ATÉ O COMPUTADOR SER DESLIGADO.
SITE - QUALQUER LUGAR DA  INTERNET ONDE SE PODE ENCONTRAR DETERMINADO TIPO DE INFORMAÇÃO. 
SLIP (SERIAL LINE INTERNET PROTOCOL) - UM PROTOCOLO DE ENLACE DE DADOS PARA A TANSMISSÃO DE PACOTES DE IP ATRAVÉS DE CONEXÕES TELEFÔNICAS, QUE PERMITE A UM COMPUTADOR OU A UMA REDE LOCAL CONECTAREM-SE À INTERNET E, SIMULTANEAMENTE, CONTINUAR OPERANDO EM SEU AMBIENTE DE COMPUTADOR LOCAL.
SLOTS - LOCAIS FÍSICOS DENTRO DA CPU DE UM COMPUTADOR EM QUE SE ENCAIXAM AS PLACAS DE VÍDEO, MEMÓRIA E RECURSOS DE EXPANSÃO EM GERAL.
SMILEY - EXPRESSÕES CRIADAS A PARTIR DE COMBINAÇÃO DE CARACTERES DE TEXTO.
SMTP (SIMPLE MAIL TRANSFER PROTOCOL) - PROTOCOLO TCP/IP USADO PARA TROCA DE MENSAGENS DE CORREIO ELETRÔNICO.
SNMP (SIMPLE NETWORK MANAGEMENT PROTOCOL) - PROTOCOLO USADO PARA MONITORAR E CONTROLAR SERVIÇOS E DISPOSITIVOS DE UMA REDE TCP/IP.
SOCKETS - CONECTORES UTILIZADOS ENTRE AS APLICAÇÕES E REDE.
SOFTWARE - PROGRAMA DE COMPUTADOR. INSTRUÇÕES QUE O COMPUTADOR É CAPAZ DE ENTENDER E EXECUTAR. AS DUAS CATEGORIAS PRINCIPAIS SÃO OS SISTEMAS OPERACIONAIS (SOFTWARES BÁSICOS), QUE CONTROLAM O FUNCIONAMENTO DO COMPUTADOR, E OS SOFTWARES APLICATIVOS, COMO OS PROCESSADORES DE TEXTO, PLANILHAS E BANCOS DE DADOS QUE EXECUTAM AS TAREFAS SOLICITADAS PELO USUÁRIO. DUAS OUTRAS CATEGORIAS, QUE NÃO SE ENCAIXAM ENTRE OS SOFTWARES BÁSICOS NEM ENTRE OS SOFTWARES APLICATIVOS, EMBORA CONTENHAM ELEMENTOS DE AMBOS, SÃO OS SOFTWARES DE REDE, QUE PERMITEM A COMUNICAÇÃO DOS COMPUTADORES ENTRE SI, E AS LINGUAGENS, QUE FORNECEM AOS PROGRAMADORES AS FERRAMENTAS DE QUE NECESSITAM PARA ESCREVER OS PROGRAMAS.
SOFTWARE DE DOMÍNIO PÚBLICO (FREEWARE) - PROGRAMA PROTEGIDO POR COPYRIGHT E QUE PODE SER UTILIZADO SEM QUE SEJA NECESSÁRIO FAZER ALGUMA FORMA DE PAGAMENTO.
SOLARIS - UM AMBIENTE DE COMPUTAÇÃO DISTRIBUÍDA BASEADO NO UNIX E DESENVOLVIDO PELA SUN MICROSYSTEMS, INC., LARGAMENTE UTILIZADO COMO SERVIDOR DE SISTEMA OPERACIONAL.
SPAM - MENSAGEM DE CORREIO ELETRÔNICO ENVIADA A MUITOS DESTINATÁRIOS AO MESMO TEMPO. GERALMENTE COM FINALIDADES COMERCIAIS.
SPOOL - O PROCESSO DE ARMAZENAMENTO DOS DADOS QUE COMPÕE O DOCUMENTO EM UMA FILA, ATÉ QUE A IMPRESSORA ESTEJA DISPONÍVEL PARA IMPRIMI-LOS.
SPOOLER - PROGRAMA QUE CONTROLA A FILA DE IMPRESSÃO (OS PRIMEIROS SERÃO OS PRIMEIROS).
SQL (STRUCTURED QUERY LANGUAGE) - UMA SUBLINGUAGEM DE BANCOS DE DADOS USADA PARA A CONSULTA, ATUALIZAÇÃO E GERENCIAMENTO DE BANCOS DE DADOS RELACIONAIS - O PADRÃO DE FATO ENTRE OS PRODUTOS DE BANCOS DE DADOS.
SSI (SERVER SIDE INCLUDE) - SÃO EXTENSÕES DA LINGUAGEM HTML, QUE PERMITEM QUE O SERVIDOR WEB INSIRA NOVAS INFORMAÇÕES NA INTRANET.
STOP - NA INTERNET É USADO PARA INTERROMPER O CARREGAMENTO DE UMA PÁGINA.
SUBDIRETÓRIO - UM DIRETÓRIO DENTRO DE OUTRO DIRETÓRIO.
SUBJECT - ASSUNTO DA MENSAGEM DE UM E-MAIL.
SUBMIT - SUBMETER. DE ACORDO.
SVGA - SISTEMA GRÁFICO DE ALTA QUALIDADE (MONITOR,  PLACA, ETC).
SYSOP (SYSTEMS OPERATOR) - A PESSOA RESPONSÁVEL POR UM PEQUENO SISTEMA DE COMPUTADOR MULTIUSUÁRIO OU POR UM BBS.

TAGS - SÃO CÓDIGOS USADOS NO FORMATO HTML PARA A CONSTRUÇÃO DE PÁGINAS NA INTERNET.
TCP/IP (TRANSMISSION CONTROL PROTOCOL / INTERNET PROTOCOL) - OS DOIS PROTOCOLOS BÁSICOS DA INTERNET, USADOS PARA VIABILIZAR A TRANSMISSÃO E TROCA DE DADOS DE REDES DIFERENTES, PERMITINDO ASSIM QUE OS COMPUTADORES SE COMUNIQUEM. FOI CRIADO EM 1970 PELO GOVERNO AMERICANO. COMO O TCP/IP FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE FUNDOS PÚBLICOS, ELE NÃO PERTENCE A UMA EMPRESA ESPECÍFICA E PODE SER UTILIZADO POR QUALQUER COMPUTADOR PARA O COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES COM OUTRO COMPUTADOR. PROJETADO PARA O SISTEMA OPERACIONAL   UNIX, TORNOU-SE PADRÃO PARA TRANSMISSÃO DE DADOS POR REDES.
TECLA DE FUNÇÃO (FUNCTION KEY) - AS TECLAS F1 À F12 DO COMPUTADOR.
TELNET - FERRAMENTA UTILIZADA PARA ESTABELECER COMUNICAÇÃO COM OUTRAS MÁQUINAS EM OUTROS LUGARES. QUANDO É ESTABELECIDA A CONEXÃO VIA TELNET, VOCÊ ESTÁ NO COMPUTADOR REMOTO, OU SEJA, É COMO SE VOCÊ ESTIVESSE USANDO O COMPUTADOR NO LUGAR ONDE ELE ESTÁ INSTALADO. PERMITE UMA CONEXÃO PURA E SIMPLES ENTRE DUAS MÁQUINAS, PERMITINDO SOMENTE A VISUALIZAÇÃO DE TEXTOS.
TERABYTE - UNIDADE DE ARMAZENAMENTO DE DADOS. UM TERABYTE EQUIVALE A 1.024 GIGABYTE.
TERMINAL DO SERVIDOR - PEQUENO E ESPECIALIZADO COMPUTADOR DE REDE QUE CONECTA VÁRIOS TERMINAIS NA LAN ATRAVÉS DE UMA CONEXÃO DE REDE. QUALQUER USUÁRIO NA REDE PODE CONECTAR-SE A VÁRIOS HOSTS DE REDE.
TIFF - EXTENSÃO PARA ARQUIVOS DE FORMATO GRÁFICOS (FOTOS, IMAGENS, DESENHOS).
TILE - ORGANIZAR JANELAS LADO A LADO (HORIZONTALMENTE OU VERTICALMENTE).
TIME-OUT (TEMPO ESGOTADO) - SINAL QUE UM DISPOSITIVO EMITE QUANDO CHEGOU O TEMPO LIMITE NO QUAL ESTAVA ESPERANDO RECEBER UMA INFORMAÇÃO.
TLAS (THREE-LETTER ACRONYMS) - SIGLA DE POUCAS LETRAS USADA PARA DESCREVER TODO TIPO DE COISAS LIGADAS À INTERNET.
TN3270 - UMA VERSÃO ESPECIAL DE TELNET PARA ACESSAR MAINFRAMES IBM.
TRACKBALL - TIPO DE MOUSE EM QUE VOCÊ MOVIMENTA A BOLINHA COM O DEDO, NECESSITANDO POUQUÍSSIMO ESPAÇO NA MESA. O MOUSE NORMAL PRECISA SER ARRASTADO NA MESA E NECESSITA DE UM ESPAÇO MAIOR.
TRASH  - LIXO.
TRILHA - CÍRCULO NA SUPERFÍCIE DE UM DISCO QUE ARMAZENA DADOS. UMA TRILHA É AINDA DIVIDIDA EM VÁRIOS SETORES.
TRUE COLOR VIDEO CARD - PLACA DE VÍDEO QUE PODE EXIBIR 16,7 MILHÕES DE CORES (APROXIMADAMENTE O MAIOR NÚMERO DE CORES QUE O OLHO HUMANO PODE DISTINGUIR EM UM MONITOR).
TRUMPET - PROGRAMA QUE DISCA PARA O PROVEDOR DE ACESSO, A FIM DE EFETUAR CONEXÃO COM A INTERNET.
TSR (TERMINAI AND STAY RESIDENT) - PROGRAMA QUE FICA RESIDENTE NA MEMÓRIA, PODENDO SER USADO SIMULTANEAMENTE COM OUTROS PROGRAMAS. OS PROGRAMAS ANTIVÍRUS PODEM SER CONFIGURADOS COMO TSR.
TUTORIAL - CURSO, TREINAMENTO.

UART (UNIVERSAL ASYNCHRONOUS RECEIVER TRANSMITTER) - DISPOSITIVO QUE TRANSMITE E RECEBE OS DADOS DURANTE COMUNICAÇÕES SERIAIS. OS PROJETOS MAIS ANTIGOS DE UART, COMO O 8250 E O 16450 PODEM TER PROBLEMAS COM AS COMUNICAÇÕES E OPERAÇÕES DE ALTA VELOCIDADE DOS AMBIENTES MULTITAREFA. O PROJETO DE 16550 ALIVIA ESSES PROBLEMAS ATRAVÉS DA INCORPORAÇÃO DE UM BUFFER FIFO (FIRST-IN/FIRST-OUT - O PRIMEIRO QUE ENTRA É O PRIMEIRO QUE SAI) DE 16 BYTES. PLACA DE VÍDEO QUE CONTÉM UM CHIP ESPECIAL PARA AJUDAR O COMPUTADOR A EXIBIR IMAGENS NA TELA MAIS RAPIDAMENTE.
UNDO - DESFAZER (REVERTER) A ÚLTIMA OPERAÇÃO. ALGUNS PROGRAMAS CONTAM COM ESTE RECURSO PARA AUXILIÁ-LO QUANDO VOCÊ EXECUTOU UMA OPERAÇÃO INDESEJADA/ERRÔNEA.
UNIX - SISTEMA OPERACIONAL DESENVOLVIDO, EM 1969, PELA EMPRESA AMERICANA AT&T (UMA DAS MAIS PODEROSAS DO MUNDO NA ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES), CAPAZ DE EXECUTAR AO MESMO TEMPO VÁRIAS TAREFAS (MULTITAREFA) SOLICITADAS POR DIFERENTES USUÁRIOS SIMULTANEAMENTE (MULTIUSUÁRIO). FOI CRIADO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS REDES REMOTAS, NA MEDIDA EM QUE A FORMAÇÃO DE UMA “FILA”DE PEDIDOS PARA ATENDIMENTO UM A UM (COMO NAS PRIMEIRAS REDES LOCAIS) TORNARIA O TRÁFEGO DA REDE EXTREMAMENTE LENTO.
UPDATE -ATUALIZAÇÃO DE UM SOFTWARE JÁ EXISTENTE. AS ATUALIZAÇÕES DE SOFTWARE COSTUMAM ACRESCENTAR PEQUENAS MODIFICAÇÕES OU CORRIGIR ERROS (BUGS) ENCONTRADOS DEPOIS QUE O PROGRAMA FOI LIBERADO.
UPGRADE -UMA VERSÃO MAIS NOVA E GERALMENTE MAIS PODEROSA OU MAIS SOFISTICADA DE UM PROGRAMA.
UPLOAD - O PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA DE UMA CÓPIA DE UM ARQUIVO DE UM COMPUTADOR LOCAL PARA UM COMPUTADOR REMOTO ATRAVÉS DE UM MODEM OU DE UMA REDE. 
UPS (UNINTERRUPTIBLE POWER SUPPLY) - FONTE DE ENERGIA ININTERRUPTA. SISTEMA COM BATERIAS, QUE MANTÉM O COMPUTADOR FUNCIONANDO POR UM DETERMINADO PERÍODO. TAMBÉM CHAMADO DE NOBREAK.
URL(UNIFORM RESOURCE LOCATOR) - TIPOS DE ENDEREÇOS DE RECURSOS DA INTERNET, ENTRE ELES ESTÃO OS ENDEREÇOS DOS SITES DA WEB.
USB (UNIVERSAL SERIAL BUS) - NOVA INTERFACE PARA CONEXÃO AO MICRO, COM FUNCIONAMENTO PLUG AND PLAY, CAPAZ DE RECEBER DE MANEIRA SIMPLES E RÁPIDA ATÉ 127 DISPOSITIVOS EXTERNOS, LIGADOS POR MEIO DE UM CONCENTRADOR.
USENET (USERS NETWORK) - SERVIDOR DE NEWSGROUP DA REDE (NEWS.USENET.COM) EM QUE VÁRIOS USUÁRIOS SE CONECTAM PARA PARTICIPAREM DE FÓRUNS DE DEBATES SOBRE ASSUNTOS PRÉ-ESTABELECIDOS. ESSES ENCONTROS NÃO OCORREM ON-LINE. O USUÁRIO PODE ACESSÁ-LO, LER A OPINIÃO DE OUTRAS PESSOAS E DEIXAR O SEU COMENTÁRIO.
USERNAME (NOME DO USUÁRIO OU ID) - NOME PELO QUAL O SISTEMA OPERACIONAL IDENTIFICA O USUÁRIO.
UUCP (UNIX TO UNIX COPY) - É UMA COLEÇÃO DE PROGRAMAS PARA INTERCOMUNICAÇÃO DE SISTEMAS UNIX. POSSIBILITA TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS, EXECUÇÃO DE COMANDOS E CORREIO ELETRÔNICO.
UUENCODE OU UUEE (UNIX TO UNIX ENCODE) - FERRAMENTA PARA TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS VIA E-MAIL.
V
VERONICA (VERY EASY RODENT-ORIENTED NET-WIDE INDEX TO COMPUTERIZED ARCHIVES) - UM PODEROSO SISTEMA PARA PESQUISA DE INFORMAÇÕES EM DIVERSOS BANCOS DE DADOS DA INTERNET. A PESQUISA É FEITA EM SERVIDORES GOPHER A PARTIR DE PALAVRAS CHAVES FORNECIDAS PELO USUÁRIO.
VERSÃO BETA - VERSÃO DE PROGRAMAS EM FASE DE TESTES. INACABADA.
VGA (VIDEO GRAPHICS ARRAY) - VÍDEO QUE ACEITA RESOLUÇÃO DE ATÉ 800X600 PONTOS EM ATÉ 256 CORES SIMULTÂNEAS.
VÍRUS - PROGRAMA ESTRANHO AO SISTEMA DE COMPUTADOR CAPAZ DE COPIAR E INSTALAR A SI MESMO. É CONCEBIDO PARA PROVOCAR EFEITOS NOCIVOS OU ESTRANHOS À FUNCIONALIDADE DO SISTEMA OU AOS DADOS NELE ARMAZENADOS. PODE CAUSAR PREJUÍZOS IRREPARÁVEIS AO SISTEMA E ATÉ MESMO AO HD.
VÍRUS DE MACRO -VÍRUS CRIADO EM UMA LINGUAGEM DE MACRO QUE É ASSOCIADO A UMA APLICAÇÃO. É TRANSPORTADO POR ARQUIVO DE DOCUMENTO USADO COM ESSA APLICAÇÃO E É EXECUTADO QUANDO O DOCUMENTO É ABERTO.
VL-BUS - PADRÃO DE BARRAMENTO LOCAL DESENVOLVIDO PELA VESA (VIDEO ELETRONICS STANDARDS ASSOCIATION) QUE PERMITE QUE OS DISPOSITIVOS SEJA CONECTADOS DIRETAMENTE AO BARRAMENTO DO PROCESSADOR E OPEREM EM SUA VELOCIDADE DE CLOCK. O VL-BUS PODE SUPORTAR ATÉ TRÊS DISPOSITIVOS DE BARRAMENTO LOCAL E É UMA SIMPLES EXTENSÃO DO BARRAMENTO PADRÃO ISA OU EISA. VEJA PCI.
VMS (VIRTUAL MEMORY SYSTEM) - SISTEMA OPERACIONAL DA DIGITAL EQUIPMENT CORPORATION/DEC.
VRAM - MEMÓRIA RÁPIDA USADA NAS PLACAS DE VÍDEO MAIS SOFISTICADAS. É UTILIZADA PARA ARMAZENAR IMAGENS DIGITALIZADAS. VEJA RAM.
VRML (VIRTUAL REALITY MODELING LANGUAGE) - É UMA LINGUAGEM PARA CRIAÇÃO DE MUNDOS VIRTUAIS. TRATA-SE DE UMA SÉRIE DE COMANDOS QUE, QUANDO INTERPRETADOS PELO PROGRAMA APROPRIADO, PERMITE CRIAR OBJETOS E ANIMAÇÕES, POSICIONAR CÂMERAS, LUZES E ASSIM POR DIANTE. TAL LINGUAGEM POSSIBILITA AO USUÁRIO UM AMBIENTE BEM MAIS INTERATIVO E EMOCIONANTE, UM ESPAÇO TRIDIMENSIONAL A SER EXPLORADO, COMO NA VIDA REAL. É POSSÍVEL CONJUGAR IMAGENS COM DUAS DIMENSÕES EM HTML E COM TRÊS EM VRML NUMA MESMA PÁGINA. FOI DESENVOLVIDA POR MARK PESCE E TONY PARISI,EM 1994.
VT100/VT102 - MODELO DE TERMINAL DESENVOLVIDO PELA DEC (DIGITAL EQUIPMENT CORPORATION). É O PADRÃO DE TERMINAL USADO NA INTERNET.
VXD (VIRTUAL DEVICE DRIVER) - DRIVER DE COMUNICAÇÃO ENTRE O SISTEMA OPERACIONAL E UM DISPOSITIVO.
W
W3 - ABREVIAÇO DE WORLD WIDE WEB.
WAIS (WIDE AREA INFORMATION SERVER) - SISTEMAS DE RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES USADOS PARA RASTREAR PALAVRAS OU EXPRESSÕES INDEXADAS DENTRO DOS ARQUIVOS E NÃO APENAS PELO SEU NOME. ENQUANTO ARCHIE, GOPHER E VERONICA PESQUISAM MENUS, DIRETÓRIOS E ARQUIVOS, O WAIS PROCURA INFORMAÇÕES DENTRO DE DOCUMENTOS INDIVIDUAIS.
WAN (WIDE AREA NETWORK) - QUALQUER REDE QUE CUBRA UMA ÁREA MAIOR QUE UM ÚNICO PRÉDIO. WAN É UMA REDE PRIVADA DE COMPUTADORES QUE UTILIZA LINHAS DEDICADAS PARA CONECTAR COMPUTADORES QUE NÃO SE ENCONTRAM PERTO FISICAMENTE.
WAP (WIRELESS APLICATION PROTOCOL) - PROTOCOLO PARA APLICAÇÕES SEM FIO. SISTEMA PELO QUAL USUÁRIOS DE CELULAR RECEBEM MENSAGENS DA INTERNET.
WAV, WAVE - ARQUIVO DE SOM (MÚSICA).
WEB - VEJA WORLD WIDE WEB.
WEBLOG - DIÁRIO ON-LINE. PÁGINAS QUE PODEM SER CRIADAS NA INTERNET SEM NENHUM CONHECIMENTO TÉCNICO SENDO ATUALIZADAS DIARIAMENTE. TRAZEM UMA VISÃO PESSOAL SOBRE OS MAIS DIVERSOS ASSUNTOS.
WEBMASTER - O RESPONSÁVEL POR UMA HOME PAGE.
WEBSERVER - COMPUTADOR ONDE ESTÃO HOSPEDADAS AS PÁGINAS WEB (HOME PAGES).
WHOIS - RECURSO QUE PERMITE ACESSO A UM BANCO DE DADOS DE INFORMAÇÕES SOBRE DOMÍNIOS, REDES, HOST E PESSOAS.
WINCHESTER - O MESMO QUE DISCO RÍGIDO, HD.
WINDOW - JANELA.
WINDOWS - SISTEMA OPERACIONAL INTRODUZIDO PELA MICROSOFT EM 1983. POSSUI AMBIENTE MULTITAREFA E INTERFACE GRÁFICA COM O USUÁRIO.
WINDOWS NT - SISTEMA OPERACIONAL DESENVOLVIDO PARA SERVIDOR DE REDE.
WINSOCK - PROGRAMA QUE CAPACITA O AMBIENTE WINDOWS A OPERAR NA INTERNET. ANTECEDE O "ACESSO À REDE DIAL-UP" DO WINDOWS 95.
WML - LINGUAGEM UTILIZADA NO WAP.
WORKGROUP - GRUPO DE PESSOAS QUE TRABALHAM JUNTAS E COMPARTILHAM OS MESMOS ARQUIVOS E BANCOS DE DADOS NUMA REDE LOCAL. SOFTWARES ESPECIAIS COORDENAM O GRUPO DE TRABALHO E PERMITEM QUE OS USUÁRIOS EDITEM ARQUIVOS E ATUALIZEM BANCOS DE DADOS HARMONIOSAMENTE.
WORKSTATIONS - ESTAÇÕES DE TRABALHO. EMBORA SEJAM FISICAMENTE PARECIDAS COM OS COMPUTADORES PESSOAIS, PODEM TER UMA CAPACIDADE DE PROCESSAMENTO MUITO SUPERIOR. APRESENTAM PROCESSADORES MAIS PODEROSOS (MUITAS TÊM DOIS OU MAIS PROCESSADORES), MAIOR QUANTIDADE DE MEMÓRIA RAM E SISTEMAS OPERACIONAIS MAIS AVANÇADOS E ESTÁVEIS COMO O UNIX E WINDOWS NT.
WORLD WIDE WEB (WWW) - LITERALMENTE, TEIA DE ALCANCE MUNDIAL. SERVIÇO QUE OFERECE ACESSO, ATRAVÉS DE HIPERLINKS, A UM ESPAÇO MULTIMÍDIA DA INTERNET. RESPONSÁVEL PELA POPULARIZAÇÃO DA REDE, QUE AGORA PODE SER ACESSADA ATRAVÉS DE INTERFACES GRÁFICAS DE USO INTUITIVO, POSSIBILITANDO UMA NAVEGAÇÃO MAIS FÁCIL PELA INTERNET. A BASE DA WWW É A HIPERMÍDIA, ISTO É, UMA MANEIRA DE CONECTAR TEXTOS, SONS, VÍDEOS E IMAGENS GRÁFICAS. FOI DESENVOLVIDA POR TIMOTHY BERNERS-LEE, EM 1990, NO CERN (EUROPEAN LABORATORY FOR PARTICLE PSHYSICS).
WORM (VERME) - PROGRAMA DE COMPUTADOR QUE INVADE OUTROS COMPUTADORES AO LONGO DE UMA REDE.
WYSIWYG (WHAT YOU SEE IS WHAT GET) - O QUE VOCÊ VÊ É O QUE VOCÊ TERÁ. TÉCNICA PARA SE OBTER UMA IMPRESSÃO EXATAMENTE IGUAL AO QUE SE VÊ NA TELA DE UM MICRO.
X
X.500 - PADRÃO ISO PARA SISTEMAS DE DIRETÓRIOS PARA LOCALIZAÇÃO DE USUÁRIOS DE CORREIO ELETRÔNICO.
XENIX - SISTEMA OPERACINAL DESENVOLVIDO PELA XEROX, COMPATÍVEL COM O SISTEMA UNIX.
XMS (EXTENDED MEMORY SPECIFICATION) - PADRÃO QUE PERMITE AO DOS UTILIZAR A MEMÓRIA ALÉM DOS 640 KBYTES.
XODIAC - SOB O SISTEMA OPERACINAL AOS/VS , UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE REDES DE COMPUTADORES COM PROTOCOLO DE COMUTAÇÃO DE PACOTES BASEADO NA RECOMENDAÇÃO X25 DO CCITT.
X TRIEVE - UM SISTEMA GERENCIADOR DE INFORMAÇÕES. PERMITE CLASSIFICAR, RECUPERAR, ANALISAR E ATUALIZAR INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS À RELIGAÇÃO DE UM TRABALHO. ATRAVÉS DE DICIONÁRIO, APRESENTA TODAS AS OPÇÕES E INFORMAÇÕES REQUERIDA PARA ATUALIZAR OU ALTERAR OS DADOS.

Y2K - NOME DADO AO SUPOSTO BUG QUE ACONTECERIA NA VIRADA DO SÉCULO (1999 PARA 2000).
YAHOO! - SITE DE PESQUISA. OS SITES DE BUSCA, CARACTERIZAM-SE POR CATALOGAR AS INFORMAÇÕES POR CATEGORIAS E SEUS MECANISMOS DE BUSCAS TRABALHAM COM PALAVRAS CHAVE FORNECIDA PELO USUÁRIO.
YACC (YET ANOTHER COMPILER-COMPILER) - COMPILADOR DE COMPILADOR, DE USO MUITO GENERALIZADO, QUE FAZ PARTE DO SISTEMA OPERACIONAL UNIX. 
Z
Z - LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO  ORIENTADA PARA A ESPECIFICAÇÃO, CONCEBIDA EM 1977.
ZERO ACESS - POSSBILIDADE DE ACESSO IMEDIATO.
ZERO ADDRESS - SEM ENDEREÇO.
ZIF (ZERO INSERT FORCE) - SISTEMA BASEADO EM ALAVANCA PARA INTRODUÇÃO OU REMOÇÃO DE DISPOSITIVOS COM O MÍNIMO DE FORÇA.
ZILOG - FABRICANTE NORTE-AMERICANO DE SEMICONDUTORES. INTRODUTOR DOS MICROPROCESSADORES DA LINHA Z80.
ZIP - FORMATO DE COMPRESSÃO. DEU ORIGEM AO VERBO "ZIPAR", COM O SENTIDO DE "COMPRIMIR".
ZIP DRIVE - DISPOSITIVO DE ARMAZENAMENTO SEMELHANTE A UM DRIVE DE DISCOS FLEXÍVEIS. TEM UMA GRANDE CAPACIDADE DE ARMAZENAGEM.
ZMODEM, YMODEM E XMODEM - PROTOCOLOS DE CORREÇÃO DE ERROS. O ZMODEM É CONSIDERADO O MAIS AVANÇADO DENTRE OS PROTOCOLOS XYZ. OUTROS PROTOCOLOS INCLUEM O COMPUSERVE-B E O KERMIT JUNTO COM ESQUEMAS DE CORREÇÃO QUE SÃO ÚTEIS APENAS QUANDO O MESMO SOFTWARE DE COMUNICAÇÃO É USADO EM AMBAS AS EXTREMIDADES. VEJA MODEM.
ZX-80 - MICROCOMPUTADOR PEQUENO PRODUZIDO PELA SINCLAIR RESEARCH LTD., NA INGLATERRA. ERA ESPECIALMENTE DIRIGIDO PARA PESSOAS QUE SE INICIAVAM NO PROCESSAMENTO DE DADOS.

Site Desenvolvido Por Ândrio Machado da Silva - Tel.: (051) 99860-4485 - Todos Direitos Reservados.