APOIE E CURTA Novas Ideias e Iniciativas!!!
Tecnologia, Educação e Respeito ao Cidadão!
Quem sabe um dia a gente se dê conta do quão importante a educação é para o ser humano, pois com ela somos livres. Livres para debater, pensar, falar, ler, escrever e etc... Com ela saberemos escolher muito melhor nossos governantes, e a lutar para que certas coisas não aconteçam. A luta é grande, mas necessária. Acredito SIM, que a escola de hoje tem que se modernizar, assim como os jovens de hoje são muito mais "modernos" do que os jovens do século XIX, a escola tem que acompanhar esta evolução. Não que a modernização mude tudo, mas ajudaria a fazer com que o jovem tenha mais vontade de aprender e ir a escola.#vamosaluta!
A inclusão, transparência e responsabilidade são as principais vantagens ao Cidadão!
Criar a Escola do legislativo
Para reduzir despesas com custeio de pagamento de diárias podemos Criar a Escola do legislativo e assim REDUZIR OS GASTOS COM DIÁRIAS, pois os Funcionários e Vereadores não precisarão ir fazer cursos em outras cidades ou até mesmo em outro estado.
• COM A CRIAÇÃO DA ESCOLA DO LEGISLATIVO VAMOS PROPORCIONAR CURSOS PARA OS FUNCIONÁRIOS, VEREADORES E PRINCIPALMENTE CURSOS GRATUITOS PARA AS PESSOAS DE NOSSA CIDADE.
"QUEM GANHA COM TUDO ISSO É A POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO".
Se a gente não participar do processo legislativo, entregamos tudo nas mãos dos Tiriricas, depois não adianta reclamar.
Missão, objetivos e Estrutura da Escola do Legislativo:
Missão:
Missão de promover a capacitação da comunidade legislativa do município de Charqueadas e gerar um processo de educação formativa na área política.
Objetivos:
A atuação da Escola do Legislativo será vinculada à função educacional, com o propósito de contribuir para a qualificação da gestão pública e ações voltadas à promoção da cidadania, a Escola do Legislativo investirá na capacitação, formação e valorização do corpo funcional do nosso Legislativo, caminhando em direção ao aperfeiçoamento do trabalho parlamentar e da inevitável adequação imposta pela atual realidade socioeconômica mundial, das nossas atribuições representativas junto aos cidadãos.
A escola terá como seu principal objetivo de aproximar o poder legislativo da sociedade, abrindo espaço de debates e de incentivo à promoção da educação para a cidadania.
Estrutura:
1) Criar um Telecentro que vai oferecer aos Vereadores, funcionários e principalmente a população acesso a Rede Mundial de Computadores e possibilitar o uso dos terminais para execução de trabalhos, pesquisas ou aprendizagem, Projetos de Inclusão Digital são uma tendência mundial e a Câmara Municipal, ao criar seu Telecentro, estará demostrando Iniciativa Pública, dentro do conceito de Gestão do PGQP.
2) Criar um Centro de Capacitação Digital com Cursos gratuitos de informática, que abordam conteúdos de introdução à informática, sistemas operacionais, pacotes Office e internet. Promover a Inclusão Digital para aqueles que almejam um espaço no mercado de trabalho, ou apenas melhorar sua comunicação com parentes e amigos separados geograficamente, além de proporcionar o aprendizado e a utilização de ferramentas para a formação de novas amizades.
Alfabetização Digital configura passo fundamental no caminho da Inclusão Social e também para que o cidadão possa exercer de forma plena seus direitos básicos.
Na minha opinião toda Câmara Municipal deveria ter sua Escola do Legislativo.
Hoje existem instaladas e funcionando apenas 3 Escolas do Legislativo dos 497 municípios do Rio Grande do Sul. O Poder Legislativo passa por uma grave crise de representatividade, acredito que as Escolas do Legislativo tem um papel importante em estreitar a relação representante e representado. Portanto, cada Poder Legislativo ter sua escola é uma grande saída para se aproximar do cidadão. Mas primeiro que os vereadores compreendam a função de uma escola, e entendam como elas podem ajudar a melhorar a imagem do Legislativo perante a sociedade.
EU APOIO, CURTO E COMPARTILHO NOVAS IDEIAS E INICIATIVAS!!!
As Escolas devem ter o tamanho correspondente ao orçamento do Legislativo. Por exemplo, uma Câmara de uma cidade muito pequena, com pequeno orçamento pode ter sua Escola, com apenas um funcionário. Alguns falam que não, mas eu particularmente não concordo. Porque se um Legislativo é pequeno com poucos recursos, eu pergunto: ela não se relaciona com a sociedade? Não existem cidadãos nessa cidade que devem receber educação política? Seus funcionários não devem ser qualificados? Eu acredito que sim, e é plenamente justificável.
O Poder Legislativo passa por uma grave crise de representatividade, acredito que as Escolas do Legislativo tem um papel importante em estreitar a relação representante e representado. Portanto, cada Poder Legislativo ter sua escola é uma grande saída para se aproximar do cidadão. Este movimento foi catalisado pelo Senado Federal, com a participação da Câmara dos Deputados, do Tribunal de Contas da União, das Assembléias Legislativas e dos Tribunais de Contas Estaduais, além de Câmaras Municipais, criando, em maio de 2003, a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL) http://www.portalabel.org.br . Foi o ponto de encontro para desencadear, País afora, esse sentimento de mudança no Legislativo visando o aprimoramento dos quadros funcionais das Casas Legislativas e maior aproximação com os diversos segmentos da sociedade organizada.
A Emenda Constitucional nº 19, de 04 de junho de 1998, veio incorporar ao texto da Constituição Federal a obrigação da manutenção de Escolas de Governo para o aperfeiçoamento e formação dos talentos humanos da administração. E mais; ficou definido que esta atribuição permeia todos os níveis de governo, ou seja, a União, os Estados e os Municípios.
Fonte: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/131834/escolas_legislativo.pdf?sequence=3